Rota de arte pública de aldeia da Lourinhã vai ser divulgada a nível nacional pelo PNA
A Mostra de Arte Pública de Moledo integra a Bienal Cultura e Educação #1, na categoria Rotas e Percursos, projeto promovido pelo Plano Nacional das Artes,. Desta forma, esta singular e importante rota artística da Lourinhã passará a ser divulgada em todo o território nacional, valorizando o património histórico e cultural do concelho. Será também uma forma de promover a temática Pedro&Inês, um dos mais distintivos eixos turísticos do território, dedicado ao amor intemporal, e cujos protagonistas deixaram a sua marca na Lourinhã. Sobre a Mostra de Arte Pública (MAP) da aldeia de Moledo, nasce de uma parceria entre a antiga junta de freguesia de Moledo, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e a escola Secundária António Arroio. A rota que conta com o envolvimento da comunidade local e do município da Lourinhã tem por objetivos a democratização da arte e a promoção do bem-estar da população.
As obras são executadas pelos artistas em regime de residências artísticas,proporcionando a interação e troca de saberes entre os locais e os artistas. Daqui, já resultaram 50 obras espalhadas pela aldeia, com vários projetos culturais e artistas convidados, podendo ser visitados trabalhos de arte urbana, instalações com peças de cerâmica e azulejo e ainda Land Art. As últimas datam de 2020 e resultam de uma parceria com a revista FOmE, quando a aldeia recebeu as pinturas murais de Jorge Charrua e de Filipa Morgado. No primeiro caso, uma abordagem contemporânea à imagem de Inês de Castro e, no segundo, uma interpretação da história de Pedro e Inês, com vista à criação de um espaço abstrato, com a ideia de caminho (interior e exterior), de fuga e esconderijo.
De realçar ainda as visitas de Pantónio ao Moledo, artista cuja relação com a aldeia remonta a 2014 e que, também em 2020, ofereceu a pintura do moinho à aldeia, num ato de partilha que trouxe uma nova obra sobre os mesmos muros.
Sobre a Bienal Cultura e Educação, decorre até 30 de junho e estabeleceu-se no país através da formação de parcerias, trabalhando em rede com instituições, equipamentos culturais e educativos, câmaras, fundações, associações, coletividades, artistas, mediadores, professores, tendo, ao todo, reunido mais de 300 propostas artísticas e culturais para jovens e crianças. ■































