A Câmara de Alcobaça anunciou, esta quarta-feira, que recebeu o selo que valida a candidatura da lendária “Padeira de Aljubarrota” à edição das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a decorrer este ano de 2020.
Segundo o presidente da Câmara , Paulo Inácio, a Padeira de Aljubarrota “tem um profundo significado simbólico para o orgulho português que Alcobaça pretende enaltecer nesta candidatura, representa a importância do povo na luta pela independência, em 1385”.
Brites de Almeida, conhecida por Padeira de Aljubarrota, cujo nome se associa de imediato à Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de agosto de 1385, é considerada uma figura lendária Portuguesa. Durante a Batalha de Aljubarrota, após a derrota aos Castelhanos, que se punham em fuga, Brites juntou-se ao povo que os perseguia, tomando o comando de um dos grupos de homens.
Segundo a lenda, ao cair da noite, voltando a casa, matou, com a sua pá, sete castelhanos que encontrou escondidos dentro do seu forno.
- publicidade -




























![padeira-aljubarrota[9851]](https://staging.gazetadascaldas.pt/wp-content/uploads/2020/04/padeira-aljubarrota9851-696x696.png)


