Artistas da região com digressões por cá e pela Europa

0
885
O pianista Gerardo Rodrigues atuará no Luxemburgo, França, Reino Unido e em Espanha. A digressão europeia começa hoje e amanhã com espetáculos na Bélgica

O pianista Gerardo Rodrigues e a cantora Nico Paulo, ambos da região, terão digressões em Portugal e na Europa para apresentar a sua música original

O pianista Gerardo Rodrigues, com uma carreira de 35 anos dedicados à música, vai começar a digressão europeia “Estado de Alma”, dando continuidade à tour homónima que incluiu mais de uma centena de concertos em Portugal, incluindo no CCC. No concerto das Caldas reuniu todos os colaboradores numa grande celebração que além dos músicos, ainda uniu mais 65 coralistas.
O artista, nascido nos EUA, cresceu no aldeia do Vilar (Cadaval), onde passou a infância e parte da sua juventude, e onde começou a aprender a tocar piano antes de entrar no Conservatório de Música da Física de Torres Vedras. Em 2010 o músico regressou dos EUA e radicou-se em Peniche, onde é professor de piano e é também diretor pedagógico da Academia de Música Estrela do Mar de Peniche.
Já nos dias 27 e 28 de outubro dará espetáculos de piano em Bruxelas e, no dia 29, e no Luxemburgo.
Na semana seguinte, dia 2 de novembro, em Lyon e, no sábado, dia 4, atuará na cidade vizinha de Charly. Estas duas atuações, de piano solo, contaram com o apoio do cônsul honorário de Lyon que possibilitou a marcação destes concertos por terras gaulesas. Segue-se a ida para o Reino Unido a 9 de novembro.
O músico irá para Tonbridge, a sul de Londres, onde fará uma masterclasse numa escola de música e, à noite, mais um concerto. No dia seguinte, está prevista nova atuação numa igreja de Daventry. A 11 de novembro, as canções de Gerardo Rodrigues poderão ser escutadas em Yarm que fica em New Castle. “Serei acompanhado por quatro alunos de cordas que estão há um mês a ensaiar”, disse o pianista, que recentemente atuou em Viseu com a orquestra de cordas do conservatório local. Costuma dizer aos músicos com quem partilha o palco mais do que tocar as notas certas, “é importante é tocar com alma…É isso que mais interessa”.
A última data desta digressão é a 19 de novembro pois o pianista viajará para Espanha para atuar em Léon. O músico está expectante para ver como será a reação à sua música pelo público de outras nacionalidades. “Estado de Alma” é também o nome do seu segundo álbum de originais.
Depois destes concertos o pianista está já a trabalhar num novo desafio pois convidou a cantora caldense Adelaide Ferreira para regressar aos palcos, de modo acústico, acompanhada ao piano. A caldense “que ainda conserva um vozeirão incrível” irá apresentar os seus temas pelos auditórios de Portugal e de modo acústico e mais intimista. Os ensaios gerais serão retomados em novembro. O pianista, que foi vencedor do Festival da Canção RTP como compositor e orquestrador, está já a trabalhar num novo álbum a solo que gostaria de lançar durante o primeiro semestre de 2024.

A cantora e compositora, Nico Paulo, vive no Canadá e está a apresentar o seu álbum no continente e Açores. Tem espetáculos marcados para o Bombarral e Rio Maior

Do Canadá para terras lusas
A cantora e compositora Nico Paulo, que nasceu em Toronto, cresceu no Bombarral e que vive no Canadá está em Portugal, em digressão, para dar a conhecer o seu álbum “Nico Paulo”. A artista está a fazer vários showcases na FNAC, após ter ficado com contatos depois de ter vindo a terras lusas em 2020 para apresentar o seu primeiro EP “Wave Call”. Depois o seu single “Please Don’t Forget” foi selecionado para o disco “Novos Talentos FNAC 2021, o que acabou por abrir portas para a digressão.
A performer já tinha partilhado com a Gazeta (em novembro de 2022) que quase todas as suas canções são como “reflexões dedicadas a memórias com familiares, amigos e ex-namorados, que formam o presente e que também focam a caminho a seguir em frente”. E lembrou ainda que há memórias vividas em Portugal, sobretudo no Bombarral, que deixaram marcas e ainda hoje a inspiram em termos profissionais.
A artista, que está atualmente a viver no Bombarral, decidiu que era a altura de apresentar o álbum homónimo também por cá. E fará uma dezena de concertos e está desde o passado dia 20 de outubro a apresentar atuações nas lojas da FNAC. Começou pelo Chiado (20), Alfragide (21), Cascais (22). Hoje, dia 26 de outubro, atuará na Casa da Música do Porto. No dia seguinte dará um concerto na FNAC NorteShopping e a 28, na loja de Aveiro.
A 3 de novembro, a cantora vai apresentar o seu álbum na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, na Ilha de S. Miguel,nos Açores.
A cantora atuará a 4 de novembro no Bombarral e a 5 no Beleza Teatro em Rio Maior.
A tournée termina a 7 de novembro com atuação no Convento de S. Francisco, em Coimbra. Nico Paulo começou a escrever canções originais em 2014. Morou em Toronto durante sete anos e depois mudou-se para St. John’s, cidade no Canadá Atlântico. Além do seu projeto a solo, Nico Paulo é “backing vocal” e percussionista da banda de Tim Baker nas digressões pelo Canadá, EUA e Europa. ■

- publicidade -