Artesãos têm venda de Natal na Capela de S. Sebastião

0
639
O mercado de Natal dos artesãos tem novas bancas e tem à venda prendas artesanais originais

Artesãos das Caldas têm tradicional mercado de Natal na Capela de S. Sebastião

O Mercado de Natal da Associação de Artesãos das Caldas abriu ao público no sábado, dia 22 de novembro, na Capela de São Sebastião que fica ao cimo da Praça.
Ao todo estão a participar 19 artesãos do grupo e que apresentam uma grande diversidade de peças desde a cerâmica, as madeiras, macramé, os trabalhos texteis, a fruta desidratada, bijuteria, joalharia, sem esquecer as propostas do Bordado das Caldas.
“Aproveitámos para estrear as novas bancas que adquirirmos para os nossos futuros eventos”, disse o ceramista Jorge Lindinho que é o atual presidente da direção da associação.

A mostra abriu com as presenças do presidente e do vice-presidente da Câmara, Vítor Marques e Joaquim Beato e foi com a ceramista Cristina Capinha, que integra a direção da Associação. Na volta pela mostra é possível encontrar muitas propostas originais feitas com cabaças e propostas de bijuteria feita em biscuit, criações de Joana Bravo. Vítor Lopes está a mostrar os seus originais presépios de cerâmica.

- publicidade -

O autor aproveitou também a ocasião para apresentar uma nova aposta, mostrando peixes que são feitos a partir de pedras.

Presentes estão as peças em olaria de Jorge Lindinho, as de em madeira de Abílio Casimiro e as pinturas de David Meehan.

Carlos Barroso está a participar com peças de cerâmica tradicional das Caldas e João Ricardo apresenta propostas em madeira, com destaque para os jogos tradicionais. Natália Diaconu tem vários trabalhos feitos com missangas. Cristina Capinha apresenta peças de cerâmica, algumas das quais com base no coração de Viana e há outras propostas de cerâmica de Sónia Melo e de joalharia criadas por Cristina Nuño. Entre outros autores, Cristina Reboleira apresenta diferentes propostas em renda de frioliera e Gabriella Araújo trouxe vários exemplares feitos em macramé. Conta-se uma original árvore de Natal, recorrendo as estas técnicas.

Ana Pereira é a responsável pelos trabalhos de Bordados locais, mostrando sempre a versatilidade de aplicação desta arte manual.

A Associação de Artesãos promove ainda que as crianças escrevam cartas ao Pai Natal e depois há sempre surpresas para quem enviou as missivas. E não são só as crianças que contam com a solidariedade dos artesãos locais.

“No ano passado oferecemos um cabaz de bens alimentares a uma senhora que nos comoveu imenso”, disse Cristina Capinha contando que os artesãos gostam de ajudar quem precisa.

Agora com uma apresentação mais uniforme, proporcionada pelas novas bancas – este mercado estará aberto de quinta a domingo, das 10h00 às 18h00, e também nos dias 22 e 23 de dezembro (segunda e terça), entre as 10h00 e as 18h00, oferecendo aos visitantes a oportunidade de descobrir e escolher presentes natalícios originais, feitos por diversos autores que são ou que escolheram vir viver para a região Oeste. Estará aberto nos feriados dos dias 1 e 8 de dezembro, também das 10h00 às 18h00.

- publicidade -