Vai realizar-se no próximo dia 2 de Julho uma ida ao Estoril e a Cascais, organizada pela Liga dos Amigos do Museu de José Malhoa, com o objectivo de dar a conhecer a importância daquela zona na afirmação turística da região da Costa do Sol nas primeiras décadas do século XX.
A visita inclui um percurso guiado à exposição “O Estoril e as Origens do Turismo em Portugal” e a visualização de imagens fílmicas inéditas das décadas de 1920 e 1930. Serão também visitados os edifícios Hotel Palácio e o das termas e spa cujo projecto reforça a oferta turística e que retoma as ancestrais valências do destino Costa do Sol enquanto estância de veraneio, balnear, desportiva e cultural.
A partida será às 8h15, da Praça 25 de Abril, com destino ao Estoril. Às 10h00 o grupo será recebido por António Carvalho, do
pelouro da Cultura da Câmara de Cascais e pelo caldense, Jorge Mangorrinha, que é presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal.
O almoço é livre, mas a organização sugere um bom local – a cafetaria da Casa das Histórias, de Paula Rego.
À tarde será realizada uma visita ao Museu Condes de Castro Guimarães, acompanhada por José António Proença, conservador daquele museu que possui colecções de pintura, escultura, mobiliário português e estrangeiro, ourivesaria, porcelanas e azulejaria.
O regresso às Caldas está marcado para as 17h30. Os ingressos na exposição e na Casa-Museu são gratuitos.
O preço a pagar pelos sócios da LAMJM, para o transporte no autocarro, será entre os 20 e os 30 euros.
As inscrições podem ser feitas até 1 de Julho (sexta-feira), das 10h00 às 12h00m e das 14h00 às 17h00, directamente no Museu José Malhoa ou através do tel. 262831984.






























