Ana Maymone apresentou novo livro infantil no Bazar à Noite

0
498

“Máquina de Dormir” foi apresentado no sábado, no mercado criativo da Praça. Autora ilustrou outras obras para os mais novos

O livro infanto-juvenil “Máquina de Dormir” foi escrito e ilustrado por Ana Maymone e apresentado a 20 de agosto, no Bazar à Noite.
A obra, em pré-lançamento, conta a história de um menino que é vítima de bullying e que, por isso, prefere estar sempre a dormir, “pois a vida nos sonhos é bem mais fácil”, contou a autora. Um dia, a vida prega-lhe uma partida e ele já não consegue dormir.
O protagonista desta história pretende, assim, construir uma máquina que lhe permita voltar a adormecer. E quem o vai ajudar? “Os meninos que antes lhe faziam bullying na escola e que passaram a ser seus amigos”, contou a criadora da história do menino que passou a pensar que afinal “o mundo acordado, afinal, não é assim tão mau”.
A história passa-se num mundo pós-apocalítico, que sofreu com as alterações e também por causa de guerras religiosas.
A autora está ainda a desenvolver recursos didáticos sobre esta obra “Máquina de Dormir”, que se destinam a pais e a professores para desenvolver em casa e na escola. O livro dirige-se a crianças do 1º e 2º ciclos.
Ana Maymone é natural de Sintra, mas veio viver para as Caldas da Rainha com o companheiro, que é caldense. Ambos são arquitetos, mas ela trabalha, sobretudo, na área da ilustração e da escrita.
“Os meus sobrinhos são a minha inspiração para estes livros”, disse a escritora-ilustradora, que tem outras obras escritas, em parceria com outras autoras. Com Joana Soares, mãe do Tiago, criança que sofre de paralisia cerebral ilustrou “O Menino que colecionava estrelas”. Já ilustrou outras histórias, em que os protagonistas têm necessidades especiais. “O que acontece é que há crianças com ritmos diferentes e é preciso respeitá-las”, disse a autora, que considera que todos, de uma forma ou de outra, “temos necessidades especiais e não só quem sofre de doenças”.
“Casa Marciana” é como se designa o projeto de Ana Maymone, que engloba a escrita e a ilustração. Escolheu esta designação pois a sua sobrinha considera que a tia veio de outro planeta… A autora esteve presente nas quatro edições do Bazar à Noite deste verão e na banca deu a conhecer os seus livros que ilustrou, tais como “Não quero dormir sozinha!”, “Viagem Ser e Voar” e ainda “O Cavalo e eu”, que teve o apoio da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa. ■

- publicidade -