Os trabalhos dos alunos que estão patentes no Museu foram realizados ao longo do último ano lectivo

Abriu a 27 de Junho, no Museu do Hospital e das Caldas, a terceira exposição da Academia Desenhos do Bruno. Ao contrário do que era habitual, não houve inauguração, mas os trabalhos dos estudantes podem ser apreciados durante o mês de Julho

A mostra apresenta trabalhos em linogravura, de retrato e de interpretação sobre o tema da Sagrada Família estão patentes, desde sábado, 27 de Junho, no Museu do Hospital e das Caldas.
Esta é já a terceira exposição que reúne o trabalho dos alunos da Academia Desenhos do Bruno, que é coordenada por Bruno Prates.
O desenhador e cartoonista, que é também colaborador da Gazeta das Caldas, referiu que nesta exposição é possível conhecer os desenhos e ilustrações resultantes de muitos dos projectos e desafios pedagógicos que foram colocados aos 50 alunos do seu espaço que se dedica ao ensino do desenho.
Os aprendizes – que têm idades entre os 6 e os 70 anos – são oriundos dos concelhos das Caldas, Óbidos, Cadaval, Bombarrral, Peniche e até Lisboa.
A mostra inclui, ainda, retratos feitos a carvão e a grafite e várias composições gráficas, onde os alunos procuram desconstruir os vários elementos que tem um rosto.
Segundo Bruno Prates, está a ser pensada uma nova exposição de obras que foram realizadas durante o período de confinamento obrigatório e que poderá realizar-se nas Caldas entre os meses de Setembro e Outubro.
Entre os vários projectos que esta Academia tem para os seus alunos durante este Verão, contam-se acções relacionadas com o cinema de animação, com as técnicas de impressão e também com a pintura mural. Está prevista a realização de dois projectos de arte pública, mais concretamente de pintura mural que estão previstos para decorrer em parceria com a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

O regresso das
exposições e das visitas

Esta é a terceira mostra da Academia Desenhos do Bruno e que inclui muitos dos trabalhos realizados ao longo deste último ano lectivo.
Foi por razões de saúde pública que a organização e o responsável da Academia consideraram que era melhor não organizar mais nenhum momento de inauguração desta mostra para não juntar alunos, familiares e amigos.
Esta realização marca também o regresso às exposições em espaço físico deste núcleo museológico.
Segundo a técnica Dora Mendes, em breve, o Museu do Hospital e das Caldas irá realizar a primeira visita de grupo, algo que já não acontece desde o período de confinamento obrigatório.
A primeira visita de estudo de grupo está marcada para o final do mês de Julho.
Este espaço museológico tem conseguido manter o contacto com o seu público com várias actividade on-line, desde a partilha de vários factos históricos, ou ainda propondo desafios aos leitores relacionados com a história local e com o património que pertence a este museu.
A exposição da Academia Desenhos do Bruno poderá ser vista neste museu da cidade até ao dia 31 de Julho.

- publicidade -