Art & Tur distinguiu filmes que promovem a região Oeste

0
746

Marrocos, Nazaré, Caldas e Lagoa de Óbidos entre os vencedores do festival que, para o ano, decorrerá na Lousã

A 16.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo terminou a 27 de outubro com a Gala de Prémios que decorreu no CCC. Durante os quatro dias do certame, organizado pela Turismo Centro de Portugal, foram exibidos 82 filmes que foram selecionados entre os 262 filmes inscritos, oriundos de 47 países.
Francisco Dias, o diretor do festival afirmou várias vezes que esta 16ª edição foi “a melhor de sempre, pelo CCC, pelo profissionalismo de quem cá está e salas quase sempre cheias!”.
O docente da ESTM deu a conhecer que nesta festa final estiveram presentes 12 presidentes de Câmara, dois embaixadores e participantes de pelo menos 25 países. “Somos um festival forte pois somos intercontinentais”, referiu tendo salientado a realização do projeto complementar ao próprio festival.
O momento apoteótico foi o concerto de três bandas filarmónicas das Caldas que reuniram 130 músicos num espetáculo sobre bandas sonoras de cinema e que ficará na memória de todos. O festival distinguiu como filmes vencedores “Marocco Arise” realizado por Brandon Li (Vencedor do Grande Prémio) e “Nazaré- Maior que a Vida” que ganhou o Grande Prémio da Competição nacional e que foi produzido pela Oonify. “Pantanal Gastronomic Route” produzido por Visit Mato Grosso do Sul recebeu o Prémio de Melhor Filme Brasileiro.
O vencedor da categoria Arte&Fábrica 2023 foi o filme “Caldas da Rainha Magnífica” realizado por Alysson Bruno, Bruno Calanca Nishino e Marco Calábria. O filme, feito na semana antes do festival é uma produção audiovisual de baixo custo e dá a conhecer o que se pode fazer nas Caldas. Conta com a presença de José Ramalho no papel de Rafael Bordalo Pinheiro, num filme promocional muito interessante que mostra vários espaços da cidade e que merecia ser visto noutros momentos. “Lagoa de Óbidos – A meeting with nature” venceu na categoria Destinos Turísticos. O Art & Tur do próximo ano será na Lousã e segue depois para o Fundão e Ovar, mas há mais municípios interessados em querer acolher esta iniciativa, que nesta edição contou com 82 filmes, distinguidos por um júri internacional de 43 jurados.■

- publicidade -