Alunos da ESAD recuperam a arte do junco de Alcobaça e saem premiados

0
1331
Oito alunos da ESAD foram premiados pela Câmara de Alcobaça | D.R.

Ana Casimiro, Eduardo Vanzeler e Miguel Ferreira foram os três alunos da ESAD premiados com 1000, 750 e 500 euros, respectivamente, no dia 19 de Julho, no âmbito do projecto COZ’ARTE. Os prémios foram entregues pela Câmara de Alcobaça no Museu do Vinho, onde até 30 de Julho esteve patente a exposição “Junco”, resultante dos trabalhos desenvolvidos pelos 26 alunos da escola de artes caldense envolvidos neste projecto.

COZ’ARTE teve início em 2015 e foi promovido pela autarquia alcobacense em parceria com o Centro de Bem Estar Social de Coz e a ESAD, com o objectivo de revitalizar a arte do junco, uma tradição centenária daquela freguesia. Estudantes do mestrado em Design de Produto e da licenciatura em Design de Produto (Cerâmica e Vidro) foram desafiados a recuperar as práticas de manufacturação das esteiras e ceiras de junco (planta cujo caule, depois de seco, é aproveitado para o fabrico das famosas cestas), criando objectos inovadores, um bom exemplo da reinterpretação desta arte.
Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, frisou “a necessidade de revitalizar e rejuvenescer a tradição do trabalho do junco sendo que, para isso, era preciso estimular a criatividade de jovens criadores como são os alunos da ESAD”, acrescentando que as peças criadas “são simultaneamente simples, funcionais e esteticamente belíssimas”. O autarca mostrou intenção de manter o diálogo com todos os criativos “para criar uma relação duradoura e produtiva”.
Além dos três prémios monetários, foram entregues menções honrosas a Diana Fonseca, Filipa Bernardes, Paulo Garcia, Liliana Gouveia e Afonso Duarte.

- publicidade -