Alunos da ESAD presentes em vários festivais de cinema

0
534
Documentário sobre Angola foi o vencedor do Festival de Cinema Universitário

Há um vencedor da escola de artes caldense de um dos festivais de cinema universitário e um outro, convidado a integrar um júri internacional

O filme“Tempos Conturbados”, da autoria de Carlos Tavares Pedro, venceu a categoria de Melhor Filme Português, da 4ª edição do Cinenova, o único Festival Internacional de Cinema Universitário de Portugal.
Aquele evento decorreu entre 22 e 26 de novembro e distinguiu o documentário deste autor, aluno de Som e imagem na ESAD.CR.
Emd eclarações à Gazeta das Caldas, o autor contou que o documentário, a cores e com a duração de 21 minutos, relata as memórias da sua avó, Filomena Lopes, sobre os primeiros momentos da independência de Angola, no pós-25 de Abril.
“É uma investigação pessoal sobre a minha história familiar”, afirmou o realizador, que vai dar continuidade a este trabalho documental “que teve início a partir de um diálogo com a minha avó”.
Este autor, de 22 anos, é também um dos fundadores do Cine Clube das Caldas e enviou “Tempos Conturbados” para mais festivais de cinema como o Porto Post Doc e Entre Olhares (Barreiro), tendo sido, por isso, visto em várias salas de cinemas no mês de novembro em Portugal.
“Fico muito feliz por já ter um filme reconhecido, pois ainda estou a terminar o curso de Som e Imagem na ESAD.CR”, disse o autor, agradado por ter algo que o pode ajudará no seu futuro de realizador.
De resto, Carlos Tavares Pedro quer dar continuidade a estes “Tempos Conturbados”, continuando a estudar o tema de Angola.
Entretanto, Guilherme Rocha, também aluno de Som e Imagem e responsável pelo Cineclube das Caldas, foi convidado para integrar um júri internacional que fará a avaliação dos filmes a concurso do Festival Europeu de Cinema Arte Kino, do qual a ESAD.CR é parceira. O estudante, que também realiza filmes, foi selecionado para constar nos júri jovem e que reúne representantes de várias universidades europeias.
“Gosto das aulas teóricas, de escrever e interesso-me pela área da semiótica”, disse o estudante, que também colaborou com a escrita do guião do filme de Carlos Pedro, “Tempos Conturbados”. O jovem acredita que esta será “uma ótima experiência” pois poderá fazer contactos internacionais, “importantes para futuros projetos”, rematou o autor. ■

- publicidade -