Alunos da ESAD ganham “Prémio de Indústrias Criativas”

0
629

ESADTrês estudantes da ESAD foram distinguidos com o Prémio Nacional de Indústrias Criativas – Fundação de Serralves 2015, na categoria “Arquitectura e artes visuais”.
Os estudantes, que estão a frequentar o mestrado em Design de Produto, formaram o colectivo “Os Italianos Design” e venceram com a peça “Stallo”, que é um copo para água, feito a partir da parte de baixo da garrafa e que se transforma num cálice. Este é composto por um pedestal – uma base em cerâmica vidrada – e a parte superior da garrafa.
Para realizar a peça, agora distinguida, os designers usam garrafas de vidro usadas, que são limpas e cortadas. “Trata-se de um produto feito completamente em Portugal, sendo que também as garrafas aproveitadas são portuguesas”, referem os designers, contando ainda que este novo produto combina na perfeição a cerâmica e o reaproveitamento de garrafas de vidro.
Do grupo fazem parte Lorenzo Scodeller, Mirko Pierini e Paolo Martini e os seus projectos são sobretudo dedicados ao eco-design. Os autores preocupam-se  com a sustentabilidade ambiental e também com a tradição artesanal e industrial local.
Para a realização de “Stallo”, o grupo conta com a colaboração de artesãos caldenses na área da cerâmica, e da Marinha Grande no que diz respeito ao trabalho em vidro.
A técnica que usam para criar a peça é totalmente manual e desenvolvida num sistema de auto-produção, algo que o grupo valoriza. “Queremos mostrar ao público que qualquer material pode ser reutilizável”, explicaram os jovens, segundo nota de imprensa. No caso, “conseguimos alcançar novos produtos, de um modo criativo e original, e mostramos que o processamento manual da cerâmica e do vidro pode ter um aspecto moderno e interessante”.

Resíduos “viram” peças de design

COPOSOs mestrandos italianos têm trabalhado resíduos num processo de upcycle, transformando embalagens e materiais usados e sem funcionalidade em novos objectos, através de processos de produção mais sustentáveis. Continuam depois a colaborar com os artesãos e com as indústrias tradicionais para concluir os seus projectos.
Os copos do projeto “Stallo” podem ser personalizados  dado que o comprador pode escolher a cor e a forma da cerâmica, assim como das garrafas. Como são peças amovíveis, se o comprador tiver vários copos, pode fazer diversos conjuntos, trocando as bases de diferentes cores.
Para Rodrigo Silva, director da ESAD, esta distinção, que é “o mais importante prémio nacional na área das indústrias criativas, é o reconhecimento de que os cursos da ESAD continuam a formar artistas e designers muito singulares, com formas surpreendentes de olhar e pensar o mundo contemporâneo”, informa a mesma nota de imprensa.

- publicidade -

Mário Caeiro no Báltico

O docente Mário Caeiro, da ESAD, participou como especialista e palestrante na Baltic Light Chain Summer School. Esta escola de Verão decorreu entre os dias 20 e 26 de Julho nas cidades de Riga e Liepaja, na Letónia. A apresentação do docente da escola caldense teve por mote “Light in the City – a rhetorical perspective” (Luz na Cidade – Uma perspectiva retórica).
O evento teve a coordenação executiva de Diāna Čivle – directora da Fundação Riga 2014 e coordenadora da programação de Riga 2014 Capital Europeia da Cultura, e reuniu estudantes, jovens artistas, curadores e comissários de eventos de vários países.
A iniciativa visou estimular a cooperação entre instituições que organizam festivais sobre Luz na região do Mar Báltico (Polónia, Lituânia, Letónia e Estónia).
Mário Caeiro é um dos responsáveis do projecto Matriz Malhoa, que está a decorrer no Museu do pintor naturalista.

- publicidade -