
Foi com o café-concerto cheio que foi apresentado a 31 de Março, no CCC, o livro “Aves de Portugal—Ornitologia do território continental” pela Assírio & Alvim. Curiosamente a obra, editada no passado mês de Setembro, encontra-se praticamente esgotada.
Presente nesta sessão literária da Livraria 107, esteve um dos autores, Gonçalo Elias, que acha que esta era uma obra há muito aguardada pois os estudos anteriores eram lacunares.
O livro agora editado reúne informações das 450 espécies de aves que marcam presença no território continental português e sintetiza as características de todas as espécies, regiões e épocas do ano.
A obra reúne 12 anos de investigação e dela fazem parte os estudos de Paulo Catry, Helder Costa, Gonçalo Elias e de Rafael Matias. Dois são biólogos, um é bancário e o outro engenheiro electrotécnico, estando unidos pelo interesse nas aves.
Segundo Gonçalo Elias, há dois momentos importantes para a observação das aves: o primeiro decorreu no final década de 80 “com o aparecimento dos cursos de Biologia e áreas afins que fizeram com que houvesse um interesse crescente sobre estes temas”, enquanto que o segundo registou-se mais recentemente com o aparecimento da fotografia digital e que despertou nos fotógrafos o interesse pelo registo das aves, sobretudo naqueles que fotografam com lentes telescópicas e que permitem grande precisão nas imagens.
“Desde 2003 que os fotógrafos de aves têm aumentado”, comentou este autor.
Gonçalo Elias é ainda administrador de uma comunidade da internet designada “Fórum Aves” que é o maior colectivo virtual de observadores de aves em Portugal pois tem mais de mil membros.
No dia 30 de Abril haverá o segundo encontro nacional destes especialistas que terá lugar no Paul de Tornada.
A sessão de apresentação de “Aves de Portugal—Ornitologia do território continental” contou ainda com a presença de João Pedro Pina, da Associação Mar de Água, e de Helder Cardoso, presidente da Associação Pato, que fez uma interessante apresentação sobre as aves que escolhem o Paul de Tornada como seu habitat. Este responsável deu a conhecer algumas das 136 espécies que por ali marcam presença e as características especificas das garças vermelhas, dos guarda-rios, dos garçotes e dos rouxinóis grandes dos caniços.































boa noite gostaria de saber se existe este livro mas virtual em formato pdf. obrigado