Agenda Cultural

0
886

Caldas da Rainha
Exposição sobre Timor na Biblioteca Municipal

Documentos que integram a exposição sobre Timor, na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal acolhe a exposição “Timor, 500 anos de arte – 1512-2012”. A mostra que visa celebrar os 500 anos da chegada dos portugueses a Timor é constituída por obras da colecção de Viriato da Silveira. Este artista plástico é timorense mas vive nas Caldas da Rainha há vários anos. A mostra vai ficar patente até 4 de Janeiro de 2013.

Ex-alunos da ESAD expõem nos Silos
A Sala Farinha dos Silos – Contentor Criativo, nas Caldas da Rainha,  acolhe a exposição colectiva de artes plásticas designada “Homeland” que é constituída por projectos de antigos alunos da ESAD.
Esta exposição fará parte da ciclo “Caldas Uncut” que é promovido pelo Núcleo SILOS / Atelier Arte e Expressão,  terá uma periodicidade mensal. “Homeland”  é comissariada pelo ÖZZY Project.

Obras de Hugo Graça para ver na exposição patente na Loja do Ceramista
- publicidade -

Colectiva de cerâmica e pintura na Loja do Ceramista
A Galeria Entre’Artes, na Loja do Ceramista tem patente uma exposição de cerâmica e de pintura. Poderão ser apreciadas obras de Hugo Graça, Margarida Gil e de Miguel Lemos. As pinturas são de Ana Sofia Ambrósio, de Cristina Mateus e de Rita Gomes. A Loja do Ceramista fica na Zona Industrial.

“Paisagens Orgânicas” na Galeria Café
A Galeria Café acolhe a exposição de pintura “Paisagens Orgânicas” de Jeff Haagensen. O autor holandês, que mora nas Caldas há vários anos, expõe desde 1992 e apresenta nesta “mostra pinturas ricas em cor, usando técnicas mistas de acrílico e lápis de cor, procurando o equilíbrio entre linhas geométricas e orgânicas”.
A Galeria Café fica junto ao Centro Comercial Vivaci e a mostra de Jeff Haagensen pode ser vista até ao final de 2012.
Exposição de Artes Plásticas no Museu do Hospital e das Caldas
“A Mulher e a Água” é como se designa a exposição  de artes visuais “Prémio Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro” que vai estar patente até 25 de Novembro, no Museu do Hospital e das Caldas, que fica no Palácio Real, junto à Igreja do Pópulo. Trata-se de uma iniciativa do Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha.

Colectiva na Galeria Pepper’s
A Galeria Pepper’s acolhe uma exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Coque Bayone, Daniel Curado, Joaquim Baltazar, José Pádua, Luís Athouguia, Mário Rodrigues, Paula Carreira e S. Rodrigues.
As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu.
A mostra poderá será vista até 23 de Novembro. A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.

“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
A mostra está patente até ao final de Novembro.
N.N.

Debate sobre a Intolerância hoje na Escola Bordalo Pinheiro
Hoje, 16 de Novembro, pelas 21h00,  decorrerá no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, um debate que visa assinalar o “Dia Internacional Contra a Intolerância”.
A iniciativa, organizada pelo Núcleo da Região Oeste da Amnistia Internacional, vai contar com a presença de António Oliveira, director do Estabelecimento Prisional de Caldas de Rainha. O debate é aberto ao público.
N.N.

“21 às 21” faz três anos e lança livro de poesia

O próximo encontro “21 às 21”, terá lugar a 21 de Novembro (quarta-feira), às 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Nossa Sra. do Pópulo. A sessão terá um modelo diferente das habituais conferências pois celebra-se o terceiro aniversário desta iniciativa. No evento será feita uma resenha dos diferentes debates realizados pelo Movimento Viver o Concelho (MVC) e apresentado o livro “Poesia do Rap – Cartas de Revolta”, da autoria da jovem caldense MK Shawty.
Segue-se uma sessão aberta a quem quiser participar na iniciativa deste movimento de cidadania. No final, vai realizar-se uma assembleia de associados do MVC.
N.N.

Jantar da Cruz Vermelha Portuguesa no restaurante Lisboa

A Delegação das Caldas da Rainha da Cruz Vermelha Portuguesa promove amanhã, 17 de Novembro, um jantar de angariação de fundos que lhe permitam continuar a levar a cabo diversos projectos de apoio social. A decorrer no restaurante Lisboa, o jantar tem início às 19h30 e vai contar com música ao vivo.
O preço é de 12,50 euros por pessoa e as entradas podem ser compradas na delegação da Cruz Vermelha, no número 33 B da Rua Cardeal Alpedrinha, ou no próprio restaurante no dia do jantar.
Entre os diversos projectos levados a cabo pela delegação caldense estão as aulas de línguas, actividade física e outras disciplinas, muitas das quais dirigidas à comunidade sénior. Neste momento encontram-se abertas as inscrições para as aulas de Informática Inicial, que podem ser feitas pelo tel. 262836300.
J.F.

A062 celebra primeiro aniversário com actividades culturais
Estão a decorrer desde ontem, 15 de Novembro, as celebrações do primeiro aniversário da reactivação das actividades da A062.
Na Travessa João de Deus, 1 r/c dto, pode ser visitada a exposição “Dormência” do artista plástico caldense Jorge da Silva Santos, que foi inaugurada no ex-Hotel Madrid, num espaço conjunto da A062 e do Atelier Arte & Expressão. A mostra poderá ser apreciada até ao dia 25 de Novembro. Hoje e amanhã dias, 16 e 17 de Novembro, “Dormência” pode ser apreciada entre as 14h00 e as 20h00.
Das comemorações ainda faz parte um evento que decorre hoje à noite, 16 de Novembro, no Parqe e que inclui mini-concertos de Ubu, Jack Twigg Jr e dos Fuzz, uma performande designada Tallulah’s Secret” e a actuação dos A062 Deejays.
No sábado, 17 de Novembro, no Maratona, voltam a actuar os A062 Deejays e os DJs Twins.
N.N.

Stand up comedy amanhã no CCC
Amanhã, 17 de Novembro, pelas 22h00, no CCC, decorre o espectáculo “Late Check Out” do grupo Lx COmedy Club, que integra os humoristas   Luís Franco-Bastos Ricardo Vilão,  Salvador Martinha e Rui Sinel de Cordes.
Os bilhetes custam 10 euros e 7,50 euros para quem tem menos de 24 e mais de 65 anos.
N.N.

Museu Malhoa e ESAD apresentam exposição e workshop

“O outro lado das gavetas e das oficina de gravura e de serigrafia” é como se intitula a exposição que será inaugurada no dia 22 de Novembro, às 18h00, no Museu José Malhoa.
No âmbito desta mostra vai realizar-se um workshop sobre “postais das Caldas” que se vai realizar a 15 de Dezembro no Museu de José Malhoa.
A organização resulta de uma parceria entre o Museu e a ESAD. A mostra pretende fazer uma abordagem às técnicas gráficas desenvolvidas nas Oficinas de Serigrafia e Gravura da  escola de artes caldense. A exposição vai estar patente até ao dia 20 de Janeiro de 2013.

Contar histórias ao piano

No Museu decorrerá no próximo domingo, 18 de Novembro, a actividade Tocadoras d’Éstórias que apresentam O Piano Encantado Ma Mère l’Oye Maurice Ravel. Duas autoras, Isabel Mendes e Ana Marques, contam histórias ao piano.
Cada bilhete para assistir à sessão custa três euros e as crianças pagam um euro.
A próxima sessão desta actividade terá lugar a 15 de Dezembro, no Museu Malhoa.
N.N.

Tralhas e Tarecos no Centro da Juventude….
Nos dias 24 de Novembro e 1 de Dezembro vai realizar-se no Centro da Juventude o evento Tralhas e Tarecos, que se dedica à venda e troca de artigos usados. Encontram-se abertas inscrições na secretaria do Centro que fica na Rua Vitorino Fróis, nº 22.

…e Mercado de Natal do CCC

O CCC vai organizar uma pequena feira de Natal, intitulada Mercado Livre de Natal nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro, onde se poderá encontrar presentes criativos e originais a baixo custo.
Para tal, está a convidar quem tenha trabalhos originais e criativos para venda a participar nesta iniciativa. Para mais informações contactar o CCC.
N.N.

Amália nos Pimpões
No próximo dia 24 de Novembro, pelas 21h30, será apresentado nos Pimpões o espectáculo “Alexandra recorda Amália”. Para mais informações e reservas contactar através do tel. 262877740.

Artes Plásticas e live body art no Inovação Lounge Bar
Será inaugurada hoje, dia 16 de Novembro, pelas 19h00, no Inovação Lounge Bar uma exposição de artes plásticas de Isabel Baptista. A inauguração vai contar com live body art (pinturas no corpo ao vivo) e prova de vinhos.
A exposição vai estar patente até 31 de Dezembro. O Inovação Lounge Bar fica em frente à Escola Secundária Raul Proença.
N.N.

Lançamento de livro amanhã no Chão da Parada
Amanhã, 17 de Novembro, pelas 21h00, decorrerá, na Associação Social e Cultural Paradense, no Chão da Parada, o lançamento do romance “Laços fortes e decisões difíceis” de Graça Jacinto.
A obra, editada pela Folheto Edições, será apresentada por Fernando Miguel e Luísa Marques.
O evento contará com momentos musicais de João e José Jacinto. As entradas são livres.
N.N.

“Triângulo” é apresentado amanhã na Biblioteca

Triângulo” é como se designa o último livro de Pedro Garcia Rosado que vai ser lançado amanhã, 17 de Novembro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal das Caldas. A iniciativa é da Comunidade de Leitores das Caldas da Rainha e vai contar com apontamentos musicais de alunos do Conservatório local. Actuarão na sessão de apresentação Sónia Matos (trompete), João André Nunes e Nilton Bárbara (clarinetes), Abel Martinho (flauta de bisel) e Inês Lourenço e Sofia Mansoa, em duo de piano a quatro mãos.
N.N.

Aprender a fazer sabão natural

Vai realizar-se a 17 de Novembro, no Espaço Olha-te, um workshop sobre sabão natural artesanal que se realiza entre as 15h00 e as 18h00 e que será coordenado por Sandra Martins, da Poção Mágica.
As inscrições podem ser feitas através do facebook da Criar Eco, organizadora da iniciativa, do e-mail ecocriar@gmail.com ou do tel. 968900198.
N.N.

Vidro nórdico em destaque no Museu da Cerâmica

Uma das obras da Colecção Francisco Coutinho Carreira

No dia 23 de Novembro (sexta-feira), pelas 17h00, será inaugurada no Museu de Cerâmica uma exposição de Vidro Contemporâneo do seu património. As obras pertencem ao núcleo de vidro escandinavo da Colecção Francisco Coutinho Carreira, que foi doada ao museu por José Coutinho Martins e Ilda da Piedade Fortunato Martins.
A mostra reúne um conjunto de 108 peças de vidro contemporâneo da mais significativa produção escandinava do século XX.
Vão estar presentes peças Littala e Riihimaki (Finlândia) e da  Holmegaard (Dinamarca). Poderão ser apreciadas obras de  Flygsfors, Kosta, Johansfors Orup, Gullaskruf, Lindshammar, Pukeberg, Reijmyre, Ryd e Aseda Glasbruk, provenientes da Suécia e de Magnor (Noruega).
Destacam-se as obras de design exclusivo de autores de renome internacional, como os finlandeses Alvar Aalto, Timo Sarpaneva, Tapio Wirkkala e o dinamarquês Per Lütken.
Um pequeno catálogo com identificação de todas as peças e texto caracterizador acompanha a exposição que vai estar patente no Museu de Cerâmica até ao dia 23 de Março de 2013.
N.N.

Escola de Sargentos inicia ano escolar no CCC
A cerimónia solene de abertura do ano lectivo da Escola de Sargentos do Exército vai ter lugar hoje, 16 de Novembro, a partir das 11h00, no CCC.
Este ano a professora Isabel Xavier, presidente da associação Património Histórico, foi convidada para proferir a aula inaguural sobre “Os Pavilhões do Parque na História das Caldas da Rainha: alguns momentos”.
P.A.

Serenata de Sabores em Salir do Porto
No dia 18 de Novembro, pelas 17h30, no restaurante Naco na Pedra, será inaugurada uma exposição de pintura de Claudina Zuzarte. Às 19h30 segue-se uma Serenata de Sabores, um jantar musical que contará com a actuação do trio Music Box, que integra António Freitas, Elsie Cunha e Manuel Jorge.
Para mais informações e marcações contactar através do tel. 936069473.
N.N.

Alcobaça
Orquestras Ligeiras reúnem-se no Bárrio

A União Recreativa do Bárrio (Alcobaça) acolhe amanhã, 17 de Novembro, o 13º Encontro de Orquestras Ligeira. A partir das 21h30, o encontro conta com actuações da Orquestra Ligeira e juvenil do Bárrio, da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica de Ansião e da Orquestra Ligeira de Tarouca.
A organização é da junta de Freguesia do Bárrio, que apela à presença do público como “um estímulo para os nossos jovens”.
J.F.

Workshop de bolachas de Natal
A loja Mimos & Mimices, em Alcobaça, promove este domingo, 18 de Novembro, um workshop de Bolachas de Natal. Entre as 15h00 e as 19h00 os participantes aprendem a usar glacê e pasta de açúcar para decorar as bolachas natalícias, a utilizar o saco e bicos de pasteleiro, as técnicas de run-out, stencil, purpurinas e pintura sobre pasta de açúcar.
As inscrições custam 50 euros por pessoa e incluem documentação sobre o que vai ser ensinado, diversas receitas e as bolachas que cada um fizer e que poderá depois levar para casa. As inscrições são limitadas e devem ser feitas previamente na loja, na Rua Afonso de Albuquerque, em Alcobaça, ou através do tel. 968019177 ou do e-mail mimosemimices@gmail.com.
J.F.

Arte e Educação em debate na Benedita

“A Arte como Processo Educativo” é o tema da conferência que se realiza na próxima quarta-feira, dia 21 de Novembro, no centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. António Delgado e Nuno Gonçalves, dos The Gift, são os oradores desta sessão que integra o ciclo de conferências Arte e Património, promovida pelo Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Esta é uma sessão integrada numa acção de formação contínua de professores, mas que é aberta a todos os interessados. A entrada é livre e o início está marcado para as 18h00.
J.F.

O impacto da II Guerra Mundial debatido em Alcobaça
É com o tema “A II Guerra Mundial e as suas consequências” que arranca na próxima terça-feira, dia 20 de Novembro, o ciclo de tertúlias Frente e Verso em Alcobaça. Carlos Bonifácio, antigo vereador da Câmara Municipal, eleito pelo PSD, e Rogério Raimundo, vereador há 15 anos na mesma autarquia pela CDU, são os protagonistas do ciclo, que vai contar com moderação de José Eduardo Oliveira e que propõe um tema diferente para debater às terceiras terças-feiras de cada mês.
Este primeiro encontro vai decorrer no Café Tertúlia, em Alcobaça, às 21h00.
J.F.

Doces Conventuais são reis e senhores do Mosteiro de Alcobaça
Alcobaça é por estes dias ponto de paragem obrigatória para gulosos e apaixonados por doçaria conventual. O Mosteiro de Santa Maria volta a ser palco de mais uma Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais que se prolonga até domingo, dia 18.
A Abadia Cisterciense de Oseira (Espanha), a Abbye de Herkenrode (Bélgica), a cidade de Aubergenville (França), a de Bahia (Brasil) e o município de Alcobaça, são as presenças internacionais de uma edição que conta ainda com 31 presenças nacionais, vindas de de sítios tão diferentes como Portimão, Vizela, Beja, Penacova, Amarante, Évora ou Ovar. O destaque vai mais uma vez para as casas alcobacenses, que se fazem representar em força (15 presenças) no mais mediático e reconhecido evento anual do concelho.
A Sala do Capítulo, a Sala dos Monges e o Refeitório são os espaços onde os doces feitos sobretudo de açúcar e ovos, havendo ainda diversas receitas com amêndoa e chila, vão ser reis e senhores. Iguarias que, acredita a Câmara de Alcobaça, deverão atrair 50 mil pessoas em quatro dias de mostra.
Mais há mais que desafios à gula nesta mostra. Momentos de música, teatro infantil e dramatizações medievais são outros atractivos deste certame. Além disso, os alunos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister e da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste dinamizam ateliês e demonstrações de pastelaria e doçaria conventual.
As televisões também não vão faltar. A RTP vai debruçar-se sobre o evento no dia 17 de Novembro, com o “Portugal no Coração”. Já no domingo, dia 18, é a vez de a TVI emitir o programa “Somos Portugal” em directo da envolvente do Mosteiro, entre as 14h00 e as 20h00.
Durante estes dias é ainda possível visitar o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça pelo preço de entrada na mostra – um euro. Há ainda a possibilidade de visitar a Capela do Desterro e a Sacristia, com Capela do Relicário incluída.
Uma visita orientada por técnicos superiores do monumento, a realizar no horário normal de abertura deste, e que terá um custo acrescido de dois euros.
Quem quiser ir à Mostra mais que uma vez pode ainda optar por comprar uma pulseira de acesso nos quatro dias por 2,50 euros. A entrada é grátis para crianças até aos 12 anos. Até amanhã, dia 17, a 14º Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais pode ser visitada das 10h30 às 23h00. No último dia de certame o horário de encerramento é antecipado para as 19h00.

Joana Fialho

jfialho@gazetadascaldas.pt

Programa
Sexta-feira, 16 de Novembro
10h30 e 14h30: Ateliê – EPADRC (Sala das Conclusões)
11h00: Teatro infanto-juvenil – À procura do Segredo, Doce guardado (sala das Conclusões)
14h30: Ateliê – EPADRC (Sala das Conclusões)
15h00: Demonstrações de pastelaria e doçaria conventual pelo Chef Paulo Santos e alunos da EHTO (Sala das Conclusões)
15h30: Teatro infanto-juvenil – À procura do Segredo, Doce guardado (Sala das Conclusões)
21h30: Grupo de Trompetes do Centro Cénico da Cela
Sábado, 17 de Novembro
11h00 e 15h00: Ateliê – EPADRC (Sala das Conclusões)
15h00: Demonstrações de pastelaria e doçaria conventual pelo Chef Paulo Santos e alunos da EHTO (Sala das Conclusões)
16h00 e 21h30: Nélia Soeiro (soprano e flautista)
16h30 e 23h00: Recriações de Cânticos e Concertos de Sinetas pelo Grupo de Teatro da Casa da Cultura de S. Martinho do Porto (Claustro D. Dinis)
Domingo, 18 de Novembro
11h00 e 15h00: Ateliê – EPADRC (Sala das Conclusões)
15h00: Demonstrações de pastelaria e doçaria conventual pelo Chef Paulo Santos e alunos da EHTO (Sala das Conclusões)
Das 15h00 às 16h30: Dramatizações Medievais pela Companhia Livre (Claustro D. Dinis)
Al-Andalus – danças e cantares
Apresentação de danças do século XIV
A técnica de combate do século XII
A técnica de combate do século XIV
Desfile de pares – trajes e vestimentas dos séculos XII, XIV, XV, XVII e XIX
As armas de fogo da Batalha de Aljubarrota
16h00 e 19h00: Recriações de Cânticos e Concertos de Sinetas pelo Grupo de Teatro da Casa da Cultura de S. Martinho do Porto (Claustro D. Dinis)

Livro de Fleming de Oliveira lançado amanhã em Alcobaça

O auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça acolhe amanhã, 17 de Novembro, às 16h00, o lançamento do livro “No tempo de Mata Frades, Visconde de Seabra e Outros”. Da autoria de Fleming de Oliveira, o livro remonta aos tempos da extinção das ordens religiosas em Portugal, ocorrida em 1834, debruçando-se sobre diversas histórias relacionadas com o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, como o furto de várias obras e peças da abadia.
Advogado de profissão, Fleming de Oliveira radicou-se em Alcobaça na década de 70, onde foi vice-presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal, entre outros cargos. Em 1980 foi eleito deputado à Assembleia da República.
J.F.

Óbidos
Construções de uma Narrativa inaugurada hoje na novaOgiva

Hoje, 16 de Novembro, pelas 18h00, será inaugurada na Galeria novaOgiva, em Óbidos, a exposição “Construções de uma Narrativa”, de Romeu Gonçalves.
Esta mostra integra um ciclo de trabalhos de jovens artistas, que se vêm afirmando no mundo das artes. As obras apresentadas partem de uma “reflexão sobre os conceitos que envolvem a obra de arte enquanto objecto, material, expositivo, simbólico, comercial e histórico”, refere nota de imprensa.
Romeu Gonçalves, que em 2009 esteve presente no evento Junho das Artes, em Óbidos, como um jovem artista emergente, tem vindo a firmar o seu trabalho no contexto nacional e internacional. A exposição pode ser visitada todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, até 3 de Março de 2013.
F.F.

Gala em A-dos-Negros neste fim-de-semana
O Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros vai realizar entre hoje e domingo a terceira Gala da Freguesia de A-dos-Negros, um evento cultural procura envolver as diversas personalidades da freguesia ligadas à cultura.
Hoje à noite, pelas 21h30, o Grupo de Teatro Amador “Reflexos” (A-dos-Negros) estreia a comédia romântica “Jubileu e Romieta”. Amanhã, também pelas 21h30, irão actuar vários artistas locais, como o fadista Fernando Gonçalves, o instrumentalista Joaquim António, o músico Vítor Mata, o cantor Manuel Freire e outros poetas locais.
No domingo a iniciativa começa pelas 15h00 com música popular portuguesa e a participação de poetas populares. Também irá actuar o Rancho Folclórico Estrelas do Arnóia e, por último, o grupo de teatro amador “Sénior da Sancheira Grande” irá apresentar a peça “No meu tempo foi assim”. O evento, que conta com entradas livres, tem sido descentralizado. A primeira edição teve lugar na Sancheira Grande e homenageou a acordeonista local, Maria da Assunção. O ano passado foi a Gracieira a acolher a gala, feita com a prata da casa e que se traduz num convívio de actores, poetas, dançarinos, cantores e músicos.
A organização é da Junta de Freguesia de A-dos-Negros e conta com o apoio do Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros.
F.F.

O Auto da Compadecida no complexo do Alvito
O grupo de teatro das Gaeiras, designado Os Gaiatos da Vila, estreia no dia 17 de Novembro, pelas 21h30, no complexo escolar do Alvito, a peça “O Auto da Compadecida”.
Esta peça de teatro foi escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna e descreve “as aventuras de João Grilo, um homem pobre e mentiroso, e Chicó, o mais cobarde dos homens”. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam vários episódios, enganando todos os habitantes de uma pequena vila, até que João Grilo morre, juntamente com outras personagens, por um ataque à vila pelo temido cangaceiro Severino. “Todos vão para o céu onde se encontram com o Diabo, Jesus e Nossa Senhora da Compadecida… uma vez lá veremos qual o destino de cada um”, é descrito na sinopse.A peça é interpretada por André Pereira, Andreia Henriques, Bruno Fernandes, Carlos Sousa, Catarina Strecht, Isabel Sousa, José de Almeida, Laura Sousa, Pedro Rodrigues, Tânia Martins, Vânia Dinis e Vera Ramos. A encenação é de Pedro Bernardino, com a assistência de Catarina Strecht.
F.F.

Nazaré
Biblioteca Municipal comemora quatro anos

Para comemorar o quarto aniversário das suas novas instalações, a Biblioteca Municipal da Nazaré programou um conjunto de acções de promoção da leitura para os dias 22, 23 e 24 de Novembro.
A primeira proposta é uma exposição dedicada ao Cake Design, organizada pelos alunos de pastelaria da Escola Profissional da Nazaré. Inaugurada na quinta-feira, dia 22, a exposição pode ser vista no átrio da biblioteca até 9 de Dezembro.
Nos dias 23 e 24 de Novembro estão de volta “Os Dias do Livro”, com palestras, ateliês e outras iniciativas pensadas não só para a comunidade escolar, mas também para o público em geral.
Na manhã de sexta-feira, os alunos do 1º ciclo têm um encontro com o autor António Mota, numa conversa que vai andar em torno do tema “O Primeiro Dia de Escola”. Nessa mesma manhã Rosário Alçada Araújo fala sobre “A Árvore dos Rebuçados” e à tarde é a vez da autora Margarida Fonseca Santos e do psicólogo Júlio Estrelinha apresentarem “Uma Questão de Azul Escuro” e de José Fanha e Ana Hilário falarem sobre “Era uma vez a República”.
No sábado é a vez de o público em geral participar numa série de debates. Às 15h30 juntam-se à mesa Margarida Fonseca Santos, José Fanha, Isabel Ricardo Amaral, numa conversa que será moderada por João Morales. Uma hora depois segue-se um debate entre Rosário Alçada Araújo, António Mota e Alexandre Esgaio.
J.F.

Como estimular leitura nos mais pequenos?

Como se lê um livro só com imagens? Que livros se devem escolher para crianças até aos três anos? Como estimular a leitura em casa? A resposta a estas perguntas é dada este fim-de-semana, dias 17 e 18 de Novembro, na formação “Ler Antes de Saber Ler – Experiências literácitas com bebés entre os 9 meses e os 3 anos”, que decorre na Biblioteca Municipal da Nazaré.
Susana Silvestre é a formadora responsável por esta iniciativa destinada a promotores de leitura, bibliotecários, professores e educadores. A formação tem uma duração de 12 horas, distribuídas pelos períodos entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00 dos dois dias.
As inscrições devem ser feitas junto da Biblioteca Municipal da Nazaré, pelo tel. 262562388 ou através de e-mail para biblioteca.municipal@cm-nazare.pt.
J.F.

O Canhão do Norte em documentário

O documentário “Zon North Canyon Show”, filmado no ano em que Garrett McNamara surfou a maior onda do mundo na Praia do Norte, vai ser exibido este fim-de-semana na Nazaré. Hoje, dia 16, o filme pode ser visto no Cine-Teatro às 21h30. Amanhã, dia 17 de Novembro, há sessão dupla, com exibições às 17h00 e às 21h30.
O surfista havaiano é o protagonista do documentário que, além de registar as suas aventuras nas ondas grandes da Praia do Norte, deita um olhar atento sobre as gentes nazarenas. A vertente científica do Canhão da Nazaré também não foi esquecida neste documentário produzido no âmbito do projecto North Canyon, que vai no terceiro ano e cuja edição 2012 decorre até ao final do mês.
J.F.

Lisboa
Os libertários contra Salazar é tema de conferência

Decorre amanhã, 17 de Novembro, pelas 15h39, na Biblioteca-Museu Republica e Resistência – Grandella, uma conferencia com José Hipólito dos Santos sobre “A participação de libertários em movimentos para derrubar a ditadura de Salazar”. Trata-se de uma iniciativa integrada no lançamento do nº 70 da revista “A Ideia”, que é coordenada por João Freire. Este professor jubilado do ISCTE fez parte da organização do FestIval pela Vida contra o Nuclear que se realizou nas Caldas em 1978.
A Biblioteca-Museu República e Resistência – Grandella fica na Estrada de Benfica, 419.

Peniche
“Torga – Biografia Teatralizada” apresentado amanhã em Peniche

O Intervalo – Grupo de Teatro interpreta amanhã, 17 de Novembro, pelas 21h30, no auditório do Stella Maris (Peniche), a peça “Torga – Biografia Teatralizada”, com excertos da peça “Mar”.
“Mar” é uma peça de teatro da autoria de Miguel Torga, datada de 1941. A acção decorre numa taberna de pescadores, situada junto a uma vila piscatória, onde os amores e desamores do pescador Domingos servem de mote a uma reflexão sobre a condição humana e a verdadeira alma do povo.
Miguel Torga foi o pseudónimo escolhido por Adolfo Coelho da Rocha, escritor nascido em S. Martinho da Anta (Vila Real), em 1907. Depois de uma infância rural dura e de uma breve passagem pelo seminário de Lamego, Miguel Torga emigrou para o Brasil, onde trabalhou na fazenda de um tio. Cinco anos depois regressou a Portugal e prosseguiu os seus estudos, tendo-se formado em medicina. Poeta, romancista, ensaísta e dramaturgo, Torga foi autor de mais de 50 obras publicadas desde os seus 21 anos, tendo falecido em 1995.
Este evento, que tem entradas livres, conta com o apoio da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Sebastião de Peniche e está inserido no programa Novembro, Mês do Mar – 2012, dinamizado pela autarquia de Peniche e pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
F.F.

A indústria das conservas em destaque na Atouguia da Baleia
A lata de conservas de cavala comemorativa “Peniche, 2000 anos a produzir conservas”, estará em destaque no CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia até final de Novembro.
A história das conservas de peixe no concelho de Peniche remonta ao período romano, sendo disso testemunho o complexo oleiro do Morraçal da Ajuda, onde se produziam ânforas utilizadas no transporte de pastas de peixe.
Mais recentemente, durante todo o século XX, a indústria conserveira foi fundamental no desenvolvimento económico, social e urbanístico de Peniche, existindo ainda três fábricas em actividade. Numa evocação ao passado conserveiro de Peniche foi produzida, em 2009, uma edição de latas de conserva de sardinha. Já este ano, durante o mês de Outubro e coincidindo com a realização do Rip Curl Pro Portugal – Peniche, foi apresentada uma nova edição, desta feita dedicada à cavala. O grafismo desta lata foi concebido pela Câmara de Peniche, tendo como base uma serigrafia da autoria de Alexandra Prieto (2012), representando a mítica onda da praia dos Supertubos, oferecida no âmbito das 7 Maravilhas Praias de Portugal.
Durante este mês encontram-se expostas no CIAB a serigrafia de Alexandra Prieto e as latas de conserva, permitindo um conhecimento mais aprofundado sobre a produção conserveira, a cavala de Peniche e a Praia de Supertubos.
O CIAB fica situado no Largo de S. José, na Atouguia da Baleia.
F.F.

Feira do livro sobre o mar na Fortaleza
O salão nobre da Fortaleza de Peniche acolhe até ao próximo dia 25 de Novembro uma feira do livro sob o tema Surf e Mar.
Este certame apresenta várias obras em que o mar é o tema central, mas que aparece representado em temáticas que vão desde a economia, ao ambiente, passando pela gastronomia e pelos desportos de onda, com destaque para o surf.
Na mostra encontram-se representadas as editoras Ao Pé das Letras, Uzina Books e Prime Books, bem como a revista Surf Portugal.
Para além da componente literária, estarão expostas algumas telas da autoria de João Catarino, responsável pela ilustração da obra “Tanto Mar”, assinada em co-autoria com Pedro Adão e Silva.
Esta feira pode ser visitada nos dias úteis, excepto à segunda-feira, entre as 9h00 e as 12h00 e das 14h00 e as 17h00 e aos fins de semana, no período entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00.
F.F.

Passagem de modelos na Atouguia da Baleia
Vai realizar-se amanhã, 17 de Novembro, entre as 15h00 e as 18h00, no Largo do Oitão, na Atouguia da Baleia, uma passagem de modelos de bijutaria e malas.
A organização do evento é da produtora Animesalus e da Loja  Edite, com a colaboração de pronto a vestir Sr. João e da Loja Fantástico, que se dedica aos acessórios de moda em Peniche.
A iniciativa conta com o apoio da Junta Freguesia de Atouguia da Baleia e da Guia Viagens.
N.N.

Bombarral
Professores expõem fotos do Bombarral

Está patente até 26 de Novembro, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, uma exposição de fotografias da autoria de vários professores do agrupamento de escolas do concelho.
Esta é uma iniciativa desenvolvida pelos alunos do curso profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, que seleccionaram as fotografias expostas e montaram a exposição.
Da autoria de 18 docentes, as fotografias foram captadas no decorrer das visitas de campo realizadas no âmbito de uma acção de formação e mostram o património histórico e natural existente no concelho.
A exposição pode ser vista no átrio de exposições da escola todos os dias da semana, entre as 9h30 e as 22h30 horas.
P.A.

Torres Vedras
David Fonseca actua no Teatro-Cine

David Fonseca vai actuar no dia 23 de Novembro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, onde apresentará o espectáculo Season Tour – Rising:Falling.
Na sua actuação vai dar a conhecer o seu mais recente trabalho, Seasons, o qual se divide em dois álbuns Rising e Falling. Nestes o músico relata um ano da sua vida através das canções. Someone That Cannot Love, Kiss Me, Oh Kiss Me ou A Cry 4 Love, são alguns dos temas que constam nestes trabalhos.
O preço dos bilhetes para este espectáculo é de 15 euros.
N.N.

Fotografia de Mário Vasa em Torres Vedras
Está patente, na Cooperativa de Comunicação e Cultura Contemporânea de Torres Vedras uma exposição de fotografia de Mário Vasa, designada “Walk to NYC”. Mário Vasa é fotojornalista e também se dedica à fotografia de moda. A mostra está patente até 29 de Dezembro
A CCC fica na Rua da Cruz nº 9 em Torres Vedras.
N.N.

Fátima
Herculano Elias apresenta exposição de Natal

“Natividade – Obras de Mestre Elias” é como se designa a exposição do caldense Herculano Elias que pode ser apreciada  no Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima.
Da mostra fazem parte quatro esculturas em cerâmica e seis pinturas a óleo sobre temáticas natalícias. A exposição decorre com o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Arte Sacra e Etnologia, abriu a 12 de Novembro e vai estar patente até ao dia 6 de Janeiro.
O Museu de Arte Sacra e Etnologia fica na Rua Francisco Marto, 52, em Fátima.
N.N.

- publicidade -