
Chama-se Bixo Mau e promete mexer com a cidade. É assim que se designa a nova associação cultural que amanhã, 30 de Outubro, pelas 17 horas, vai reabrir o bar onde anteriormente esteve o Office, na Rua Camões, em frente ao Parque D. Carlos I.
A associação terá a sua sede naquele local e vai desenvolver vários projectos, para além do club nocturno.
Na direcção desta associação estão os irmãos Francisco e Vasco Oliveira que são de Lisboa e se formaram na ESAD (Artes Plásticas e em Design) e ainda Tiago Abelha e Hugo Branco. Tiago é programador web, enquanto que Hugo é DJ e docente no curso de Som e Imagem na ESAD. Têm idades entre os 24 e os 33 anos e estão ligados a vários projectos alternativos no Porto que contribuíram para a revitalização da Baixa portuense.
Têm por base a experiência adquirida nos mais de 600 eventos que realizaram no Porto em espaços culturais.
“Queremos criar nas Caldas um ambiente familiar onde as pessoas vêm apresentar projectos, conviver e trabalhar”, disse Hugo Branco (Fulano47), um dos responsáveis pelo Bixo Mau.
Numa primeira fase, o colectivo assegura as iniciativas culturais “mas a ideia é, tal como aconteceu no Porto, que as apresentações e projectos seguintes provenham da comunidade”, disse o mesmo responsável, acrescentando que mais do que apenas um club, o Bixo Mau quer ser “um ponto de encontro”.
Para criar a nova associação nas Caldas, o grupo investiu cerca de 40 mil euros – na renovação do espaço e equipamento – assegura pelo menos três postos de trabalho, mas têm pelo menos uma dezena de colaboradores externos em várias áreas.
Como são uma associação, a casa funcionará com dois tipos de sócios – os temporários, que têm direito a usufruir do espaço, e os sócios Uau, que vão ter direitos a descontos nos eventos pois irão pagar uma quota mensal.
A casa do Bixo Mau irá abrir entre as 17h00 e a 1h00 da manhã, num período que designaram “O Culto do Lusco-Fusco” e que será propícia à organização de jam sessions, projecções de cinema, vídeo e sessões de poesia. Será também possível consultar a biblioteca de design, música e de artes daquele espaço que terá internet wireless. “À tarde praticaremos preços de cafés normais, já que somos um espaço associativo”, disse Hugo Branco.
CLUB E GALERIA
A partir da 1h00 da manhã a casa transforma-se em club e, além dos DJs residentes Fulano47 e Doc&Lord, haverá convidados como Lukkas e Mr. Mitsuhirato que prometem animar as noites.
O Bixo Mau tem outras vertentes como a Sala 555 que servirá para apresentação de obras e que arranca com a apresentação dos autores Manufactur-e, Ricardo Brito e Sandra Guerreiro.
O Bixo Mau possui ainda a Galeria de Amargura, que tem como espaço expositivo as cinco grandes janelas exteriores voltadas para a Rua da Amargura – a estreita viela que liga a Rua de Camões à Praça da Fruta. Na inauguração serão apresentadas em modo de street art obras de Bernardo Coelho, Jimmy, Ângela Ferreira e João Belga.
Da programação da associação fazem parte projecções de vídeo de Valise D’Images, performances de Papa Porco e cortes de cabelo por Inês Zozimo.
O Bixo Mau terá projectos residentes como o MAU – Mercado de Artesanato Urbano – dedicado às criações de artistas e artesãos contemporâneos e pensam editar uma publicação mensal sobre a vida cultural das Caldas designada “Apêndice”.
Por Um Fio designa o projecto de streaming dos espectáculos realizados naquele espaço para a World Wide Web e que permitirá a sua visualização em tempo real e em qualquer parte do mundo. Para já não vão apostar na comida, mas a ideia é no futuro poder ter petiscos.
Os responsáveis pelo Bixo Mau crêem que se vive nas Caldas alguma renovação pois, para além do seu projecto cultural, estão satisfeitos com os ateliers de trabalho que estão instalados nos Silos. “É preciso recuperar algum vigor que as Caldas tinha há alguns anos e nós esperamos poder contribuir para tal”, disseram os responsáveis. Estes estão igualmente receptivos à constituição de parcerias com outras entidades da cidade.
A associação cultural Bixo Mau – que é em simultâneo um club, uma galeria e um showroom – convoca para a inauguração do seu espaço “todos os caldense, todas as tribos urbanas, profetas rebeldes, acrobatas do mikado – habitantes, visitantes, professores e alunos da ESAD e curiosos em geral”.
O Bixo Mau fica na R. de Camões, nº71, em frente ao Parque D. Carlos I e abre portas a partir das 17h00.






























