O Festival Oeste Fest, que começou no ano passado, irá regressar à Foz do Arelho entre 31 de Julho e 2 de Agosto. Agir, HMB e Kataleya são as figuras que se destacam num cartaz cem por cento português (à imagem do ano anterior). O festival, que é organizado pela empresa Walking Melodies e autarquia das Caldas, perdeu o patrocínio da Cabovisão, o que fez reduzir o seu orçamento para menos de metade e a duração do evento de quatro para três dias.
Na sexta-feira 31 de Julho, Pista e Acts-up abrem as hostilidades, seguidos de Carolina Deslandes e Agir, ficando o fecho da noite a cargo da Dj Mari Ferrari. No dia seguinte actuam os Born a Lion e Fast Eddie Nelson, Diogo Piçarra, HMB e Kerafix e Vultaire. No último dia realiza-se a Running Color (18h00) ficando previstas as actuações de Menasso, Kataleya e P*ta da Loucura para fechar a última noite de festival.
No ano anterior a Cabovisão estimava ter 75 mil visitantes, mas os números, entre concertos e actividades, fixaram-se perto dos 30 mil. Para a edição deste ano, a Walking Melodies e a Câmara caldense (parceiros na organização do evento) estimam que o festival receba 60 mil visitantes.
O Oeste Fest no ano passado custou 250 mil euros, em 2015 estima-se que custe 100 mil. O facto de não ter o patrocínio da Cabovisão significa um corte directo no orçamento de 100 mil euros.
João Louro, da Walking Melodies, contou à Gazeta das Caldas que até à terça-feira de Carnaval estava tudo previsto para que o Oeste Fest se realizasse dentro dos mesmos moldes que em 2014 (com o apoio da Cabovisão, que pertence à luxemburguesa Altice), mas com a compra da PT por parte do grupo luxemburguês e a necessidade de vender a Cabovisão, a organização viu-se obrigada a “redimensionar o festival”.
Para além disso, tendo em conta o número de visitantes do primeiro dia do ano anterior, “não justificava arriscar os quatro dias”, disse João Louro, lembrando os custos inerentes (segurança, aluguer de som, entre outros). O empresário não revelou qual a comparticipação da Câmara das Caldas.
Comparativamente ao ano passado, o preço dos bilhetes mantém-se. O passe geral custa 25 euros (20 euros até 30 de Julho) e a entrada diária custa 10 euros. O passe geral dá entrada em todos os concertos, campismo e participação na Running Color (2 de Agosto às 18h00), uma corrida de cinco quilómetros com o apoio do Queen’s Fitness Club. Os bilhetes podem ser adquiridos no Centro da Juventude e no Posto de Turismo.
“O OesteFest pretende usar a componente musical como atractivo para um evento que será composto por provas e demonstrações desportivas aquáticas e terrestres, gastronomia, exposições, espectáculos cénicos, diversões, workshops, área infantil”, informou a organização em nota enviada à redacção.
- publicidade -






























