O documentário “Manuel”, de Bruno Carnide – realizador leiriense, formado em Som e Imagem na ESAD -, venceu o prémio de melhor documentário no festival São Tomé FestFilm, destacando-se entre os 845 filmes, de 45 países diferentes a concurso.
O documentário, lançado oficialmente online a 2 de Novembro de 2015, já tinha sido também seleccionado para o 10th Development Film Fest (Índia), em Setembro último.
Este já é o 10.º prémio de Bruno Carnide, que conta com sete prémios nacionais e três internacionai. O realizador conta com 10 curtas-metragens independentes e muitas foram premiadas e exibidas em dezenas de festivais e mostras de cinema em Portugal e no estrangeiro.
Em cerca de sete minutos, “Manuel” apresenta uma das muitas histórias que se podem encontrar sobre quem habita em São Tomé e Príncipe. O filme relata a vida de Manuel, 71 anos, viúvo, carpinteiro e dono de um lote de café, na Roça de Monte Café. “Esta é uma terra de onde tudo brota sem pedir permissão”, explica nota de imprensa sobre o filme. É através da personagem Manuel – de sorriso largo e rasgado, com uma fala de poema – que se conta uma história de um país que esqueceu o que era produzir o café.. “Ele ainda o cultiva, seca, torra e mói. Mas a vida não o desgasta. Manuel não baixa os braços. Aproveita tudo o que a terra lhe dá como se fosse uma bênção”, explica a mesma nota. Este documentário pode ser visto online em vimeo.com/123376265.
- publicidade -































