Bebés encantados com música no Museu Malhoa

0
719

malhoaTrechos de música clássica arranjados especialmente para bebés, com palavras simples e ritmos contagiantes, fizeram as delícias das crianças que assistiram ao concerto dedicado especialmente a este público, que teve lugar a 16 de Novembro, no museu José Malhoa.

O espectáculo foi da responsabilidade do grupo “Músicos a Brincar”, responsáveis pelos concertos para bebés no Oceanário de Lisboa e do Palácio de Monserrate, em Sintra.
Para as Caldas da Rainha prepararam um programa musical especial, convidando os bebés a viver uma aventura imaginária de “Um dia no museu do Parque”. O dia que nasce, as flores que cantam, o cuco que assobia, ou o caracol que põe os pauzinhos ao sol, foram algumas das personagens que as artistas interpretaram.
O grupo existe há 10 anos e desde essa altura que fazem concertos para bebés no Oceanário todos os sábados de manhã. Recentemente começaram também a realizar espectáculos no Palácio de Monserrate. O concerto nas Caldas representou a primeira vez que se deslocaram para fora da área da Grande Lisboa.
“Nós temos a capacidade de nos metamorfosear conforme o contexto”, explicou Beatriz Nunes, uma das vozes do grupo e que é também a actual vocalista dos Madredeus. “Acaba por ser o mesmo contexto que temos em Sintra, com a ligação ao Parque e à Natureza, com o imaginário da fantasia e das fadas”, adiantou.
Para além de Beatriz Nunes, actuaram nas Caldas Iris Godinho (guitarra), Flôr da Mata (flauta) e Sara Gonçalves (voz). O grupo é composto por sete pessoas, todas com formação musical e pedagógica, mas em cada actuação participam apenas quatro elementos.
Beatriz Nunes elogiou a equipa do museu Malhoa pelo trabalho de divulgação do evento, o qual fez com a sessão esgotasse e até que fosse ultrapassado o número máximo de bebés de 20 para 25 (acompanhados por dois adultos). Houve até necessidade de recusar algumas inscrições, inclusive de pais que apareceram no próprio dia.
Segundo a responsável, há muito interesse por parte dos pais em levar os seus filhos a este género de actividades, não só pelo seu carácter recreativo, mas também pedagógico. No entanto, muitas vezes o trabalho de divulgação não é suficiente e os pais ficam sem saber da realização de alguns espectáculos.
Segundo Carlos Coutinho, coordenador do museu Malhoa, é importante ter actividades também para este público-alvo, de forma a habituá-los a frequentarem espaços de cultura. Por outro lado, com os bebés vêm também os pais e outros acompanhantes, que assim visitam o museu.
O ano passado o museu, através da técnica Sónia Gonçalves, também tinha recebido um evento destes, também com lotação esgotada. Os concertos para bebé surgiram pela primeira vez nas Caldas no Centro da Juventude, na década passada. Nos primeiros anos o CCC também promoveu alguns destes concertos, mas deixou de o fazer há três anos. Aliás, o CCC deve ser das poucas entidades do género em Portugal que não tem um Serviço Educativo.
Os “Músicos a Brincar” regressam a 21 de Dezembro com um concerto natalício. O programa inclui músicas de Natal e pretende recriar o ambiente do dia 25 de Dezembro. As reservas podem ser feitas através do email mjosemalhoa@drcc.pt ou pelo tel. 262839984. Para Março está previsto outro regresso.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -