Caldas da Rainha
Ex-alunos da ESAD expõem nos Silos
A Sala Farinha dos Silos – Contentor Criativo, nas Caldas da Rainha, acolhe a exposição colectiva de artes plásticas designada “Homeland” que é constituída por projectos de antigos alunos da ESAD.
Esta exposição fará parte da ciclo “Caldas Uncut” que é promovido pelo Núcleo SILOS / Atelier Arte e Expressão, terá uma periodicidade mensal. “Homeland” é comissariada pelo ÖZZY Project.
Colectiva de cerâmica e pintura na Loja do Ceramista

A Galeria Entre’Artes, na Loja do Ceramista tem patente uma exposição de cerâmica e de pintura. Poderão ser apreciadas obras de Hugo Graça, Margarida Gil e de Miguel Lemos. As pinturas são de Ana Sofia Ambrósio, de Cristina Mateus e de Rita Gomes. A Loja do Ceramista fica na Zona Industrial.
“Paisagens Orgânicas” na Galeria Café
A Galeria Café acolhe a exposição de pintura “Paisagens Orgânicas” de Jeff Haagensen. O autor holandês, que mora nas Caldas há vários anos, expõe desde 1992 e apresenta nesta “mostra pinturas ricas em cor, usando técnicas mistas de acrílico e lápis de cor, procurando o equilíbrio entre linhas geométricas e orgânicas”.
A Galeria Café fica junto ao Centro Comercial Vivaci e a mostra de Jeff Haagensen pode ser vista até ao final de 2012.
Exposição de Artes Plásticas no Museu do Hospital e das Caldas
“A Mulher e a Água” é como se designa a exposição de artes visuais “Prémio Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro” que vai estar patente até 25 de Novembro, no horário habitual do Museu, instalado no Palácio Real, junto à Igreja do Pópulo. Trata-se de uma iniciativa do Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha.
Herbário em cerâmica para conhecer no Museu Barata Feyo
Está patente, no Museu Barata Feyo, uma exposição do Herbário de Cerâmica que reúne trabalhos de alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo efectuados no jardim do Centro de Artes.
Os participantes recolheram e identificaram algumas das espécies com vista a reproduzirem num azulejo as suas recolhas.
A mostra está patente até 10 de Novembro.
Colectiva na Galeria Pepper’s
A Galeria Pepper’s acolhe uma exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Coque Bayone, Daniel Curado, Joaquim Baltazar, José Pádua, Luís Athouguia, Mário Rodrigues, Paula Carreira e S. Rodrigues.
As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu.
A mostra poderá será vista até 23 de Novembro. A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.
“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
A mostra está patente até ao final de Novembro.
Cencal em exposição no Museu de Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe até domingo a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.
Exposição de pintura na Foz do Arelho
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
Festival de Jazz prossegue no CCC
Hoje, sexta-feira, 2 de Novembro, pelas 21h30, no CCC, continua o festival Nice Jazz, com a actuação de Maurizio Minardi, acordeonista, pianista e saxofonista e mentor do grupo Quarteto Magritte que se dedica ao jazz e ao tango.
Amanhã, 3 de Novembro, será a vez do Quinteto de Maria João Fura. O grupo vai trazer canções originais em português que abordam o quotidiano com ironia, num ambiente que inclui tons bossa nova, blue e jazz.
No dia 4 de Novembro, actuará o Filipe Melo Trio. O pianista nasceu em Lisboa e estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music.
Vem às Caldas acompanhado por André Carvalho (contrabaixo) e João Rijo (bateria), dois músicos com quem se apresentou regularmente em diversas formações. Do seu percurso destaca-se, por exemplo, a colaboração com Peter Bernstein, Omer Avital, Donald Harrison Jr, entre tantos outros. O músico tem participado em vários festivais em países como Israel, Angola, Egipto, Croácia e Roménia.
Os bilhetes para os concertos custam 7,5 euros. Para mais informações consultar o site www.ccc.eu.com
N.N.
Escrita criativa na Biblioteca Municipal
Amanhã, 3 de Novembro, entre as 15h00 e as 17h30, decorre na Biblioteca Municipal um workshop de escrita criativa com a escritora Teresa Lopes Vieira. Na acção de formação será feita uma viagem ao mundo da escrita que ensinará “o que é criar e como fazê-lo através das palavras”.
Pelas 18h00, a autora irá apresentar o seu último livro “Gato Persa Social Club” e vai conversar com o público sobre as obras e as viagens que as inspiram. Equador, Colômbia e Egipto são alguns dos cenários das suas histórias.
Teresa Lopes Vieira publicou em 2010 o romance Os Diários da Mulher Peter Pan, pela Bertrand Editora, passado em três países da América do Sul
(Equador, Colômbia e Venezuela). O segundo livro, Gato Persa Social Club, saiu em Fevereiro de 2012, pela mesma editora.
A autora colaborou com algumas publicações com textos de viagens e é, desde 2010, formadora na área da escrita.
N.N.
Tricot no espaço Olha-te
Está a decorrer no Olha-te um curso de iniciação ao tricot, que é coordenado por Ana Maria Caetano.
O curso está a decorrer aos sábados (entre as 10h00 e o meio dia) e à quinta-feira (entre as 19h00 e as 21h00). A professora já coordena as aulas de Tricot e Malhas na Universidade Sénior.
A formação é uma iniciativa da Criar Eco e as aulas decorrem
na Rua de Camões nº 75, frente ao Parque D.Carlos I.
Para mais informações contactar através do e-mail
ecocriar@gmail.com ou do tel. 968900198.
N.N.
Venda de garagem nos Pimpões no Domingo
No dia 4 de Novembro, entre as 10h00 e as 19h00, vai realizar-se nos Pimpões o segundo Bazar – Venda de Garagem.
O Bazar pretende dar a oportunidade a todos os interessados em vender os pertences que já não necessita.
O auditório acolherá o evento onde os vendedores podem colocar
no espaço físico da colectividade os objectos para venda.
Neste evento, que terá um carácter regular, podem ser vendidos roupas, livros, jogos, material informático, discos, CD’s, móveis e bicicletas, entre outros bens.
Para participar é preciso efectuar inscrição na secretaria dos Pimpões no próprio dia do evento ou através do tel. 262877740.
N.N.
Workshop de fotografia na ESAD
Nos dias 2, 3, 10 e 16 de Novembro vai realizar-se um workshop sobre fotografia criativa e retrato fotográfico que será coordenada por Ana Sluga. A formação, que será dada em inglês e custa 70 euros, para a comunidade em geral e 50 euros para estudantes do IPL.
N.N.
Alcobaça
Livro sobre João de Castilho apresentado no Mosteiro
A sacristia do Mosteiro de Alcobaça acolhe amanhã, 3 de Novembro, a apresentação do livro “O Arquitecto João de Castilho, O Construtor do Mundo”. Natural da Cantábria (Espanha), João de Castilho dirigiu as obras do Mosteiro de Alcobaça (onde lhe foi confiada a construção da Sacristia Nova e da Biblioteca), do Mosteiro da Batalha, do Mosteiro dos Jerónimos e das obras do Convento de Cristo em Tomar, cargo que manteve até à sua morte, em 1553. Do seu extenso trabalho destaca-se ainda a participação na construção da capela-mor da Sé de Braga, da Igreja Matriz de Vila do Conde e a passagem pelo Norte de África, onde fiscalizou várias obras.
O livro que agora é apresentado integra-se nas comemorações dos 500 anos das suas obras em Portugal. A apresentação está a cargo de Alberto Luna, espanhol e descendente de João de Castilho, e vai decorrer às 15h30.
J.F.
Dança contemporânea no Cine-Teatro
O Quorum Ballet está de volta a Alcobaça este sábado, dia 3 de Novembro. Pelas 21h30, a companhia de dança contemporânea sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro para apresentar “Excentric Concentric” e “Mesa”.
A primeira proposta vai andar em torno dos sonhos, com o palco a assumir-se como a tela branca da nossa imaginação, “um espaço onde se pode deixar o inconsciente sugerir toda a sua criação”. Já em “Mesa” coloca-se em destaque a peça de mobiliário que é “local de confrontos de ideologias”, uma peça “sobre a qual as grandes decisões são tomadas”.
Os bilhetes para o espectáculo do Quorum Ballet custam cinco euros. na compra de um bilhete, o Cine-Teatro oferece outro.
J.F.
Imortalidade do espírito debatida em Alcobaça
A Associação de Cultura Espírita de Alcobaça promove amanhã, 3 de Novembro, uma conferência sobre “Evidências Científicas da Imortalidade do Espírito”. Entre as 16h00 e as 17h00, a proposta é para reflectir sobre as investigações científicas que estudam e comprovam a referida imortalidade, apresentando-se “a visão espírita sobre o assunto”.
A palestra vai decorrer na sede da Associação, na Rua da Escola da localidade dos Capuchos. A conferência é aberta a todos os interessados e as entradas são gratuitas.
J.F.
Cadaval
Livro sobre tratamentos naturais apresentado na biblioteca municipal
“Doenças e tratamentos naturais” é o título do livro que irá ser lançado a 9 de Novembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal do Cadaval.
O autor, Leonildo Rodrigues, é natural do Vilar (Cadaval) e, enquanto autodidacta, tem vindo a explorar esta temática há mais de 20 anos.
O autor tenciona, com esta edição, contribuir para que a informação adequada, no âmbito da saúde, possa estar acessível a quem dela necessite.
Leonildo Rodrigues frequentou o Seminário Salesiano de Poiares da Régua durante oito anos e concluiu o liceu no Colégio Clenardo, em Lisboa, tendo completado os estudos superiores na Faculdade de Direito de Lisboa.
De 5 a 30 de Novembro a biblioteca promove também a exposição de livros “Prémios Nobel da Literatura”. A mostra reunirá as obras, existentes na instituição dos galardoados pelo Prémio Nobel da Literatura, de 1901 à actualidade.
A exposição ficará patente às segundas, das 14h00 às 18h00, terça a sexta, das 9h00 às 18h00 e sábado, das 9h00 às 13h00.
P.A.
Leiria
“Esquecer Saramago” da ESAD em Leiria
A Biblioteca José Saramago, do Instituto Politécnico de Leiria, acolhe a exposição “Esquecer Saramago”, organizada por um grupo de docentes, alunos e ex-alunos da ESAD.
A mostra foi inaugurada a 31 de Outubro e contou com o lançamento de um livro homónimo que resulta de uma parceria inédita entre a escola, o IPL, a Faculdade de Ciências, a Universidade de Lisboa e da Fundação José Saramago.
Na exposição e no livro são invocados 11 textos de José Saramago, cruzando-se a memória de quem o leu num momento marcante do seu percurso pessoal, como foi o caso de Eunice Artur, Bruno Bogarim, Orphanus Lauro, Pedro Penilo e Anabela Santos. Há também textos de novos leitores – André Banha, Ricardo Braz, João R. Ferreira, Nuno Fragata, André Graça Gomes, Mónica Landim – sobre como foi contactar com a escrita do autor de “O Memorial do Convento”. Este trabalho conta com a participação do artista plástico e designer Pedro Penilo.
N.N.
Óbidos
Outono com música em Óbidos
No próximo dia 3 de Novembro (sábado) realiza-se em Óbidos o espectáculo “Era uma vez…” – “Pais & Filhos”, que vai reviver as mais conhecidas bandas sonoras infantis desde a década de 80 até à actualidade. No dia 10 terá lugar o espectáculo “Uma voz, uma alma”, interpretado em várias línguas.
Estes eventos estão integrados na iniciativa “Outono com música”, dinamizada pela artista Sandra Russo.
As sessões acontecem às 15h00 e 16h30 entre o Museu Municipal e a Praça de Santa Maria. As entradas são livres.
F.F.
Nazaré
Tarde dedicada ao cepticismo na Nazaré
A Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe amanhã, 3 de Novembro, uma tarde de palestras onde se vai debater a fronteira entre a Ciência e a pseudo-Ciência. “ComceptCon 2012 – Realidade ou Ficção?” é uma iniciativa da Comunidade Céptica Portuguesa e pretende analisar “temas actuais com recurso à mais importante ferramenta do cepticismo: o pensamento crítico”.
“Viriato: o herói da nossa História” é o primeiro tema a ser abordado pelo arqueólogo da Universidade do Porto João Pedro Tereso. Segue-se “O fim do Mundo está para breve?”, por Carlos F. Oliveira, astrónomo da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos da América. A última palestra debate a “Falsa Ciência por todo o lado” e conta com a intervenção de David Marçal, bioquímico da Associação Viver a Ciência.
Além das palestras, o ComceptCon 2012 conta ainda com a realização de um debate sobre o cepticismo, as suas ferramentas e a importância que este pode representar nos desafios do dia-a-dia, numa altura em que são constantes as divulgações de novos resultados e descobertas. “Mas quanta desta informação é credível? Como separar a Realidade da Ficção?” são as respostas a que o encontro se propõe responder.
O encontro está marcado para as 15h00 e tem entrada livre, não sendo necessária inscrição prévia.
J.F.
Tasquinhas de Inverno no Valado dos Frades
A Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades acolhe até ao próximo domingo, dia 4 de Novembro, as Tasquinhas de Inverno. Durante os dias de certame, são servidos almoços e jantares.
Além dos petiscos e do melhor da gastronomia regional, as Tasquinhas de Inverno da Biblioteca de Instrução e Recreio propõem ainda momentos de karaoke e a música do DJ’Vice para animar os dias de certame.
J.F.
Torres Vedras
Acordeões em destaque em Torres Vedras
Integrado no 9.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo realiza-se amanhã, 3 de Novembro, pelas 21h30, um concerto com o Maurizio Minardi Trio.
Maurizio Minardi é um compositor, pianista e acordeonista italiano que foi o fundador do grupo de jazz e tango “Quartetto Magritte” e do grupo electrónico “Oz”. Maurzio gravou e produziu quatro e três álbuns, respectivamente, com os grupos “Quartetto Magritte e “Oz”. Em 2011 produziu e lançou o álbum electro-orquestral Works, aclamado pela crítica.
No dia 7 de Novembro, pelas 21h30, actuará o projecto Didier Laloy & S-Tres, também no Teatro-Cine de Torres Vedras. O preço dos bilhetes é de cinco euros.
O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras é uma organização da Câmara de Torres Vedras e conta com o patrocínio do Arena Shopping e da Água do Vimeiro.Para mais informações consultar a página www.acordeoesdomundo.com
N.N.
Bombarral
“Segredos do Bombarral” em exposição
Será inaugurada no próximo dia 5 de Novembro uma mostra fotográfica intitulada “Segredos do Bombarral” no átrio de exposições da na Escola Básica e Secundária Fernão Pó.
A exposição é composta por fotografias produzidas pelos professores do agrupamento e seleccionadas pelos alunos do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural.
A mostra estará patente até dia 26 de Novembro e pode ser visitada entre as 9h30 e as 22h30.
F.F.
Lisboa
Mário Cordeiro lança novo livro
“1333 Perguntas para fazer ao seu pediatra” é como se designa o novo livro do médico Mário Cordeiro que será apresentado no próximo dia 5 de Novembro, pelas 18h30, na Livraria Bulhosa de Entrecampos, no Campo Grande, em Lisboa.
A obra, editada pela Esfera dos Livros, será apresentada por Maria Jorge Costa e Sónia Morais Santos. O médico pediatra trabalha nas Caldas há vários anos.
N.N.






























