Artistas das Caldas na Central de Porto de Mós

0
550
Ana da Cruz apresentando a criação da dupla de autoras na exposição em Porto de Mós

Ceramistas Ana+Betânia representam as Caldas em tributo a António Quadros

Abriu a 2 de outubro, na Central das Artes, em Porto de Mós, a exposição “Soenga António Quadros – Artes de um Andarilho”, um tributo a um dos maiores artistas portugueses. Esta exposição conta com a participação de trinta ceramistas de todo o país, que criaram peças únicas e originais para homenagear o legado de António Quadros.
Ana+Betânia representaram as Caldas da Rainha, ao passo que autores como Ana Lousada e Carlos Neto estiveram por Porto de Mós, enquanto que Carlos Lima e Xana Monteiro representaram Molelos. António Augusto de Melo Lucena e Quadros, nascido há 91 anos em Santiago de Besteiros, é um dos criadores mais ignorados da cultura portuguesa do século XX. Foi poeta, pintor, ceramista, professor, inventor… são incontáveis os domínios por onde se espalhou a sua curiosidade, não dando tréguas à circunstância do existir.
Criada a convite da ACERT e em parceria com o Município de Tondela e a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, a exposição nasceu no âmbito do 31.° Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo da ACERT que, em 2023, teve António Quadros como patrono.
No primeiro dia do festival, em Molelos, atualmente o maior núcleo de produção de loiça preta do país, foi o local escolhido para reunir e cozer as peças artísticas criadas pelos ceramistas. A 12 de julho, no Parque das Raposeiras, deu-se início à Soenga (o processo ancestral de cozer cerâmica ao ar livre, numa cova pouca profunda), perante o olhar atento do público que assistiu ao início da cozedura. No dia seguinte, as peças foram desenfornadas e cada autor selecionou a que mais gostou. Estas estiveram durante três dias, no espaço da ACERT e ficaram depois mais um mês no Museu Terras de Besteiros, em Tondela.
A exposição teve nova montagem na Casa do Barro no Telhado (Fundão) e agora encontra-se na Central das Artes, em Porto de Mós, situada na Rua da Calçada nº2.
A mostra “Soenga António Quadros – Artes de um Andarilho” de homeangem àquele autor, pode ser vista entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30. ■

- publicidade -