“O Museu José Malhoa. As Caldas e a República” assim se designa a exposição que será inaugurada a 26 de Novembro, pelas 18h00, no Museu de José Malhoa. A mostra, organizada em parceria com o PH, reúne obras de artistas intervenientes durante a I República e que “concorreram para a definição da colecção fundadora e da identidade daquele espaço museológico caldense”, informa nota de imprensa sobre a exposição.
A mostra também procura explicar como reagiu a cidade à implantação da República e como decorre a ideia de criar um museu nos anos 20. Este surge em 1933 e é inaugurado em 1934, apesar da sua criação ter passado por várias vicissitudes que se estenderam durante alguns anos.
O contributo dos artistas portugueses “é então decisivo para a definição das colecções do novo museu”, refere o mesmo documento.
Com esta exposição, o Museu Malhoa e o PH “contribuem para aprofundar a investigação acerca da história da I República e do republicanismo na cidade, promovendo a divulgação e a projecção deste conhecimento e do ideário republicano”.
A exposição inclui colecções do espólio artístico, documental e de arquivo do Museu Malhoa, assim como de outras colecções públicas e privadas.
“O Museu José Malhoa. As Caldas e a República” poderá ser vista até 27 de Fevereiro de terça a Domingo, das 10h00 às 12h30 e entre as 14h00 e as 17h00.
- publicidade -






























