Alcobaça foi reconhecida a 28 de Junho, pela UNESCO, como membro da Rede das Cidades de Aprendizagem, após uma candidatura feita durante o primeiro trimestre de 2019 onde se demonstrava o trabalho efectuado pelo município e diferentes agentes educativos que actuam naquele território.
Segundo a UNESCO, esta rede integra cidades capazes de responder às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos e de utilizar os recursos de forma eficaz, proporcionando oportunidades de aprendizagem, de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social e de criar uma prosperidade sustentável.
As cidades que integram a rede vão partilhar as suas práticas e estabelecer laços e parcerias, na perspectiva da Agenda 2030 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Há já outras localidades portuguesas que já fazem parte desta rede. Alcobaça junta-se agora a Cascais, Anadia, Setúbal, Gondomar, Lagoa (Açores), Mação e Pampilhosa da Serra.
A Rede das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades, com o objectivo de fortalecer a aposta na educação como caminho para a igualdade.
Alcobaça integra a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO
- publicidade -






























