O grupo voltou a juntar-se por ocasião do centenário do nascimento da fadista e juntou multidão na noite de sábado
Milhares de pessoas fizeram questão de marcar presença no concerto dos Amália Hoje na noite do passado sábado, no Rossio, em frente ao Mosteiro de Alcobaça, recordando o projeto criado em 2009 para assinalar o décimo aniversário da morte de Amália Rodrigues e que reinventou a música daquela ícone nacional. O projeto conheceu amplo sucesso a nível nacional e agora foi retomado para uma série de concertos que terminou em grande, com um concerto ao ar livre, numa noite amena, que reuniu uma multidão.
Os alcobacenses Nuno Gonçalves, Sónia Tavares (ambos dos The Gift) e Fernando Ribeiro (Moonspell) subiram a palco, acompanhados por Paulo Praça, o baterista Mário Barreiros, o guitarrista alcobacense Israel Pereira e o baixista Carl Minneman, além de um coro de sete elementos.
“Enche-nos de orgulho ver o Rossio cheio”, salientou Fernando Ribeiro, notando que, depois dos últimos anos com a pandemia, era “indescritível” voltar a atuar para uma multidão como a que se reuniu em frente ao Mosteiro.
“Grito”, “Nome de Rua”, “Formiga Bossa Nova” e “Abandono” fizeram parte do reportório, mas os grandes momentos foram mesmo quando cantaram a primeira música para este projeto, que segundo Nuno Gonçalves “nasceu aqui nestas ruas de Alcobaça”, quando desafiou Sónia Tavares para cantar a “Gaivota”. Outro grande momento foi quando os artistas dedicaram o “Fado Português” aos filhos, que os acompanharam em palco.
No final, os músicos saíram de palco e o público pediu mais. Fez-se silêncio, começou a passar uma gravação de Amália nos ecrãs, a discutir com Alain Oulman a composição da música “Soledade”, que nunca foi editada, até aos Amália Hoje a descobrirem e editarem a sua versão da mesma. A terminar, antes de voltarem a cantar a “Gaivota”, os artistas deixaram uma mensagem de esperança aos presentes e, em particular, ao presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Tiago Acúrcio veio de Condeixa com a esposa e os filhos para assistir ao concerto. “Gostámos muito! Acompanhámos quando lançaram o projeto e agora aproveitámos para voltar a ver ao vivo”, contou. “Não esperava ver tanta gente, mas por outro lado, também não me surpreende”, afirmou.
Já o alcobacense Abílio Cruz também fez questão de vir em família. “Não tinha bem conhecimento da banda, mas gostei muito do concerto”, disse, mostrando-se espantado com a afluência.
O concerto dos Amália Hoje em frente ao Mosteiro integrava a rubrica Palco no Rossio, que prossegue com atuações de Hugo Trindade 4tet e de Sidewalkers (4 de junho) e o projeto “As Aulas de Sónia” (na tarde do dia 5 de junho).Francisco Peças e Churky também integram o cartaz desta iniciativa. ■































