Início Cultura Alunos do Cencal expõem no Museu da Cerâmica

Alunos do Cencal expõem no Museu da Cerâmica

0
Alunos do Cencal expõem no Museu da Cerâmica
Mais de cem peças encontram-se em exposição no Museu da Cerâmica, após terem passado pela galeria do Cencal, em junho

Exposição “Cerâmica Criativa 21/22” pode ser visitada até dia 31 de janeiro, no espaço das exposições temporárias do Museu da Cerâmica.

O Museu da Cerâmica volta a acolher a exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo pelos alunos da turma de 2021/2022 do curso de Técnico de Cerâmica Criativa, do Cencal. São treze os formandos que têm peças suas no espaço das exposições temporárias, desde a passada sexta-feira, dia 11 de novembro.
A exposição é uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu da Cerâmica, dirigido pela filha da primeira diretora do Museu, Patrícia Ballu Loureiro, que intermediou a relação entre este e o Cencal, onde estuda, com vista à “reativação” da parceria entre as entidades e à retoma da realização anual da exposição, que os alunos “merecem, porque trabalham muito”.
Segundo Filipa Dias, coordenadora do curso de Cerâmica Criativa, é “muito gratificante” para o Cencal ver as “peças [tecnicamente] muito bem feitas e com a criatividade” dos alunos expostas, o epítome do trabalho de um ano letivo (a duração do curso, de 1500 horas).
São cerca de uma centena de peças de cerâmica utilitária e artística que integram um espólio maior e que os alunos realizaram no âmbito dos vários módulos do curso. Entre os temas representados estão a “escultura, olaria, decoração [ou] técnicas de cozedura”.
“Tentámos trazer de tudo e que houvesse uma peça de cada aluno, pelo menos”, explicou a responsável.
Marta Colaço é uma das formandas com peças expostas, como o mural “Enseada” e várias peças de cerâmica utilitária, como jarras. A jovem, que já tinha bases de cerâmica adquiridas na Escola Secundária António Arroio, contou que o curso a ajudou “imenso” a aprofundar conhecimentos na área, na qual pretende continuar a investir, impulsionando também o seu projeto pessoal “Imperfectcer.studio”.
Márcia Magalhães, uma nortenha licenciada em Artes Plásticas pela ESAD e detentora de um perfil de Instagram, “ Mar_the_ceramystic”, onde também divulga o seu trabalho, disse que o curso a fez “evoluir muito” e que se encontrou no estágio realizado em julho. Gostou tanto da experiência que agora ambiciona dar formação na área.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.