Novo romance de José Alberto Vasco promete “sexo, crime e sacrilégio” numa ficção passada no Mosteiro alcobacense
O escritor alcobacense José Alberto Vasco apresenta, a 7 de outubro, o seu novo livro de ficção literária “Que Novas Festas Novos Encantos Pedes?” (Editorial Novembro) A apresentação da obra vai estar a cargo historiador alcobacense António Ribeiro, numa sessão que decorrerá às 15h30, na Adega dos Balseiros do Museu do Vinho.
O alcobacense José Alberto Vasco sempre viveu e trabalhou em Alcobaça e colabora há mais de 30 anos na imprensa escrita e radiofónica local, regional e nacional.
Este é o seu sétimo livro. “Que Novas Festas Novos Encantos Pedes?” conta a história de Benta, que é apaixonada pela história dos amores de D. Pedro e Dona Inês de Castro. Bernardo ama Benta e segue-a, alimentando a sua paixão. Benta ambiciona infiltrar-se furtivamente no Mosteiro de Alcobaça e lá passar uma noite e uma madrugada, em total liberdade. Bernardo partilha esse desejo e iniciam os seus planos para o concretizar. Mal sonham o que esse futuro lhes reserva e com os desígnios da história que irão viver, eternizando encontros inesperados e inimagináveis.
“Esta é uma novela em que se cruzam sexo, crime e sacrilégio”, disse o autor à Gazeta das Caldas acrescentando que esta sua obra, de 170 páginas, aposta no factor surpresa.
“Mais do que a história, tentei escrever de uma forma exigente e surpreendente para o leitor”, referiu o autor, que localiza a maior parte da ação no Mosteiro de Alcobaça. “Lá dentro, as personagens vão passar para uma nova dimensão”, contou José Vasco, que possui um bom conhecimento do interior do Mosteiro e que, com esta proposta ficcional, acaba por propôr uma vivência diferenciada daquele património monumental.■































