Artista turca diz que o véu é uma demissão da luta pelos direitos das mulheres

0
547
Sibel Kocabasi junto a uma das suas obras que faz parte de Embrace

Embrace é como se designa a exposição que abriu a 8 de Junho no Posto de Turismo, da autoria da artista turca Sibel Kocabasi. A mostra reflecte sobre problemas contemporâneos como a migração e a liberdade das mulheres e tem obras constituídas por têxteis, vídeo, fotografia e até cobertores térmicos de emergência.
É a primeira vez que Sibel Kocabasi (que reside nos Estados Unidos) está a expor em Portugal, numa exposição que foi comissariada pela professora de artes, Nazaré Feliciano.
A autora defende que as mulheres quando se tapam com véus, em diversas culturas, “também se demitem de ver, de agir e de lutar pelos seus direitos e liberdades”.
Outras das preocupações da artista também são as agressões à Natureza e ao planeta. “Até já se fazem viagens à Marte à procura de um novo habitat… Temos que parar de destruir a nossa casa!”, disse à Gazeta das Caldas.
A próxima exposição terá lugar em Outubro na Flórida e vai contar com uma instalação gigante feita com plástico, chamando a atenção para o uso deste material que só se degrada 50 anos após ter sido utilizado.
A mostra estará patente até 29 de Junho.

- publicidade -