Quatro artistas da street art portuguesa têm obras que podem ser apreciadas no centro das Caldas
Abriu portas, a 18 novembro, uma exposição de arte urbana na galeria 4 Family, no Caldas Shopping, onde podem ser vistas peças de RAM, Gonçalo MAR, MrKas e Alur (Pedro Costa). Este último esteve presente a trabalhar ao vivo na abertura desta mostra e contou que tem feito vários murais, um dos últimos, para a autarquia de Sintra, pois pintou um grande túnel sobre a fauna e a flora dos parques de Cascais e de Sintra.
Pedro Costa diz que é autodidata da street art mas há dois anos que se dedica à arte urbana a tempo inteiro. “Consigo viver do meu trabalho, apesar de não ser fácil em Portugal”, disse o artista que acha que a arte urbana “vai continuar a crescer e a ser valorizada”. Também gostaria de realizar um trabalho nas Caldas pois esta é uma terra “onde se respira arte”, rematou o autor que tanto pinta realismo, como faz trabalhos comerciais e corresponde a pedidos, executando também peças de arte urbana em casas particulares.
A abertura da exposição, patente até ao fim do ano, foi antecidida pela realização da rota Take Street Art Home, pela cidade das Caldas e que incluiu a visita a seis pontos com murais e outros tantos para apreciar as grandes peças de cerâmica da rota bordaliana. “Vieram pessoas de fora das Caldas para conhecer estas peças colocadas no espaço urbano”, disse João Paulo Cunha, o responsável da Galeria 4 Family que, em simultâneo, também acolheu o lançamento do caldendário de Manuel Bandeira Duarte. “Escolhemos mostrar quatro graffiters portugueses, incluindo dois dos mais antigos e mais famosos, que são RAM e Gonçalo MAR”, referiu o médico que adquire trabalhos a estes autores para vender na sua galeria. Segundo o responsável, o espírito da arte urbana está a mudar e hoje é mais valorizada. Os autores são hoje contratados por grandes empresas e pelo poder público para realizar murais nos mais variados em espaços citadinos.
Em breve a 4 Family irá apresentar uma iniciativa onde poderão ser adquiridas obras de arte e peças restauradas.
Os visitantes poderão contribuir com donativos ou compras destinadas à angariação fundos para o prémio que a Galeria 4 Family pretende instituir e que quer distinguir artistas da região Oeste. ■































