Banda de Alvorninha leva a “A Sinfonia dos Animais” ao CCC

0
858
No dia 12 estarão em palco cerca de meia centena de músicos da banda filarmónica

A obra do escritor Dan Brown será apresentada, pela primeira vez num concerto de banda, interpretado pela filarmónica de Alvorninha

Conhecido pelos sucessos de vendas “O Código Da Vinci” ou “Anjos e Demónios”, o escritor Dan Brown é também autor da obra infanto-juvenil “A Sinfonia dos Animais”, que junta a literatura e a música. A Sociedade Filarmónica de Alvorninha (SFA), que já trabalhava o livro nas suas classes de iniciação musical, teve conhecimento que as músicas que contém foram tocadas pela reconhecida Zagreb Festival Orchestra e decidiu que também ela gostaria de o fazer. Tentaram, das mais variadas formas, chegar ao contacto com o escritor norte americano, para solicitar um arranjo para banda filarmónica e foram bem sucedidos.
“Recebemos uma resposta da editora, manifestando que o iriam fazer e a sociedade filarmónica apresentou uma candidatura para esse projeto”, recorda a presidente da SFA, Catarina Correia.
O concerto, que terá lugar no CCC, no dia 12 de dezembro, pelas 16h00, contará em palco com meia centena de elementos da banda filarmónica e mais alguns músicos, tendo em conta que o arranjo musical integra também outros instrumentos, como piano e contrabaixo de cordas.
Juntamente com eles estão ainda cerca de 60 figurantes, entre alunos da escola de música e alguns pais, que farão a representação da história.
Com o objetivo de valorizar a candidatura feita à DGArtes e proporcionar aos alunos uma experiência diferente, a sociedade filarmónica falou com o artista caldense Bruno Prates para trabalharem a imagem, a pintura, o desenho e a interpretação livre da ilustração do livro. O resultado desse trabalho criativo será também apresentado no dia do espetáculo, com uma exposição no foyer do CCC.
O contacto da SFA foi estabelecido por intermédio da Parma Recordings (que gravou as músicas no concerto de Zagreb, na Croácia) e inclusivamente mostrou-se disponível para enviar imagens do livro para serem projetadas durante o espetáculo e divulgá-lo nas suas redes sociais. No entanto, “é um processo muito burocrático”, reconhece Catarina Correia, dando nota dos mails já enviados. A filarmónica aguarda também, com alguma expetativa, resposta ao convite feito a Dan Brown para que este possa estar presente no espectáculo, nas Caldas.
Este será o primeiro grande concerto da filarmónica no período pós pandemia. “É um desafio grande, porque já estávamos parados há algum tempo, envolve músicos e instrumentos que não integram a banda e também a escola de música, com elementos dos três aos 65 anos”, explicou a responsável à Gazeta das Caldas. Todo o trabalho está a ser feito com “prata da casa”, desde os fatos de animais com que estarão em palco, à narração e encenação da história.
O preço do bilhete para o concerto A Sinfonia dos Animais é de 7,5 euros, ou 5 euros no caso de serem estudantes ou seniores. ■

- publicidade -