O treinador inglês Bobby Robson tem agora uma estátua no aldeamento Pestana Vila Sol Golf em Vilamoura (Algarve) que foi inaugurada em Julho. O director artístico deste trabalho foi o cartoonista António que convidou os caldenses Carlos Constantino e José Carlos Almeida para o ajudarem neste projecto na parte da modelação.
“Este foi um desafio que me fizeram e que eu aceitei, apesar de não ser a minha vocação”, disse o cartoonista António à Gazeta das Caldas sobre a concretização da estátua de homenagem ao treinador Bobby Robson, falecido há sete anos, vítima de cancro.
O caricaturista ficou a gerir este projecto e pediu a colaboração a José Carlos Almeida e a Carlos Constantino que o ajudaram na modelação do corpo e do busto do treinador.
“Servi de ligação entre os clientes ingleses e os autores até à concretização final”, disse António, explicando que este projecto acabou por o fazer sair da sua zona de conforto. Contou também que esta foi “uma aventura bem sucedida” que passou por várias fases. A primeira era obter a aprovação da proposta de estátua por parte da viúva e do filho de Bobby Robson. Só depois se passou primeiro para a fibra de vidro e, em seguida, para a fundição para ser concretizada em bronze. A estátua – onde o treinador britânico está sentado num banco de jardim, de forma descontraída – foi inaugurada a 15 de Julho e contou com a presença de várias personalidades de vários sectores da sociedade. Bobby Robson era um dos grandes doadores do Refúgio Aboim Ascensão e foi um importante organizador de torneios de golfe internacionais que tinham como intuito doar apoio financeiro àquela instituição. No total, ao longo de 12 anos, a fundação de Bobby Robson obteve 900 mil euros em donativos que permitiram adquirir equipamentos para aquela entidade, que tem sede em Faro, e que acolhe crianças em risco.
“Esta é uma boa escultura figurativa, onde toda a gente reconhece a figura do treinador”, disse o António
“Um desafio à escala natural”
Carlos Constantino foi o autor responsável pela execução do rosto de Sir Bobby Robson para aquela estátua de tamanho natural. Considerou que foi um trabalho “desafiante”, feito em equipa e que teve lugar no início no ano passado. O ceramista, que tem atelier no Nadadouro, onde trabalha com os seus irmãos, referiu ainda que gosta de fazer este tipo de projectos porque habitualmente não são encomendado nas Caldas.
José Carlos Almeida é de Coimbra, mas mora nas Caldas há 23 anos. O modelador disse à Gazeta que gostou de trabalhar na estátua a Bobby Robson pois “é sempre um desafio modelar à escala natural”. O modelador, que trabalha por conta própria há 18 anos, executa modelações em vários materiais como fibras, resinas e ceras.
Mick Jagger é o Figurão que se segue
António Antunes está a desenvolver outro projecto com a Câmara das Caldas. O artista vai realizar um azulejo em colaboração com a autarquia, na sequência do desafio que lhe foi lançado em Outubro passado. Sem querer adiantar mais, o artista desvendou apenas que será uma homenagem ao 25 de Abril, através da reinterpretação de um cartoon sobre a Revolução de Abril que publicou no 25º aniversário daquele momento histórico. “Tudo ainda está dependente da escolha do espaço”, disse António, dado que a base do trabalho tem um significado prospectivo da história de Portugal.
O cartoonista António está a celebrar 40 anos de carreira e aliou-se à Gazeta das Caldas para realizar uma exposição itinerante que inclui uma importante selecção de cartoons que na sua maioria foram editados no semanário Expresso onde trabalha. A mostra inaugurada no ano passado no Museu do Ciclismo já passou por várias localidades, encontrando-se agora na Nazaré. Esta exposição já deu origem a dois catálogos que reúnem os cartoons deste autor e que podem ser adquiridos na loja da Gazeta.
A decorrer, António tem a colecção de caricaturas em cerâmica “Figurões” que tem uma nova: o cantor Mick Jagger, dos Rolling Stones. Antes do Natal, o cartoonista assegurou que haverá mais um Figurão para juntar a esta colecção de cerâmica que “satiriza” um conjunto personalidades nacionais e internacionais.
































