“Lagoa” é como se designa a peça de Bolota, a terceira autora a integrar a colecção Autor/Gazeta das Caldas. Isabel Claro é caldense e está a assinalar os seus 25 anos de carreira. A ceramista que tirou o primeiro curso de olaria no Cencal, tem o seu atelier na travessa da Água Quente, próximo da Rainha.
A proposta de Bolota para a colecção Autor/Gazeta está relacionada com a Lagoa de Óbidos. A ceramista inspirou-se no pôr do sol e nos seus tons de cinza, verdes e castanhos que se encontram à volta deste ecossistema para dar vida à sua peça.
Ainda era uma menina e já não ficava indiferente ao trabalho dos oleiros que trabalhavam ao vivo nas feiras e em eventos nos museus. A olaria é um dos principiais aspectos do seu trabalho, no entanto, “o meu início do trabalho à roda não foi nada fácil. Estive um Verão a aprender com João Reis a técnica pois tive algumas dificuldades no início da aprendizagem”, revelou a ceramista que prescindia de horas de lazer para se dedicar à olaria. Foi com os mestres João e Armindo Reis, no CENCAL, que aprendeu as bases e as formas tradicionais. Depois inovou, tendo colocado o seu trabalho na área da olaria contemporânea, decorando as formas com cores fortes e alegres, tendo ainda aumentado a escala das suas peças.
Alem da peça da colecção, há mais duas grandes peças desta autora que podem ser adquiridas através da Gazeta das Caldas e que podem ser apreciadas a partir de amanhã, 7 de Setembro, na exposição “Caldas Existe”, patente no Céu de Vidro, até ao próximo dia 14 de Setembro.
Aliar a gastronomia à cerâmica
A autora está agora a desenvolver um novo projecto que vai abrir portas no próximo mês de Outubro. Com o marido, Pedro Calado e também com Manuel Dias e Joana Rodrigues, abrem o Meia Tigela, um novo restaurante, no Hemiciclo João Paulo II, 9 com um conceito de cozinha criativa que já começou a ser apresentado nalguns eventos nas Caldas como, por exemplo, nas últimas edições do Bazar à Noite. O novo espaço, onde funcionou o Príncipe Perfeito, vai juntar verdadeiras delicias da cozinha internacional com a louça onde será servida criada por esta autora. “A comida vai ser servida em peças de olaria”, disse a artista que está a trabalhar em conjunto com o chefe de cozinha Manuel Dias para desenvolver peças especiais consoante cada tipo de ementa.
A peça “Lagoa”, numerada pela autora, está à venda por 25,50 euros para os assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo email: gazeta@gazetadascaldas.pt
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt































