Artista faz travessas artesanais sobre as Caldas

0
982
Mariana Sampaio dedica as peças à cidade das Caldas da Rainha e estão à venda na Loja do Sr. Jacinto | Natacha Narciso

Mariana Sampaio criou obras em faiança e esgrafitou-as com ícones caldenses. As peças únicas, foram feitas com técnicas da cerâmica e da ilustração

A artista plástica Mariana Sampaio criou quatro travessas de forma artesanal que dedicou às Caldas. Para realizar peças em faiança, a autora usou a técnica da lastra. Depois, pintou-as com duas camadas, uma branca e outra preta, e esgrafitou-as à mão, escavando e salientando vários pormenores de ilustrações que transferiu para estas quatro peças únicas.
“Trabalho em cerâmica e em ilustração e há muito que entendia que fazia sentido juntar as duas artes”, contou a autora, que tem quatro propostas com ícones da cidade nestas travessas que se encontram à venda na loja do Sr. Jacinto.
Nestas obras encontram-se símbolos das Caldas, como a Rainha, os pavilhões, a torre da Igreja do Pópulo, os edifícios de Arte Nova, assim como a obra de Ferreira da Silva que foi retratada em conjunto com o Chafariz das Cinco Bicas.
A quarta travessa é decorada com as principais figuras de movimento bordalianas como o Zé Povinho, a saloio e o polícia.
Mariana Sampaio formou-se na ESAD e, em 2019, foi a vencedora do prémio internacional na IV Exposição Universo Cerâmico com a obra The Melted Cube, no Brasil.

- publicidade -