
Citrus acolhe uma mostra de pinturas de Ana Rita Manique, autora que estuda na ESAD.CR.
A exposição no Citrus – Coffee and Healthy Food conta com aguarelas das Caldas e de Óbidos. A sua autora, Ana Rita Manique, apresenta pinturas que retratam a Praça da Fruta e também vários recantos de Óbidos. Da vila vizinha, a artista destaca aspetos da sua arquitetura caraterística, salientando as casas caiadas com as barras azuladas.
A autora pintou também vistas para a paisagem, captando os telhados em tons de ocre, “onde se avista a lonjura das muralhas do castelo, até à cidade das Caldas”.
Já na cidade termal, Ana Rita focou-se na Praça da Fruta com os habituais vendedores “que nos recebem diariamente com os seus produtos frescos e coloridos”, disse a autora, licenciada em Artes Plásticas e investigadora do Laboratório de Investigação em Artes e Design (ESAD.CR).
À parte dos projetos académicos, a autora realiza aguarelas dos locais onde se desloca pois leva consigo o seu diário gráfico onde regista, pelo skecth, o quotidiano. “Tenho aliado a componente artística com o design, criando diferentes produtos como os postais, o pack de postais das Caldas e Óbidos”, disse Ana Rita Manique à Gazeta das Caldas, acrescentando que não lhe faltam ideias para criar outro tipo de produtos e packagings. “É importante conseguirmos ser versáteis e criativos”, referiu a autora que usa as artes, o design de produto e o design gráfico nos seus trabalhos.
Ana Rita Manique está também a tirar o seu mestrado em Design de Produto e da sua investigação faz parte o desenvolvimento de objetos que explorem diferentes formas de relação entre ser humano e paisagem natural. Como investigadora, o seu projeto insere-se na área da tipografia, onde desenvolve caracteres móveis de madeira, para impressão tipográfica. O objetivo centra-se “na investigação e adaptação de tecnologias antigas de fabrico de tipos em madeira, para reprodução em contexto académico”, referiu Ana Rita Manique que responde a encomendas de aguarelas e também coordena workshops. Dedica-se à ilustração de arquitetura e a projetos em que desenvolve imagens que permitem a visualização de espaços, aliando o desenho e a aguarela ao acabamento em digital. Estas ilustrações são pedidas por empresas de arquitetura, de design de interiores e de construção “que pretendem transmitir e apresentar as suas ideias através da ilustração”.
A artista – que ganhou o prémio da 8ª edição do espaço “Cubos das Tentações”, no Festival Internacional de Gravura e Arte sobre Papel de Bilbau (FIG Bilbau), em Espanha em 2021- está já a preparar o Live Sketching, serviço em que se desloca para retratar, de forma artística, um evento, seja um casamento, batizado ou qualquer outro tipo de celebração. “O desenho ao vivo capta de forma expressiva o ambiente e pessoas, oferecendo através desta experiência uma forma única de registar os momentos”, rematou a artista.






























