O Rabiscuits está de volta e até domingo promete encher de arte experimental o centro de Alcobaça. Instalações, performances, escultura, cerâmica, fotografia, concertos, workshops, documentários e vídeo, concertos e muita animação são as propostas desta quinta edição da mostra de arte experimental, que se realiza este ano pela primeira vez em formato bienal.
“Dar a conhecer a capacidade criativa de artistas, na reflexão da produção artística como uma área diversificada e na sensibilização do espectador em relação às novas formas de expressão artística” continua a ser o objectivo de uma iniciativa que entre hoje, 28 de Outubro, e domingo, dia 30, mobiliza cerca de 60 artistas.
Num programa diversificado que pode ser consultado na íntegra em rabiscuits.blo gspot.com, a organização destaca as novidades desta quinta edição: a feira de objectos criativos, um workshop de teatro, a conversa aberta sobre “arte pública” com José Aurélio (Armazém das Artes) e Pedro Bernardo (Museu Bernardo) e o cantinho das “Party’s”, por onde vão passar seis DJ’s. A existência de novos espaços de exposição é outro aspecto a realçar nesta edição.
A organização está a cargo de Rita Pimenta, Gonçalo Tarquínio, Carlos Rodrigues, Tomé Simão, Margarida Gil e João Leandro, que durante os últimos tempos foram recebendo as inscrições dos muitos artistas que quiseram marcar presença numa iniciativa que foi ganhando adeptos ao longo dos anos.
À Gazeta das Caldas Rita Pimenta diz que os participantes são não só de Alcobaça e das redondezas, como Caldas da Rainha e Óbidos, mas também de outros pontos do país, como Sintra ou Margem Sul.
“Felizmente temos sempre muitos artistas motivados”, diz a organizadora, acreditando que “as pessoas gostam muito do facto de ser uma mostra dedicada à arte experimental”. Alguns dos trabalhos que ali vão ser vistos foram “pensados propositadamente para o Rabiscuits”, garante. Sem os artistas e os apoios, seja a nível logístico, seja à divulgação e à organização, “não seria possível”, diz Rita Pimenta.
Este ano a mostra conta com um mapa em 3D da cidade de Alcobaça onde estão assinalados todos os locais que vão ser “invadidos” pela arte do Rabiscuits. Um trabalho de Jack Jacinto que vai estar projectado numa das montras da Praça D. Afonso Henriques, para que ninguém se perca. Além disso, os pontos de interesse vão estar identificados com um “R” luminoso.
A inauguração do Rabiscuits está marcada para as 21h00 de hoje, dia 28, na Praça 25 de Abril. “Uma inauguração descontraída e de partilha de sensações e criações, com Dj Átila, Ginja de Alcobaça, copos coloridos, doces, artistas, biscuits e a democratização da actividade artística” é o que promete a organização.






























