As várias aplicações dos cartoons de Bruno Prates em exposição na ESAD

0
732
Gazeta das Caldas

Bruno Prates“E tu? Já desenhaste um cartoon hoje?” é a mais recente exposição apresentada pela biblioteca da ESAD (campus 3), com a assinatura de Bruno Prates. O artista caldense reuniu alguns dos trabalhos criados este ano, a maioria deles encomendados à sua própria marca “Desenhos do Bruno”. Da mostra também fazem parte exemplares do “CaldasToon”, a tira de banda desenhada que Bruno Prates desenha semanalmente para a Gazeta das Caldas.

 

Era a copiar os desenhos dos livros do Zé Carioca e do Tio Patinhas que Bruno Prates passava grande parte do seu tempo, ao lado do pai. Aquilo que começou como uma brincadeira de infância acabou por levá-lo a querer ser professor de Educação Visual, “a forma que encontrei de cruzar o desenho e o ensino, duas áreas que gosto muito”, disse o cartoonista. Hoje, faz em média dois desenhos por dia.

- publicidade -

À entrada da biblioteca, encontra-se uma vitrine com os diários gráficos de Bruno Prates, desde 2003. É nestas folhas de papel que o artista começa por dar asas à imaginação e cria os primeiros esboços. “Olhando para estes rascunhos vemos que alguns não estão nada de jeito, mas a idéia é mesmo essa, mostrar às pessoas, principalmente aos meus alunos que dizem não saber desenhar, que a primeira tentativa nem sempre sai logo bem”, explicou. Um dos diários reúne 100 cartoons que Bruno Prates desenhou para a Gazeta entre 2003 e 2008.

Mesmo ao lado está uma secretária, que pretende simular a mesa de trabalho do cartoonista, compilando os materiais utilizados por Bruno Prates. Os auscultadores, embora não sirvam para desenhar, simbolizam a música, um elemento essencial no processo de criação do artista, que geralmente escuta jazz. Aqui, o objectivo é também que os visitantes desenhem o seu próprio cartoon.

Já a coletânea de desenhos inclui cartoons criados para a Gazeta das Caldas (com os protagonistas Rafael Bordalo Pinheiro e Fernando Costa, ex-presidente da Câmara, por exemplo), um especial e alusivo aos 90 anos deste jornal, um cartoon referente ao massacre do Charlie Hebdo e as caricaturas dos quatro músicos que actuaram como cabeças de cartaz do Caldas Nice Jazz 2015. Entre outros, destaque também para o cartoon concebido gratuitamente para os “Palhaços d’Opital”, um projecto que se dedica à animação de idosos nos hospitais e que é apadrinhado pelo actor Ruy de Carvalho.

Como prepara Bruno Prates os Cartoons para a Gazeta? Antes do aparecimento do Facebook, o autor lia religiosamente a Gazeta das Caldas e o Jornal das Caldas “pois são os dois veículos de informação locais”. Agora, juntou a esta tarefa outro trabalho de casa: estar a par das publicações que as pessoas escrevem no Facebook, para saber quais são os assuntos mais populares na ciberesfera pública.

Além dos cartoons, a exposição apresenta também algumas obras de bodypainting e pinturas de morais. Numa instalação em vídeo é possível conhecer ainda o trabalho que Bruno Prates tem realizado na elaboração e decoração de carros alegóricos, pela altura do carnaval. Em todas estas áreas, o cartoonista não dispensa o “primeiro desenho feito à mão, a lápis” que só depois trabalha no computador. Os cartoons de Bruno Prates podem ser aplicados em t-shirts, canecas, postais, bases individuais de mesa, entre outros objectos (adaptações essas que também estão em exposição).

Patente até ao dia 27 de Novembro, a mostra está aberta a visitas de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 20h00.

- publicidade -