Já saiu o primeiro número da revista F, a magazine cultural da Escola Superior de Artes e Design (ESAD).
Trata-se de um projecto do Espaço Forma, composto por quatro alunos da escola, e que se apresenta como uma nova identidade que tem por objectivo apoiar alunos e ex-alunos da ESAD a dar forma ou projecção aos seus trabalhos.
A primeira edição teve uma tiragem de 100 exemplares. Está também disponível na internet em www.helloforma.com

Um projecto gradual, que pretende interagir com a escola, com a cidade e também a nível internacional, é a proposta do Espaço Forma, composto por João Marcão (editor), João Caixinha (designer multimédia e relações públicas), Rui Lourenço e João Ferreira (designers gráficos), que criaram a revista.
“O objectivo é conseguir promover, o máximo possível, o nome dos alunos e ex-alunos da escola”, reiteraram os jovens, na manhã de 24 de Março, na apresentação da revista aos alunos da escola.
Com esta publicação pretendem abranger os sete cursos da ESAD (Som e Imagem, Artes Plásticas, Teatro e os quatro cursos de Design).
O projecto começou o ano passado e, de acordo com João Marcão, o primeiro número foi um “pouco complicado” de sair pois houve necessidade de gerir todos os conteúdos, escritos essencialmente por alunos, mas também alguns convidados como professores e artistas.
Para esta primeira edição foram feitos 100 exemplares, para os quais contaram com o apoio da ESAD e Instituto Politécnico de Leiria.
A revista deverá ter uma periodicidade semestral e, se a primeira edição foi gratuita, possibilitando às pessoas terem um conhecimento dos conteúdos, o segundo número já deverá ser pago, de modo a permitir pagar os custos da impressão, mas também para ter um produto que cria valor, não só cultural como económico, para a equipa.
Os jovens prevêem que esta venha a custar dois a três euros, um valor “substancialmente inferior ao comum das revistas de design”, realçam.
A primeira edição, cuja totalidade dos conteúdos foi recolhida em 2010, conta com uma crónica, uma entrevista de fundo à ex-directora da escola, Cidália Macedo, um artigo central, espaço dedicado aos vários cursos, identidades, um espaço reservado ao convidado e um evento. A estrutura deverá manter-se nas próximas edições e os jovens estão confiantes que “o projecto poderá ter continuidade durante muitos e muitos anos”.
Na apresentação pública foram entregues apenas oito exemplares aos alunos da ESAD. O próximo passo será fazer chegar outros exemplares em espaços públicos e culturais, como é o caso da Biblioteca Nacional, Fundação Calouste Gulbenkian, CCC e Centro Português de Design.
O Espaço Forma pretende também, no futuro, criar uma loja, inicialmente na internet, para divulgação e comercialização dos produtos feitos pelos alunos.
“Não há uma identidade que nos consiga representar a nível do mercado profissional e acho que é disso que precisamos, porque quando saímos da ESAD, com o curso concluído, estamos muito desamparados” realça João Marcão, acrescentando que a divulgação on-line dos trabalhos poderá ajudar os jovens.
“Há alunos que têm qualidade nos seus trabalhos e a ideia é pegar nesta “nata” para criar este produto”, acrescentou.
A revista F poderá ser consultada no site www.helloforma.com






























