“Under the mud” é como se designa a mostra de Beatriz Graça que abriu portas a 12 de julho na Galeria Grupius.
A artista, que se formou em Artes Plásticas na ESAD.CR, trouxe vários quadros onde utiliza argila e pigmentos naturais. Tendo em conta o contexto atual do que se vai passando no mundo, a artista decidiu dedicar esta mostra à guerra pois eram imagens de conflitos que lhe iam surgindo enquanto trabalhava com estes materiais orgânicos.
Tirando partido da plasticidade do material, a autora resolveu dedicar a mostra a esta problemática sem contudo especificar o conflito.
Os quadros de barro – que se referem aos ambientes de desespero, de destruição e de insegurança que se vivem em vários países – rodeiam a peça central da mostra, intitulada “I’m sorry” numa espécie de tributo a quem está a sofrer por causa da guerra. Segundo a autora, as obras dialogam entre si. Beatriz Graça é neste momento monitora de Artes Plásticas na Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger onde trabalha com jovens autistas. A Galeria Grupius tem várias exposições programadas para o verão e está a preparar também uma Black Friday para o próximo mês de outubro com descontos em peças de autor. “Já estamos a receber a propostas dos próprios artistas”, contou Fátima Andrea, uma das responsáveis da Grupius. A próxima mostra abre a 29 de agosto e é da autoria de Pedro Rolo, do Coletivo Grave.































