Banco Alimentar recebe medalha de honra da cidade

0
689
Fundado em 2006, o Banco Alimentar do Oeste distribuiu no ano passado 688 toneladas de alimentos em oito concelhos

Na tradicional cerimónia de atribuições de medalhas do município das Caldas da Rainha, é ao Banco Alimentar Contra a Fome que cabe a distinção maior deste Dia da Cidade. Ao atribuir-lhe a Medalha de Honra, a Câmara pretende homenagear o trabalho levado a cabo, quer localmente, quer a nível nacional, por esta federação solidária.
Para José Sequeira de Carvalho, que em finais de 2011 assumiu a presidência da direcção do Banco Alimentar do Oeste, esta distinção é o “reconhecimento daquilo que os Bancos Alimentares fazem em prol de quem precisa, substituindo muitas vezes os organismos oficiais. É, por isso, recebida com “grande honra”.
O Banco Alimentar do Oeste abrange oito concelhos (Alcobaça, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche), sendo os alimentos angariados encaminhados para 56 instituições de solidariedade social que trabalham no terreno. São estas que fazem chegar os alimentos às famílias mais carenciadas dos oito concelhos.
Em 2011 foram distribuídas 688 toneladas de alimentos que chegaram a cerca de 5.500 pessoas.
A nível nacional, o Banco Alimentar Contra a Fome apoia actualmente, através dos 19 bancos alimentares regionais, cerca de 300 mil pessoas.“Temos cada vez mais instituições a trabalhar connosco e chegam cada vez mais pedidos”, diz José Siqueira de Carvalho, lamentando apenas que “a angariação de alimentos não aumente na mesma proporção”.
Ao fim de cinco anos de funcionamento, o Banco Alimentar do Oeste vê distinguido um trabalho que José Siqueira de Carvalho garante ser “meritório” e fruto de uma actividade levada a cabo por todos quantos ali passaram desde a sua fundação. O actual responsável pelo instrumento de combate à fome deixa uma palavra de especial apreço à anterior direcção, presidida por Ana Bessa, e garante que os actuais dirigentes estão empenhados em “prosseguir o mesmo rumo, com a mesma convicção” que têm permitido ajudar tantas famílias carenciadas.
A Medalha de Honra do município é atribuída numa altura em que se apontam agulhas para a próxima grande campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar, marcada para os dias 26 e 27 de Maio. Uma campanha que José Siqueira de Carvalho acredita que vai manter os bons resultados obtidos em anteriores iniciativas, apesar dos tempos de crise. O responsável deixa, por isso, um apelo: “que todos os que possam contribuam, ainda que com menos alimentos. Para nós, o importante é que todos se envolvam porque este é um projecto para todos”.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

Condecorações Municipais

Medalha de Honra do Município
Banco Alimentar do Oeste

- publicidade -

Medalhas de Mérito
Adelaide Ferreira
António Augusto Marques Alexandre
António Maria Leão
Coronel Rocha Neves
Frigosto – Indústria de Transformação e Preparação de Carne Congelada, Lda.
Frutalvor – Central Fruteira, CRL
Jaime Duarte da Costa
Joaquim Chaleira Damas
José Eduardo Nuno dos Santos
José Pires
Luís Pacheco
Pedro Bernardo
Tiago Évora
Silvino Roque
Valentim Teodoro Alves

Medalhas Municipais de Dedicação Pública

Associação de Barrantes, Cultural e Desportiva
Rancho Folclórico “Os Oleiros” da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Arneirense”

- publicidade -