Bazar à Noite encheu tabuleiro da Praça e voltará no Natal

0
597

A quarta edição do mercado criativo foi a mais concorrida de sempre. Certame regressa na época natalícia e procura parceiros na cidade

Sábado, 20 de agosto, ao fim da tarde e a Praça da Fruta estava repleta, com muitos caldenses e visitantes, estrangeiros, crianças e animais de estimação, que vieram fazer parte da quarta edição do Bazar à Noite, evento que se torna também numa rampa de lançamento de apresentação de novos produtos e até para fazer pré-lançamento de livros.
O tabuleiro esteve cheio de bancas, de peças de autor, de cerâmica, edição, ilustração, comes e bebes, num sem fim de propostas, muitas com preocupações de sustentabilidade e outras a primar pela criatividade com que apresentaram os diferentes produtos.
Durante o fim de tarde e serão, reinou a boa disposição e a alegria sobretudo nos espaços de alimentação nesta edição do Bazar, que atraiu muitos estrangeiros, que vivem ou que estão de visita à região. Alguns estiveram também entre os vendedores.
Ao todo, participaram 68 vendedores que preencheram o tabuleiro da Praça fazendo desta uma das maios participadas do verão.
“Por agora faremos uma pausa para regressar no Natal”, disse Nicola Henriques, um dos organizadores da iniciativa que quer mais parceiros da cidade para realizar o evento natalício num espaço interior. Até ao fim de 2022 pretende-se manter a marca do Bazar ativa, promovendo “ações de capacitação para os vendedores sobretudo para quem esteve connosco desde a primeira hora”, referiu. Nos meses seguintes vão realizar-se ações sobre criação de pequenos negócios, posicionamento e organização de mercados urbanos e até workshops sobre construção de bancas para eventos em espaço público. “Tudo com o intuito de melhorar o Bazar do ano seguinte”, informou. As ações de formação e os workshops terão lugar até março de 2023.
2022 foi um ano de experimentação e no futuro gostariam “alargar” o Bazar “para zonas próximas da Praça”, disse Nicola Henriques referindo-se à possibilidade de estender o evento para o Largo Dr. José Barbosa. O Bazar será também palco para apresentação de projetos de animação.
Nas duas primeiras edições, o evento teve principalmente vistantes nacionais enquanto que nas duas últimas, realizadas em julho e agosto, cresceu bastante o público estrangeiro. Segundo o organizador foi feito um esforço de divulgação junto de entidades de alojamento e do turismo para captar esses visitantes.
Um dos “visitantes” foi Vítor Marques, que considera que o evento tem todas as condições para se realizar com regularidade. Segundo o chefe do executivo municipal das Caldas, o Bazar tem provado que aposta “na promoção de produtos de muita qualidade e é, sem dúvida, uma boa oportunidade para ajudar a divulgar os produtos de autor”. Esta realização que poderá continuar a contar com apoio da Câmara, ajuda a trazer mais gente à cidade, auxiliando também na promoção da hotelaria, da restauração e do comércio. ■

- publicidade -