Seleta 2019, assim se designa a exposição de alunos da ESAD, que abriu a 16 de Outubro, na galeria do Espaço Turismo que inclui trabalhos dos cursos TeSP de Ilustração e Produção Gráfica e Prototipagem Digital e Desenho 3D. Presente na mostra, o vereador Hugo Oliveira pediu para a escola de artes criar novas embalagens que possam substituir as de plástico, usadas para transportar os produtos agrícolas na região.
Os alunos do curso Ilustração e Produção Gráfica do ano lectivo 2018/19 foram convidados pela marca INAPA (empresa do sector do papel) para fazer calendários para oferecer aos seus clientes da Península Ibérica. Os dois melhores trabalhos, inspirados nas séries televisivas CSI e Sopranos, podem agora também ser apreciados nesta exposição, onde estão presentes caricaturas, desenhos, serigrafias, gravuras e aguarelas, assim como peças de merchadising (sacolas, pins e t-shirts) e de ilustração infantil.
Esta mostra é resultado do trabalho feito durante o ano lectivo nos cursos TESP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) que substituíram os anteriores cursos de especialização tecnológica (CETs).
“Esta formação é essencialmente prática e inclui formação em contexto de trabalho”, disse o docente Afonso Figueiredo explicando que os estudantes no final da formação cumprem um estágio de 460 horas em empresas. A formação inclui quatro semestres e os alunos “têm liberdade para explorar as suas áreas de interesse”, acrescentou o professor.
Noutra zona da galeria, encontram-se trabalhos e modelos que foram desenvolvidos usando tecnologias 3D. Sob orientação do professor João Mateus, estão presentes modelos, alguns premiados em concursos de software. Entre os trabalhos apresentados, contam-se imagens tácteis que permitem a invisuais ter a noção de como é a arquitectura da própria escola de artes. Neste momento, os alunos já estão a desenvolver livros tácteis, recorrendo às tecnologias 3D.
“Este é um curso transversal que dá aos estudantes conhecimentos avançados de impressão 3D”, afirmou o responsável explicando que esta já é a quarta edição desta formação em Prototipagem Digital e Desenho 3D. “Cerca de 75% dos alunos ficaram nas empresas onde estagiaram. Os restantes prosseguem estudos”, disse o professor, referindo que há muita procura por parte das empresas por profissionais com estes conhecimentos. João Mateus ainda acrescentou que a ESAD foi pioneira na introdução de disciplinas de software tridimensional.
Hugo Oliveira deu a conhecer que quer estabelecer uma parceria com a ESAD com um propósito concreto. O vereador e deputado da Assembleia da República quer que os estudantes pensem em novas formas de substituir as embalagens de plástico que são usadas na produção agrícola e frutícola do concelho por outros materiais mais ecológicos.
Seleta 2019 poderá ser apreciada até final de Novembro na Galeria do Posto de Turismo, ao cimo da Praça.
Serigrafias com a Gazeta foram criadas por alunos alemães
Entre os dias 7 a 11 de Outubro, decorreu na ESAD, o workshop de serigrafia Between Two Cities onde participaram alunos da Escola Stift Keppel Hilchenbach na Alemanha. Os jovens vieram visitar a escola de artes caldense na sua viagem de finalistas e realizaram trabalhos de serigrafia, sob a coordenação de Vera Gonçalves. A responsável pelas oficinas de gravura e de serigrafia, desenvolveu propostas unindo imagens da cidade, da escola e recortes da Gazeta das Caldas.
Os participantes juntaram técnicas de colagem e de pintura e de recorte para criar uma imagem 3D e no final elaboraram um pequeno livro sobre a experiência de viajar entre a Alemanha e Portugal.































