Caldas da Rainha
Funky Bones Factory! amanhã no CCC
Amanhã, sábado, 21 de Dezembro, pelas 21h30, actuam no CCC os Funky Bones Factory!, um grupo de músicos-operários que traz uma contagiante onda de groove metalúrgico ao encontro das suas audiências.
A maquinaria é liderada pelo sousafone, de Sérgio Carolino, a quem se juntaram camaradas de longa data: Ruben da Luz, Paulo Perfeito e Daniel Dias nos trombones, Rui Bandeira no trombone baixo, Miguel Moreira na guitarra e um elemento propulsor de alta potência que é Acácio Salero na bateria.
O produto dos Funky Bones Factory! é uma colecção de temas originais que já marcou presença em locais como o Festival de Jazz de Sines e o Gravíssimo! 3º Festival e Academia Internacional de Metais Graves em Alcobaça.
Os bilhetes custam 7,50 euros e cinco euros para estudantes e seniores.
O Lago dos Cisnes no domingo
No domingo, 22 de Dezembro, pelas 17h30, será apresentado o bailado “o Lago dos Cisnes”, interpretado pelo Russian Classical Ballet que é liderado por Evgeniya Bespalova.
O Lago dos Cisnes narra a história de um príncipe que procura a mulher ideal e vê na figura do cisne a suavidade e o encanto feminino, que o deixam loucamente apaixonado. Mas, na verdade, o cisne é a transfiguração de uma bela princesa encantada.
Os bilhetes custam 15 euros (camarotes), 18 euros (tribuna) e 22 euros para a plateia.
N.N.
Bolota assinala 25 anos de carreira no Museu de Cerâmica
“Bolota 1/4 adiante” é como se designa a exposição que está patente no Museu de Cerâmica. Esta mostra – inaugurada em Junho, na Casa Roque Gameiro, na Amadora – assinala os 25 anos de carreira da ceramista caldense Bolota.
Da exposição fazem parte obras da autora e ainda trabalhos conjuntos que esta desenvolveu em parceria com outros autores da região. Os convidados desta autora são Victor Mota, Nuno Bettencourt, Susana S. Jorge, Liliana Alves, Carlos Amaral, Paula Violante, Maria Ventura e Cristina Soares. Além da cerâmica estão presentes trabalhos de joalharia, de pintura, de escultura cerâmica de grande formato e trabalhos onde a cerâmica se une a outros materiais como o ferro. Para ver até 26 de Janeiro de 2014.
N.N.
A Revista das Revistas nos Pimpões
Amanhã, 21 de Dezembro, pelas 21h30, será representada a peça “A Revista das Revistas” pelo Grupo dos Profissionais da Revista Amadora, que pertence aos Pimpões.
As receitas obtidas com este espectáculo revertem a favor de todas as crianças apoiadas pela equipa local de intervenção precoce das Caldas e de Óbidos, que se encontra sediada no Agrupamento de Escolas D. João II. Este grupo apoia crianças até aos seis anos com deficiências e também oriundas de famílias carenciadas.
O grupo de teatro integra 13 elementos voluntários, dos 18 aos 70 anos, que vão subir ao palco para dar corpo e alma a temas exclusivamente relacionados com as Caldas. A reabertura do Hospital Termal, a Praça e até a Gazeta das Caldas serão referidos nos quadros desta peça, à qual não faltarão os mexericos locais, a vida dos casais da terra e, como não poderia deixar de ser, a referência aos poderes locais. A regeneração urbana, a noite “fantasma” e a própria ambição da cidade também têm lugar na “Revista das Revistas”.
Os bilhetes custam 5 euros.
N.N.
“Somos pobres mas somos muitos”
Frei Fernando Ventura é o convidado do ciclo de debates “21 às 21” que se vai realiza, excepcionalmente hoje, dia 20 de Dezembro, pelas 21h00, no auditório da Câmara Municipal.
A sua intervenção terá como mote “Somos pobres mas somos muitos”, que dá o nome a um livro feito em co-autoria com o jornalista Joaquim Franco, que também vai estar presente neste encontro. Segundo nota sobre o evento, a conversa promete ser “sem rede nem preconceitos sobre o Papa Francisco e o mundo”.
Esta iniciativa decorre normalmente ao dia 21 de cada mês e é organizada pela Associação Movimento Viver o Concelho.
N.N.
Vasco Trancoso mostra um olhar sobre a Lagoa
“Lagoa de Óbidos – Um Olhar” é como se designa a exposição de fotografia de Vasco Trancoso, inaugurada a 7 de Dezembro no CCC, e que deu origem a um livro homónimo, patrocinado pela Canon Portugal.
Vasco Trancoso é médico e após ter saído da presidência do Conselho de Administração do então CHON, passou a dedicar-se à fotografia e a dar a conhecer no seu blogue os registos que iam fazendo da lagoa, o ecossistema ex-libris desta região.
A mostra, patente no centro cultural, tem continuidade no Museu do Hospital e das Caldas, onde se podem ver mais imagens da Lagoa, até ao próximo dia 29 de Dezembro.
N.N.
Desenhos de João Honório no Museu Malhoa
O Museu José Malhoa acolhe uma mostra de desenhos originais que constam do livro “Portugalos”, da autoria do escultor João Honório. A obra foi lançada no museu caldense, no sábado, 14 de Dezembro, e dela constam desenhos a cores de figuras da actualidade que o autor retrata com humor. O artista é escultor e também antes de aposentar-se dedicou-se também ao ensino artístico na ESAD.
N.N.
Óbidos
Amanhã há mercado na Amoreira
Amanhã, 21 de Dezembro, realiza-se durante o período da manhã, na Rua da Mina, o mercado mensal da Amoreira.
Este mercado costuma realizar-se no último sábado do mês, mas excepcionalmente, por causa do Natal, irá realizar-se uma semana antes.
F.F.
Feirinha Social no Arelho
Neste fim-de-semana, dias 21 e 22 de Dezembro, terá lugar no Centro Cultural Social e Recreativo Arelhense (CCSRA) mais uma Feirinha Social.
Esta iniciativa, que se repete nos quartos fins-de-semana de cada mês, entre as 10h00 e as 20h00, permite trocar e vender velharias, artesanato urbano e regional, produtos agrícolas directamente do produtor, entre outros.
No decorrer do certame haverá animação, garantida por grupos do concelho.
F.F.
Peniche
Espectáculo de dança amanhã em Peniche
Amanhã, 21 de Dezembro, pelas 21h00, terá lugar no pavilhão gimnodesportivo da Escola EB 2.3 D. Luís de Ataíde, o espectáculo de Natal do Estúdio Municipal de Dança de Peniche.
O evento, intitulado “Histórias com dança, danças com História…”, e tendo como pano de fundo o Natal, apresenta um esquema coreográfico que passa pela utilização de várias técnicas de dança, como o ballet, a dança criativa e contemporânea, jazz, integrando também conteúdos programáticos adquiridos ao longo deste primeiro período lectivo.
O Estúdio Municipal de Dança encontra-se instalado na Fortaleza de Peniche e tem actualmente 120 alunos, repartidos por oito turmas.
Este espectáculo, de entrada livre, integra o programa Natal Penicheiro 2013.
F.F.
Bombarral
A maior cidade de Lego de Portugal
Até 4 de Janeiro o Pavilhão Municipal do Bombarral recebe uma exposição com centenas de construções com mais de um milhão de peças coloridas de Lego.
A maior cidade construída em Lego do país, como refere um comunicado da autarquia, tem mais de 65 metros quadrados e é “uma demonstração de criatividade e imaginação para miúdos e graúdos, onde cada peça parece ter vida, e colocada com muito cuidado com um propósito para transmitir curiosidade, nesta cidade em movimento”.
São vários os locais reproduzidos, desde uma quinta a um aeroporto, um parque temático e um campo de futebol, entre muitos outros.
A iniciativa tem também uma vertente solidária, uma vez que parte das verbas apuradas irá ser entregue ao Agrupamento de Escuteiros 516 do Bombarral. As entradas custam dois euros para adultos e jovens, e um euro para crianças até aos 10 anos.
P.A.
Gala de Natal no Teatro Eduardo Brazão
No dia 23 de Dezembro, a West Europe Orchestra (WEO) vai apresentar a já tradicional Gala de Natal no Teatro Eduardo Brazão em duas sessões, às 16h00 e às 21h30.
A primeira parte do espectáculo vai ser constituída por repertório clássico, incluindo obras de G. Rossini e temas d’O Quebra-Nozes de P. Tchaikovsky. A segunda parte vai ser composta por conhecidos temas de Natal.
Com a direcção artística do maestro Élio Leal, a WEO vai ter como convidados as sopranos Ana Cardoso e Rita Marques, o tenor Nuno Cardoso, o barítono Leandro César, o bailarino Miguel Ramalho da Companhia Nacional de Bailado e bailarinos da Escola de Danças Gecely.
O preço dos bilhetes para a plateia e balcão central é 10 euros, enquanto os bilhetes para o balcão lateral e para as crianças até aos 12 anos custam 7,50 euros. Os camarotes e frisas têm um preço único de 30 euros. Os bilhetes estão à venda na sede do Círculo de Cultura Musical Bombarralense, no posto da Galp do Bombarral, no Quiosque S. Salvador e, no próprio dia do espectáculo no Teatro Eduardo Brazão. Podem ser feitas reservas através do tel. 262283877 ou para teatroeduardobrazao@gmail.com
F.F.
Cadaval
Filarmónica celebra 20 anos com concertos
As comemorações do 20 º aniversário, da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval, que tiveram início a 14 de Dezembro com a actuação do trio “Top Hat”, continuam esta noite, dia 20, com a audição de Natal dos alunos da respectiva escola de música.
No domingo, 22 de Dezembro, a partir das 16h00, haverá um concerto comemorativo da Banda Filarmónica do Cadaval. A seguir ao concerto será feita a entrega de uma lembrança aos sócios da associação e terá lugar um lanche convívio.
Na segunda-feira, dia 23, às 21h30, vai actuar o duo acústico Black Strings que irá apresentar parte do seu repertório de músicas dos anos 60 até à actualidade.
P.A.






























