
Exposição “Cerâmica Criativa 21/22” pode ser visitada até dia 31 de janeiro, no espaço das exposições temporárias do Museu da Cerâmica.
O Museu da Cerâmica volta a acolher a exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo pelos alunos da turma de 2021/2022 do curso de Técnico de Cerâmica Criativa, do Cencal. São treze os formandos que têm peças suas no espaço das exposições temporárias, desde a passada sexta-feira, dia 11 de novembro.
A exposição é uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu da Cerâmica, dirigido pela filha da primeira diretora do Museu, Patrícia Ballu Loureiro, que intermediou a relação entre este e o Cencal, onde estuda, com vista à “reativação” da parceria entre as entidades e à retoma da realização anual da exposição, que os alunos “merecem, porque trabalham muito”.
Segundo Filipa Dias, coordenadora do curso de Cerâmica Criativa, é “muito gratificante” para o Cencal ver as “peças [tecnicamente] muito bem feitas e com a criatividade” dos alunos expostas, o epítome do trabalho de um ano letivo (a duração do curso, de 1500 horas).
São cerca de uma centena de peças de cerâmica utilitária e artística que integram um espólio maior e que os alunos realizaram no âmbito dos vários módulos do curso. Entre os temas representados estão a “escultura, olaria, decoração [ou] técnicas de cozedura”.
“Tentámos trazer de tudo e que houvesse uma peça de cada aluno, pelo menos”, explicou a responsável.
Marta Colaço é uma das formandas com peças expostas, como o mural “Enseada” e várias peças de cerâmica utilitária, como jarras. A jovem, que já tinha bases de cerâmica adquiridas na Escola Secundária António Arroio, contou que o curso a ajudou “imenso” a aprofundar conhecimentos na área, na qual pretende continuar a investir, impulsionando também o seu projeto pessoal “Imperfectcer.studio”.
Márcia Magalhães, uma nortenha licenciada em Artes Plásticas pela ESAD e detentora de um perfil de Instagram, “ Mar_the_ceramystic”, onde também divulga o seu trabalho, disse que o curso a fez “evoluir muito” e que se encontrou no estágio realizado em julho. Gostou tanto da experiência que agora ambiciona dar formação na área.






























