Início Cultura Arte Pública do Moledo integra Plano Nacional das Artes

Arte Pública do Moledo integra Plano Nacional das Artes

0
Arte Pública do Moledo integra Plano Nacional das Artes
As obras de arte pública podem ser vistas na aldeia do Moledo

Rota de arte pública de aldeia da Lourinhã vai ser divulgada a nível nacional pelo PNA

A Mostra de Arte Pública de Moledo integra a Bienal Cultura e Educação #1, na categoria Rotas e Percursos, projeto promovido pelo Plano Nacional das Artes,. Desta forma, esta singular e importante rota artística da Lourinhã passará a ser divulgada em todo o território nacional, valorizando o património histórico e cultural do concelho. Será também uma forma de promover a temática Pedro&Inês, um dos mais distintivos eixos turísticos do território, dedicado ao amor intemporal, e cujos protagonistas deixaram a sua marca na Lourinhã. Sobre a Mostra de Arte Pública (MAP) da aldeia de Moledo, nasce de uma parceria entre a antiga junta de freguesia de Moledo, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e a escola Secundária António Arroio. A rota que conta com o envolvimento da comunidade local e do município da Lourinhã tem por objetivos a democratização da arte e a promoção do bem-estar da população.
As obras são executadas pelos artistas em regime de residências artísticas,proporcionando a interação e troca de saberes entre os locais e os artistas. Daqui, já resultaram 50 obras espalhadas pela aldeia, com vários projetos culturais e artistas convidados, podendo ser visitados trabalhos de arte urbana, instalações com peças de cerâmica e azulejo e ainda Land Art. As últimas datam de 2020 e resultam de uma parceria com a revista FOmE, quando a aldeia recebeu as pinturas murais de Jorge Charrua e de Filipa Morgado. No primeiro caso, uma abordagem contemporânea à imagem de Inês de Castro e, no segundo, uma interpretação da história de Pedro e Inês, com vista à criação de um espaço abstrato, com a ideia de caminho (interior e exterior), de fuga e esconderijo.
De realçar ainda as visitas de Pantónio ao Moledo, artista cuja relação com a aldeia remonta a 2014 e que, também em 2020, ofereceu a pintura do moinho à aldeia, num ato de partilha que trouxe uma nova obra sobre os mesmos muros.
Sobre a Bienal Cultura e Educação, decorre até 30 de junho e estabeleceu-se no país através da formação de parcerias, trabalhando em rede com instituições, equipamentos culturais e educativos, câmaras, fundações, associações, coletividades, artistas, mediadores, professores, tendo, ao todo, reunido mais de 300 propostas artísticas e culturais para jovens e crianças. ■

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.