Alcobaça recebe apoio de 960 mil euros da DGartes, em apoio quadrienal e quer alargar atividades na região.
A Banda de Alcobaça – Associação de Artes (ABA) garantiu um apoio de 960 mil euros da DGArtes, no Programa de Apoio Sustentado às Artes – Programação, obtendo uma das melhores avaliações, ao ficou classificada em 4º lugar a nível nacional. A entidade conseguiu, ainda, ter a candidatura mais bem pontuada na área artística de música.
Este apoio, para o período 2023-26 permitirá a concretização “o mais ambicioso plano de atividades da ABA”, informa a instituição, em nota de imprensa.
O reforço do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça e do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça está assegurado, mas a candidatura introduz novas propostas, que visam o alargamento territorial e artístico. Entre estas medidas estão o Plano de Ações de Mediação Cultural e Artística, o Cistermúsica Sacra e a recuperação do Festival de Ópera de Óbidos.
A Banda de Alcobaça foi destacada pela DGArtes como um dos principais dinamizadores artísticos e culturais da região, sublinhando o trabalho realizado sustentadamente, ao longo dos anos, no setor profissional da cultura e das artes.
“É também evidenciada a relevância estratégica em termos sociais e territoriais com especial enfoque na área da música e na profissionalização do setor”, acrescenta a mesma nota.
A DGArtes assinalou, ainda, a “enorme capacidade de angariação de financiamento” e diversificação de apoios – através de apoio mecenático – que confere ao projeto fiabilidade e segurança. No total são 21 as instituições parceiras, entre autarquias, associações privadas, empresas e fundações, dividindo-se o financiamento das atividades propostas entre 60% de investimento público e 40% de investimento privado. A ABA encerra com chave de ouro o ano de 2022. Neste ano, apresentou mais de 170 eventos, entre as áreas educativa, social e artística.































