BCKappa canta e compõe e já atua nos grandes festivais de música

0
777
Este ano já atuou no Festival Rock in Rio

O rapper BCKappa vive nas Caldas e compõe as suas próprias canções. Este ano já atuou no Festival Rock in Rio

Tomás dos Santos escolheu o nome artístico BCKappa, prestando homenagem aos pais com as iniciais. Aos 22 anos, é rapper e compõe as próprias canções com que atua. “Miúda”, ACorda” e “Vem” são dos alguns dos mais ouvidos. Além disso, faz videoclipes na região e este verão já foi convidado para atuar num dos palcos do Rock in Rio.
É natural de Lisboa e já viveu na Benedita, Foz do Arelho e nas Caldas. Na cidade termal morou dos 12 aos 16 anos e agora voltou a viver na cidade termal.
“Costumo dizer que sou do mundo!”, disse o cantor que, com ajuda de um amigo do Montijo, trouxe o freestyle até à Benedita, isto é, “trazia rimas para a rua, dizendo o que nos vem à cabeça, mandar dicas sem pensar e que não estão escritas”, explicou à Gazeta.
De seguidao rapper começou a escrever os seus temas e saiu-se bem… “Foi algo natural, recorda”.
Ao todo já passaram sete anos desde que se dedica ao rap e conta que possui “mais de cinco mil letras escritas”.
BCKappa conta que escreve canções românticas sobre o amor, mas também sobre outras preocupações, como a ansiedade. “Sou, em simultâneo, uma pessoa calma e também um pouco ansiosa”, disse o músico que adora estar em palco pois é lá que me sinto a voar!!”, nota.
Em miúdo, achava que para ser rapper “tinha que ser mau e gangster, algo que não faz sentido nenhum”, mas o seu primeiro logotipo até inclui uma arma… Hoje em dia, lamenta a opção, pois não gosta de armas, até fica “nervoso” se vê alguma, referiu o músico, que foi fazendo o seu caminho, recordando que muitas vezes ia sozinho a caminho do estúdio e foi o facto de acreditar em si e de ter trabalhado muito que lhe permitiram alcançar o lugar onde está hoje.
“Para mim é tudo música”, resumiu o cantor que vive nas Caldas mas trabalha em Óbidos, na área da hotelaria. O intérprete, que também compõe, diz que tenta colocar a sua identidade nas canções, usando para tal vários estilos, seja sob um beat afro, acústico ou só com um piano.

Do Twitter para as escolas
“Tenho muito bom ouvido e muitas horas de estúdio”, assevera o cantor, que começou a carreira com apenas 17 anos nas festas das listas para as associações de estudantes nas escolas. Foi convidado depois de começar a colocar vídeos seus, a cantar no Twitter.
BCKappa só canta em Português e foi nas festas das escolas que lhe permitiram dar ao salto para um novo patamar, dando a conhecer e a atuar por todo o país. Um dos companheiros de estrada é Kidsimz, que muito contribuiu para o evoluir da música de BCKappa e que ajudou o rapper caldense.
“Ele é também um grande guitarrista e esteve ligado aos Wet Band Gang”, referiu o Tomás dos Santos, que partilha o palco com este amigo multifacetado no que diz respeito à produção musical.
Sobre a sua carreira, o rapper explica que a caminhada prosseguiu em atuações em discotecas, bares e nas festas de algumas localidades. Em média, BCKappa fazia 30 a 40 festas nas escolas de várias regiões., até à pandemia. “É fixe, mas também é muito cansativo percorrer o país de lés a lés”, contou o músico, que no ano passado foi patrocinado por uma marca desportiva.
Neste verão, foi convidado para atuar no palco digital no Festival Rock in Rio e diz que “foi uma loucura! Um show autêntico!”, recordou o músico, que adora ver toda a gente a “curtir” as canções que apresenta.
Hoje em dia, BCKappa tem a certeza que quer viver da música, mas sabe que o caminho é sinuoso. “Quero cantar para toda a gente, dando a volta a Portugal”, disse o rapper, que tem cerca de uma hora de espetáculo. “Adoro fazer a festa e animar plateias”, refere o jovem, acrescentando que sabe que é no palco que se transforma.
BCKappa, que está a trabalhar em novas canções que apresentará nos seus meios digitais, tem ainda vários videoclipes filmados em espaços das Caldas da Rainha. Num deles, atua no Jardim d’Água de Ferreira da Silva, noutro há cenas no parque D. Carlos I, na zona do râguebi e até na Foz do Arelho. ■

- publicidade -