Atelier Museu João Fragoso fechado há cinco anos e sem reabertura prevista

0
1060
Gazeta das Caldas
José Antunes, director do Centro de Artes, recebeu os dois vereadores do PS e fez uma visita guiada pelos vários espaços expositivos

Maria da Conceição Pereira diz que há infiltrações no edifício pelo que há necessidade de impermeabilizar as coberturas. “Não temos data prevista para as obras de remodelação”, disse a vereadora à Gazeta das Caldas. “Ainda estamos a receber as obras doadas pela viúva do artista ao museu, a fazer o levantamento do património museológico e, como tal, não há data prevista para a renovação do edifício”, acrescentou.
Para já, ainda nem sequer há um projecto, mas a autarca diz que o mesmo terá que estar “adaptado às actuais exigências museológicas relacionadas com a climatização”.
Contudo, para que as pessoas possam conhecer a obra do escultor caldense, o director do Centro de Artes, José Antunes, vai apresentar depois do Verão um projecto que permitirá aos visitantes contactar com a obra de João Fragoso enquanto não avança a requalificação do edifício.
Também o Museu Barata Feyo vai precisar de uma intervenção nas coberturas. Maria da Conceição Pereira diz que a autarquia está a pedir orçamentos às empresas que fazem impermeabilização de coberturas e espera que o problema esteja resolvido antes do próximo Inverno.
Questionada sobre o futuro da Casa Amarela, a vereadora deu a conhecer que já foi aberto o concurso para a execução da obra, o qual tem um orçamento de 300 mil euros. O edifício, que será a entrada do Centro de Artes, vai contar com um espaço de recepção e mais dois espaços expositivos. A autarca prevê que a obra poderá estar pronta até ao final do ano.

- publicidade -