Alunas da ESAD são as únicas portuguesas a integrar o ArtRooms em Londres

0
1247
MarianaPatricia
Mariana Sampaio e Patrícia Shenriq estudaram Artes Plásticas na ESAD e vão expor no ArtRooms, em Londres

Mariana Sampaio e Patrícia Shenriq, duas jovens de 25 e 23 anos, ambas formadas em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, são as únicas portuguesas selecionadas para participar no ARTROOMS 2017, uma feira de arte em Londres para artistas independentes. O evento realiza-se entre os dias 20 e 23 de Janeiro, no Hotel Meliá White House, e conta com a participação de 78 artistas dos vários cantos do mundo. Estes são desafiados a expor o seu trabalho num quarto de hotel com 24 metros quadrados sem poderem alterar a disposição e a decoração do espaço, que permanecerá mobilado.

A representar as cores nacionais estarão as duas diplomadas da ESAD, que foram eleitas num universo de 800 inscritos. Embora nenhuma das jovens seja caldense – Mariana nasceu na Golegã e Patrícia em Lisboa – ambas residem e trabalham actualmente nas Caldas da Rainha.
A obra de Mariana Sampaio (que foi a mais votada pelo público na candidatura à exposição, com 4160 votos) é uma instalação funcional, adaptável a “todos os lugares, anfiteatros, escadas, espaços de formato irregular ou a uma sala mobilada, uma vez que os materiais utilizados são flexíveis: pele sintética, feltro e plástico”, refere a autora. A instalação final resultou da evolução de um trabalho anterior sobre objectos do quotidiano, sendo que agora “caminha para um campo mais abstrato, pois o espaço ‘desaparece’ nas cores fortes e texturas presentes nos materiais usados”.
Mariana Sampaio pretende assim que o espectador seja absorvido pela cor e se sinta parte integrante da peça. A presença no ARTROOMS “representa uma das maiores oportunidades para a minha carreira”, acrescenta, não só porque a instalação foi concebida para um espaço interior como o hotel londrino, mas também porque lhe permitirá o contacto com curadores e galeristas que podem dar um empurrão ao seu lançamento no meio internacional.
Já Patrícia Shenriq participa no ARTROOMS com “I’ll fix you”, uma obra cuja forma faz lembrar a vagina e o cólo do útero e que representa a história do seu corpo, funcionando como metáfora do mesmo. “Cada peça contém folhas de feltro unidas através de linhas de algodão ou lã, com o auxílio de uma tesoura, uma luva de borracha e uma agulha”, afirma a jovem artista, acrescentando que “podemos encontrar costuras bastante destacadas comparando com as cores dos feltros, o que confere um carácter pictórico aos objetos”.
Esta será a primeira vez que Patrícia Shenriq exibirá internacionalmente e, só por isso, a sua presença em Londres terá um gosto especial. “Sempre acreditei no meu trabalho, no entanto nunca pensei que teria esta oportunidade tão cedo, até porque ainda estou a terminar o mestrado”, contou à Gazeta das Caldas.
Incluída na participação das jovens no ArtRooms está a assinatura de um contrato para ambas exporem em Londres durante um ano.

- publicidade -