Zita Dantas ofereceu 14 pinturas ao Movimento Viver o Concelho e cuja venda reverte para apoiar pessoas que estão a passar por dificuldades
Zita Dantas nasceu em Moçambique, foi técnica de radiologia, tendo trabalhado no hospital das Caldas e noutra unidade na grande Lisboa. Com a reforma, passou a dedicar-se à pintura, sobretudo à figuração.A autodidata, que vive nas Caldas há nove anos, pinta a óleo e agora resolveu oferecer 14 das suas pinturas para fins solidários.
Tendo por base a fotografia, a autora gosta de retratos de pessoas de várias etnias, paisagens e património urbano. “Gosto de pintar, faz-me muito bem”, disse a autora, de 74 anos, que tem por referência o artista Renoir.
Além das obras oferecidas – muitas com referências às gentes e paisagens moçambicanas – tem uma exposição onde o retrato impera mas onde se encontra também a estação da CP das Caldas.
Segundo Teresa Serrenho, a presidente do MVC, a venda das obras vai reverter para causas como a de Joaquim Sá, que alimenta várias pessoas desfavorecidas e também para Pedro Querido, menino que necessita de apoio para tratamentos. “A venda irá reverter 50% para cada uma destas causas”, referiu. As obras de Zita Dantas podem ser vistas na sede do MVC aos sábados e às quartas-feiras entre as 15 e as 17h00. ■






























