
O grupo Balla, um dos projectos do produtor Armando Teixeira, actuará amanhã, 2 de Abril, às 21h30, no CCC. “Equilíbrio” é o título do quarto disco de originais, que sucede a “Balla” (2000), “Le Jeu” (2003) e “A Grande Mentira” (2006) e promete surpreender por ser o disco com a abordagem mais electrónica de toda a obra do “homem-Balla”.
Neste novo álbum, Armando Teixeira reúne vários convidados como os músicos Luís Varatojo, Samuel Úria e Liliana Correia e letras, algumas de sua autoria e outras criadas por poetas e escritores da actualidade. É o caso de José Luís Peixoto, com “À Noite em Creta” e “Estranhos”, de Pedro Mexia que se estreia na escrita de canções com o tema “Lixo”, e o ansiado regresso de Miguel Esteves Cardoso com “Ao Deus Dará”.
Os bilhetes custam entre os nove e os 11 euros e há descontos para bilhetes família e de grupo.
Googuées traz dança e música para bebés
No dia 3 de Abril, às 15h30 e às 16h30, vai decorrer o atelier para bebés Googuées no pequeno auditório, que surgiu a partir do espectáculo homónimo e que traz dança e música para bebés.
Com a história, a música e os adereços do espectáculo, o atelier Googuées desenrola-se num ambiente lúdico onde serão propostas tarefas, movimentos, histórias e danças de roda.
Propõe-se que cada participante se descubra nesta acção e que desperte para o mundo do movimento, da dança e da música.
O workshop, que tem a duração de 40 minutos, destina-se a bebés até aos quatro anos e a potenciais interessados em áreas artísticas como a dança e a música.
Os bilhetes custam 3,5 euros para bebés e cinco para os adultos.
Samuel Costa ensina a “ler” os telejornais
No próximo dia 7 de Abril, pelas 22h00, o convidado do ciclo “Conversa Com…” será o jornalista Samuel Costa, que vem ao café-concerto para abordar os noticiários televisivos. Estes são como “estar à janela e ver-se passar na rua”. O convidado, que foi o único jornalista português na televisão pública francesa durante 20 anos, pretende chamar a atenção para a necessária capacidade crítica individual a quem assiste aos noticiários televisivos de modo a deixar de ser tele “espectador” e aprender a “ler” os telejornais.
Samuel Costa esteve na France 3 e começou como repórter. Deu formação de reportagem a nível de profissionais de informação. Foi responsável por estruturas regionais de informação e correspondente da RTP em Paris. Voltou para Portugal em 1997 e foi coordenador do programa Bombordo e dos conteúdos de informação do Canal Memória da RTP.
Foi exilado em França, após a revolta estudantil de 1969 em Coimbra, tinha então 19 anos.
Férias da Páscoa no Centro Cultural
O CCC está a promover as “Férias da Páscoa” para jovens com idades entre os 12 e os 16 anos, entre os dias 11 a 21 de Abril. Os participantes poderão experimentar a “Cozinha Criativa”, a “Escrita Criativa”, a construção de marionetas, actividades desportivas como “Badminton, jogos de pista, “Hip-Hop”, “Tai Chi” e contacto com a Arte e com as Ciências da Natureza.
O CCC encarrega-se do almoço e do lanche, e estão assegurados os transportes entre os locais onde decorrem as actividades. Para mais informações ou pré – inscrições, deverá ser contactado o s.educativo @ccc.eu.com ou pelo telmv. 918434406.
Esculturas em terracota dão mote a conferência em Alcobaça
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça acolhe na próxima sexta-feira, 8 de Abril, a conferência “Elementos Escultóricos em Terracota: Estudo e Recuperação”. A proposta é para reflectir sobre a escultura em barro em Portugal, e nomeadamente em Alcobaça, bem como para ficar a conhecer o Projecto Tacelo, que visa a conservação das esculturas em terracota do monumento cistercience.
A sessão de abertura, marcada para as 10h00, conta com o director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Gonçalo Couceiro, o presidente da autarquia alcobacense, Paulo Inácio, e o director do Mosteiro de Alcobaça, Jorge Pereira de Sampaio. Meia hora depois Anísio Franco, do Museu Nacional de Arte Antiga, fala sobre “A Escultura em barro cozido em Portugal dos séculos XV a XVII.
Às 11h00 é a vez de “Presépios em Terracota: o ciclo conventual”, por Alexandre Nobre Pais, do Museu Nacional do Azulejo. “O ciclo da escultura seiscentista de Alcobaça: novas perspectivas” é a conferência que se segue, proferida por Carlos Moura, da Universidade Nova de Lisboa.
Depois de almoço, pelas 14h30, Cecília Gil, do IGESPAR, e João Coroado, do Instituto Politécnico de Tomar, apresentam o projecto Tacelo – estudos para a conservação das esculturas monumentais em terracota do Mosteiro de Alcobaça. Segue-se Agnès-le-Gac, do Departamento de conservação e restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que vai falar sobre “O busto em terracota da rainha Santa Isabel da Capela-Relicário do Mosteiro de Alcobaça: reflexão sobre os tratamentos aplicados em 1985”.
A tarde prossegue com “Aspectos técnicos dos bustos-relicários no Santuário do Mosteiro de Alcobaça”, por Elsa Murta, Belmira Maduro e Conceição Ribeiro, do Departamento de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação. Por fim, e pelas 16h15, André Remígio explica “O retábulo do ‘Trânsiro de São bernardo’: história, execução e conservação”.
A conferência, que vai decorrer na Sala do Capítulo, tem entrada livre mas sujeita a inscrição, condicionada à capacidade da sala. As inscrições devem ser feitas para mosteiro.alcobaca@igespar.pt ou através do tel. 262505120.






























