Art 4Family dedica mostra às mulheres

0
290
A homenagem às mulheres abriu com uma mostra e com um workshop

Galeria do centro da cidade celebra a rainha e mostra obras totalmente dedicadas à figura feminina

Abriu no sábado, 17 de maio, a exposição do programa “Perfeitíssima – Tributo a D. Leonor” na Galeria Art 4 Family.

A mostra está integrada na Comemorações do V Centenário da morte da Rainha D. Leonor e integra vários obras originais da coleção desta galeria e que retratam a figura feminina.
“Organizámos esta mostra como tributo à mulher e também como preâmbulo às celebrações da Rainha D. Leonor, fundadora da cidade”, disse João Paulo Cunha, o curador e responsável pelo espaço enquanto fez uma visita guiada pela exposição, composta por trabalhos de vários autores europeus.

- publicidade -

Estão presentes retratos de famosas como de Marilyn Monroe, de Frida Khalo ou de Amy Winhouse, assim como outras reinterpretações de pinturas clássicas. Há obras mais figurativas enquanto que outras usam técnicas que aproximam as obras da arte urbana. Podem pois ser apreciadas obras de Alexy, de Michael Mey, de Chroma, de Beth Trecca, Von Kalisz, Vicento Osada, Elena Markova, Martina Palla, Vincento Osada, Sara Camy, Michael Mey ou de Anastasiya. Presentes nesta mostra estão também alguns trabalhos de autores locais como desenhos e algumas peças de cerâmica de autor. A galeria caldense está a organizar uma outra exposição sobre a rainha D. Leonor de Portugal e que decorrerá, no espaço da Art 4Family entre os dias 4 de outubro a 17 de novembro de 2025. E para tal lançou a 2 de maio, uma Open Call com o intuito de selecionar as melhores propostas sibre a rainha nas áreas da pintura, fotografia, escultura e também de cerâmica. “Já temos algumas propostas artísticas – de cerâmica e de pintura – e os artistas podem concorrer até ao próximo mês de agosto”, disse João Paulo Cunha. A Open Call dirige-se a todos os autores que se queiram juntar nesta iniciativa que pretende assinalar os 500 anos da morte da rainha D. Leonor (1458-1525), mecenas e fundadora não só da cidade das Caldas com também das Misericórdias em Portugal.

Além da homenagem à mulher a Art 4 Family ainda organizou um workshop de iniciação à escultura e modelação com papel machê. Participantes de várias idades realizaram trabalhos, sob orientação de Cristina Lourenço, autora e professora de Artes Visuais. A exposição fica até final de junho. A próxima será da Associação Cultartis.

- publicidade -