Caldas da Rainha
CCC acolhe Auto Barca do Inferno
Hoje, 7 de Março, será representado o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, às 14h00 – numa sessão para as escolas – e às 21h30 para o público. A interpretação está a cargo da Companhia de Teatro de Braga e a encenação é de Rui Madeira. Do elenco fazem parte Alexandre Sá, André Laires, Carlos Feio, Jaime Soares, Rogério Boane, Solange Sá, Thamara Thaís.
O bilhete custa 7,50 euros, mas para jovens e seniores fica a cinco euros.
Aguarelas de Júlio Jorge
Até 31 de Março está patente no CCC uma exposição de aguarelas de Júlio Jorge, autor autodidacta, natural de Montemor-o-Novo. Nas suas obras retrata desde a paisagem urbana e rural até ao retrato, passando também pela natureza morta.
Este aguarelista já participou em várias edições da exposição internacional de Vendas Novas, na VII Mostra de pintores alentejanos e na II Bienal de Artes Plásticas do Alentejo. Apresentou também exposições em vários museus de Évora e de Montemor. Também integrou o concurso anual de aguarelas de Naintré (França).
Aprender fotografia analógica
Nos dias 8 e 9 de Março, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30
, vai decorrer um workshop de fotografia analógica que será coordenado por Joaquim António Silva.
O workshop pretende proporcionar uma primeira abordagem à prática do preto e branco, iniciando-se na fotografia com máquinas analógicas, passando pela revelação dos negativos e terminando na ampliação de provas em papel.
As inscrições decorrem na bilheteira do CCC e custam 30 euros por pessoa. Admitem-se 10 participantes no mínimo e 12 no máximo.
N.N.
“Memória e Futuro” no Museu de Cerâmica
“Memória e Futuro” é como se intitula a exposição que abre hoje, 7 de Março, no Museu de Cerâmica. Da mostra faz parte um conjunto de peças cerâmicas produzidas na Oficina de Cerâmica do museu durante os dois últimos anos. As peças correspondem a projectos educativos desenvolvidos em parceria com escolas, ateliers de tempos livres e centros de seniores.
A exposição vai estar patente ao público, das 10h00 às 18h00, até 31 de Março. A partir de 1 e até 20 de Abril poderá ser vista até às 19h00.
N.N.
“Definitivamente as Bahamas”
no Teatro da Rainha
Continua em cena na Sala Estúdio do Teatro da Rainha a peça “Definitivamente as Bahamas”, de Martin Crimp, com encenação de Fernando Mora Ramos, que pode ser ainda vista hoje e amanhã, dias 7 e 8 de Março, pelas 21h30.
A peça é para maiores de 12 anos, tem tradução de Isabel Lopes e interpretação de Inês Barros, Isabel Lopes e Carlos Borges. O design sonoro é de Carlos Alberto Augusto, cenografia de José Carlos Faria e iluminação de Carina Galante e Filipe Lopes.
N.N.
Pais e professores em debate na Escola Bordalo Pinheiro
No dia 11 de Março (terça-feira) realiza-se no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro uma sessão de conversas com professores às 19h00 e outra sessão de conversas com pais às 21h00 sobre o tema: Reflexão sobre a relação Educador/Educando/Aprendizagem – A Arte da Educação segundo a Pedagogia Waldorf”. A oradora convidada é Luísa Pereira, que é professora de História do 3ª ciclo e do ensino secundário em Torres Vedras e docente do Curso Waldorf Lisboa da Associação Percurso Waldorf.
N.N.
Inauguração do Clube de Literatura Empenhada do Oeste
Vai ter lugar este fim-de-semana, de 7 a 9 de Março, a inauguração do Clube de Literatura Empenhada do Oeste, um espaço dinamizado pelo ex-deputado municipal do BE Fernando Rocha, no nº 53 da rua de Camões.
Hoje, dia 7, às 21h30, vai discutir-se “A situação na Ucrânia e a paz na Europa e no Mundo”. Para amanhã está previsto um almoço, antecedido de visitas pela cidade, e, às 15h00, uma sessão sobre “A Situação nos Estaleiros de Viana do Castelo e a Politica de Portugal para o Mar”.
No domingo, a partir das 11h00, haverá um debate sobre a “A Unidade da Esquerda e da Decência Democrática”, seguindo-se um almoço solidário e, às 16h30, um recital de pessoa, com vários poetas e declamações, acompanhados ao piano, pelo músico e compositor Fernando António Santos. Paralelamente a este programa decorrerá uma exposição, no espaço, de pintura e texto de autoria de Mestre Viriato.
P.A.
Exposições da Electricidade Estética no Centro de Artes
Estão de regresso as exposições organizadas pelo colectivo Electricidade Estética, no Centro de Artes. Todas as quintas-feiras, pelas 22h00, há uma nova proposta artística para apreciar nos ateliers municipais.
A próxima iniciativa vai ter lugar no dia 13 de Março, designa-se “Cofose de olhar para quem não vê – Um deleite sensorial” e é da autoria de Nuno Teixeira.
O Centro de Artes fica junto ao Museu de Cerâmica.
N.N.
Música e canto no Milénio e no Bowling
A Banda da União Filarmónica de A-da-Gorda (UFA) e o Grupo Coral Alma Nova darão dois concertos no próximo domingo, 9 de Março, nas Caldas da Rainha.
O primeiro decorrerá pelas 14h30, no espaço do restaurante Milénio, enquanto que o segundo acontecerá pelas 17h00, no Bowling Caldas.
Actualmente a UFA conta com cerca de 60 elementos, na sua maioria jovens oriundos da sua escola de música, que se mantém em funcionamento há já vários anos. O Coral Alma Nova, que celebrou no passado dia 18 de Fevereiro o seu 32.º aniversário, conta com um repertório que engloba todas as épocas da história da música ocidental e, particularmente na música portuguesa. Destaca-se na divulgação do compositor obidense natural do Senhor Jesus da Pedra, José Joaquim dos Santos.
F.F.
Jantar-concerto nos Rostos
Realiza-se amanhã, 8 de Março, pelas 20h00, um jantar-concerto pela Orquestra Juvenil de Óbidos no Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal, situado nos Rostos.
Os interessados em obter mais informações poderão contactar o centro através do tel. 262949300.
F.F.
Óbidos
Workshop de culinária no Complexo dos Arcos
A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Josefa de Óbidos promove, no próximo dia 15 de Março, a partir das 16h00, um workshop de culinária no Complexo dos Arcos.
Existem três opções de menu – o alentejano, o indiano e o brasileiro – sendo que o mais votado pelos participantes será o que irão confeccionar, sob as orientações do chefe Miguel da Mata.
Os interessados em participar poderão inscrever-se através do tel. 919109268 ou do e-mail apeeajo@gmail.com, fazendo menção à opção pretendida.
O workshop, com direito a degustação, tem um preço de 10 euros para sócios da associação e 12,5 euros para não sócios.
F.F.
Bombarral
Estreia nacional no Teatro Eduardo Brazão
No próximo dia 8 de Março, pelas 21h30, será apresentada a peça “Cucurrucucu”, no Teatro Eduardo Brazão. Integrada nas comemorações do 93º aniversário daquele teatro bombarralense, este espectáculo será uma estreia nacional da obra escrita pelo espanhol Aldonso Paso e adaptada por Tozé Martinho e Teresa Wong.
O preço é de 12,50 euros para plateia e balcão central, 10 euros para o balcão lateral e 40 euros para as frisas e camarotes.
Os interessados em obter mais informações e reservas podem fazê-lo através do tel. 968990714 ou do mail teatroeduardobrazao@gmail.com
F.F.
Alcobaça
Terapêuticas não convencionais em debate na Benedita
Amanhã, 8 de Março, pelas 15h30, irá decorrer na sede do Rotary Club da Benedita uma tertúlia sobre terapêuticas não convencionais, dinamizada pela Tian Di Ren – Clínica de Medicina Chinesa.
Esta conferência, subordinada ao tema “A saúde da mulher e a medicina chinesa”, insere-se num conjunto de iniciativas que a clínica irá realizar pela região do Ribatejo e Oeste, com o objectivo de contribuir para o conhecimento das potencialidades e eficácia clínica desta terapêutica.
O evento será dinamizado por António Moreira, responsável pela Tian Di Ren e tem entradas livres.
O Rotary Club da Benedita está sediado na antiga escola primária.
F.F.
Torres Vedras
Viajar à Pré-História no Museu Leonel Trindade
No sábado, 8 de Março, pelas 14h30, vai decorrer no Museu Municipal Leonel Trindade, em Torres Vedras, uma visita a exposição e oficina, que se destina às famílias.
A actividade inclui uma visita ao núcleo do Castro do Zambujal – povoado fortificado da Idade do Cobre (3.º milénio a. C.) e situado próximo da cidade de Torres Vedras e uma oficina onde os participantes são convidados a viajar até à Pré-história e a realizar actividades sobre o quotidiano pré-histórico.
Os interessados deverão inscrever-se pelo e-mail museu.servico.educativo@cm-tvedras.pt. N.N.






























