Os alunos de Design Industrial que venceram a primeira edição do concurso | D.R.
André Silva, José Almeida e Pedro Costa, alunos do 2º ano do curso de Design Industrial da ESAD, foram os vencedores do 1º Roca Design Challenge Português. Em conjunto criaram um lavatório que permite lavar as mãos e os pés. A ideia valeu-lhes um prémio de 1500 euros.
Três estudantes da ESAD venceram a primeira edição do Roca One Day Design Challenge em Portugal. Os participantes foram desafiados a reinventar o lavatório convencional e deveriam dar atenção a elementos como a funcionalidade, eficiência e originalidade. E só tinham oito horas para o fazer. No dia 6 de Maio, 164 estudantes de arquitectura e design de 15 instituições de todo o país, organizaram-se em 57 grupos e competiram para apresentar os melhores projectos.
André Silva, José Almeida e Pedro Costa, estudantes do 2.º ano de Design Industrial da ESAD, arrebataram o primeiro prémio com o projeto “Basin Ball” que é um novo lavatório que possibilita lavar as mãos e achaten-suisse.com também os pés. Com a forma de uma esfera, recebe a água de uma torneira exterior, colocada no topo, permitindo lavar as mãos. Toda a água que corre sobre a esfera cai como uma cascata numa peça com um ralo, situada a uma cota inferior, possibilitando, adicionalmente, a lavagem dos pés.
- publicidade -
O desenho da ideia vencedora | D.R.
O projeto dos estudantes da ESAD venceu o primeiro prémio, no valor de 1.500 euros. O segundo lugar foi obtido por Ruben Lourenço e Inês Margarida, estudantes da Faculdade de Arquitectura de Lisboa, e Bárbara Marques, estudante da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, com o projeto Adapt, e o terceiro por Mafalda Costa, da Conservation Practice, e por Pedro Soares, do IADE, com o projeto Aqua Vitae.
Os trabalhos foram avaliados pelo júri, composto pelo arquitecto José Mateus, os designers João Bessa e Paulo Parra, pelo presidente da Associação Portuguesa de Designers, Nuno Sá Leal e pelo director de comunicação da Roca, Xavier Torras.
Recolha de tampas solidária
Os estudantes caloiros da ESAD e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, ambas pertencentes ao Politécnico de Leiria, dinamizaram uma recolha de tampas de garrafas de plástico durante o primeiro semestre. Os fundos angariados nesta acção solidária, promovida pela Comissão de Praxe da ESTG, em colaboração com a Távola Elíptica Veterânica da ESAD, foram recentemente entregues à Cruz Vermelha Portuguesa de Leiria, com o objetivo de adquirir uma nova ambulância para a instituição. “Com o extraordinário trabalho dos caloiros da ESTG e da ESAD conseguimos angariar cerca de 23 mil tampas de garrafa, que entregámos à Cruz Vermelha Portuguesa de Leiria”, disse Rafael Parreira, presidente da Comissão de Praxe da ESTG.
Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, destacou o seu apreço pela iniciativa dos estudantes, que se esforçaram na angariação de tampas de plástico em prol de uma causa social. “Estas dinâmicas são uma excelente forma de integração dos novos estudantes do Politécnico, fomentam valores de solidariedade e entreajuda, e possibilitam a ajuda a uma instituição de cariz social, que apoia os mais carenciados”, disse. N.N.