António distinguido pelos 45 anos de carreira

0
983

O cartoonista António recebeu o prémio Gazeta de Mérito pelos seus 45 anos de carreira. A cerimónia de entrega dos Prémios Gazeta 2018, atribuídos pelo Clube de Jornalistas, foi presidida por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, decorreu a 26 de Novembro, em Lisboa.
Os jornalistas distinguidos apresentaram críticas às condições actuais para o exercício da profissão onde impera o imediatismo e o Presidente da República também pediu medidas para o sector.
Segundo notícia da Lusa, António Antunes afirmou que esta distinção “chega num momento particularmente difícil para a caricatura em todo o mundo”, em resultado da “pressão económica sobre os jornais e revistas e consequente redução de custos”, mas também “pela intolerância política e religiosa” e “pela pressão das redes sociais e do politicamente correcto”. O distinguido referiu-se também a situação da comunicação social no seu país. “Difícil também por cá, pelo encerramento continuado de jornais e revistas e pela austeridade orçamental dos sobreviventes”, disse o caricaturista que ainda assim tem esperança de que “a caricatura não seja mais uma espécie em vias de extinção”.
António é o responsável pelo World Press Cartoon cuja cerimónia decorre nas Caldas da Rainha desde 2017. O cartoonista do Expresso é também o autor da coleccção Figurões, que é desenvolvida em parceria com a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, na nossa cidade.

Presidente pede medidas

O Presidente da República pediu às associações de imprensa que apresentem, antes do início do debate orçamental, propostas para fortalecer a comunicação social e advertiu que as soluções para o sector têm de ser rápidas. Para o chefe de Estado “seria imperdoável que a democracia, que tanto tempo levou a criar, pudesse sofrer na sua afirmação cívica, social, comunitária, pela incúria no domínio da comunicação social”. Acrescentou ainda que “é tempo de se procurar soluções que garantam a liberdade e a democracia, fortalecendo a comunicação social, a clássica e a nova, todas”, com medidas “de incentivo geral e abstracto, e por isso insusceptíveis de manipulação do poder político, e com aprovação parlamentar, mas que cheguem a tempo”.
Foram também distinguidos os jornalistas Victor Bandarra, da TVI, e Ana Luísa Rodrigues, da RTP (Televisão), Virgílio Azevedo, do Expresso (Imprensa), Mário Rui Cardoso, da Antena 1 (Rádio), Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues, do projeto digital Divergente (Multimédia), Paulo Novais, da agência Lusa (Fotografia) e Ricardo Esteves Ribeiro, do projecto digital Fumaça (Revelação) e o jornal Notícias de Gouveia (Imprensa Regional).
Os Prémios Gazeta são uma iniciativa do Clube de Jornalistas, patrocinada pelo Santander e pela Galp.

- publicidade -