Caldas da Rainha
Exposição de Artes Plásticas no Museu do Hospital e das Caldas
“A Mulher e a Água” é como se designa a exposição de artes visuais “Prémio Maria Isabel (Bé) de Sousa e Castro” que vai estar estar patente até 25 de Novembro, no horário habitual do Museu, instalado no Palácio Real, junto à Igreja do Pópulo. Trata-se de uma iniciativa do Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha.
Herbário em cerâmica para conhecer no Museu Barata Feyo
Está patente, no Museu Barata Feyo, uma exposição do Herbário de Cerâmica que reúne trabalhos de alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo efectuados no jardim do Centro de Artes.
Os participantes recolheram e identificaram algumas das espécies com vista a reproduzirem num azulejo as suas recolhas.
A mostra está patente até 10 de Novembro
Colectiva na Galeria Pepper’s
A Galeria Pepper’s acolhe uma exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Coque Bayone, Daniel Curado, Joaquim Baltazar, José Pádua, Luís Athouguia, Mário Rodrigues, Paula Carreira e S. Rodrigues.
As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu.
A mostra poderá será vista até 23 de Novembro. A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.
Cerâmica de Mário Reis no Casal da Eira Branca

Está patente no Casal da Eira Branca, nos Infantes, em Salir de Matos, uma exposição de cerâmica contemporânea da autoria de Mário Reis. A inauguração desta mostra decorreu a 8 de Setembro e fez parte da programação do terceiro aniversário daquele espaço que se dedica ao turismo rural.
A exposição poderá ser apreciada até ao final de Outubro.
Obra de Matilde Rosa Araújo em destaque na Biblioteca
Está patente, durante o mês de Outubro, na Biblioteca Municipal das Caldas, a exposição “Matilde Rosa Araújo: O destino das Fadas”. Esta foi cedida pela Sociedade Portuguesa de Autores e pretende homenagear a escritora e a sua vasta obra literária infantil e juvenil. Junto à mostra encontram-se os livros da autora pertencentes à Biblioteca municipal.
Como complemento à exposição vai realizar-se a hora do conto com base no imaginário infantil dos seus livros ( terças, quintas e sextas às 10h30).
“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
A mostra está patente até ao final de Novembro.

Cencal em exposição no Museu de Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.
Esta mostra vai estar patente até ao dia 4 de Novembro.
Exposição de pintura na Foz do Arelho
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
Manuel Freire nas Caldas para debater a poesia
O cantor Manuel Freire é o próximo convidado do ciclo de debates “21 às 21” que se vai realizar no próximo domingo, 21 de Outubro, na sede da Junta de Freguesia de N. Sra. do Pópulo, e que terá como tema “À volta de poesia e de poetas”. Uma nota informativa sobre o encontro diz que, apesar da crise, “não perdemos de vista que é o sonho que comanda a vida!”. Esta iniciativa é promovida pela associação MVC – Movimento Viver o Concelho, responsável por este ciclo de debates mensal.
Dança no Centro da Juventude
Realiza-se durante este fim de semana, dias 20 e 21 de Outubro, a sétima edição do “Can U Smoke the Queen” no Centro da Juventude das Caldas da Rainha.
Trata-se de um evento de dança com demonstrações, competições, workshops e dançarinos de todo o país, que serão avaliados por júris internacionais. São esperados cerca de 60 participantes, 200 espectadores a assistir presencialmente ao evento e 5.000 em online. Vão ser apresentadas demonstrações de Breakdance, Hip-Hop, Popping, Locking, Bboyng e Bgirl.
N.N.
Ex-alunos da ESAD expõem nos Silos
Será inaugurada nos Silos, a 25 de Outubro, às 21h00a exposição colectiva de Artes Plásticas designada Homeland, que vai apresentar projectos de antigos alunos da ESAD, após terem terminado o seu período de estudos académicos.
Em nota de imprensa explica-se que se pretende “materializar a relação dos ex-alunos com a cidade, reforçando a identidade da mesma como pólo de relevo na formação de criativos no Oeste e em Portugal”.
As exposições visam dar a conhecer o resultado do trabalho desenvolvido pelos criativos nos anos pós-académicos e “visam potenciar o importante capital do contacto com os seus pares, criativos em formação e público em geral”.
Esta exposição fará parte de um ciclo de exposições mensais designao Caldas Uncut, promovido pelo Núcleo Silos e Atelier Arte e Expressão.
N.N.
Reedição de “Memórias das Caldas” amanhã no CCC
Amanhã, 20 de Outubro, pelas 16h00, será apresentada no CCC a reedição do livro “Memórias das Caldas da Rainha (1484 – 1884) de Augusto Silva Carvalho, fac-símile da edição de 1932. Em nota sobre a apresentação desta obra diz que este é “um livro raro e muito procurado que vai agora estar à disposição dos investigadores ou simples curiosos das antiguidades das Caldas da Rainha, num aversão exactamente igual à original”.
A edição é da Textverso, de Leiria, e conta com o patrocínio de Ricardo Charters d’Azevedo que é descrito como “um amante das coisas do distrito”. Esta reedição conta ainda com a parceria do PH-Grupo de Estudos.
A obra é uma das referências documentais mais influentes para o conhecimento da história do Hospital Termal e da região envolvente, até à década de oitenta do século passado, altura em foram adoptadas outras metodologias e investigações.
A obra é enquadrada simbolicamente pelos anos da fundação do Hospital das Caldas da Rainha (1484) e o que assinala a chegada de Rafael Bordalo Pinheiro às Caldas e o início da acção reformadora dos banhos caldenses encetada pelo arquitecto Rodrigo Berquó (1884).
O livro será apresentado pelo investigador e presidente da Guimarães, Capital Europeia da Cultural, o caldense João Serra.
A partir do dia 31 de Outubro começa no CCC o festival “Caldas Nice Jazz” com a actuação do Tchekhov Trio.
N.N.
Banda Comércio e Indústria nos Pimpões
A Banda Comercio e Indústria (BCI) actua amanhã, dia 20 de Outubro, pelas 21h30, nos Pimpões.
António Janeiro apresenta amanhã memórias da guerra em Angola
No próximo dia 20 de Outubro (sábado), pelas 16h00, será apresentado, na Biblioteca Municipal das Caldas o livro “Regresso a Angola (por não ter partido)” de António Janeiro. Nesta obra o autor partilha “vivências desde o tempo da guerra colonial aos seus reflexos até aos dias de hoje”.
António Janeiro é lisboeta, cumpriu o serviço militar obrigatório entre 1972 e 1975, tendo estado em zona operacional em Angola como furriel miliciano. Licenciou-se em Economia e trabalhou durante 26 anos como director administrativo e financeiro nas Faianças Artísticas Bordalo Pinheiro, Lda. É também autor de manuais e leccionou em áreas ligadas à gestão empresarial Actualmente reformado tem como hobbies o modelismo, a pintura e a escrita.
N.N.
Óbidos
Bichinho do Conto apresenta teatro para bebés
A livraria Bichinho de Conto, situada nos Casais Brancos (Óbidos), apresenta, no próximo dia 3 de Novembro, a primeira peça de teatro de Fernando Pessoa para bebés, pela Companhia de Teatro Andante.
O espectáculo, com 25 minutos de duração, chama-se “Afinal o Caracol…”, e foi encenado a partir do poema “Havia um menino” de Fernando Pessoa. A peça de promoção da leitura para bebés conta também com música de Joaquim Coelho, encenação de Fernando Ladeira, interpretação de Cristina Paiva e ilustrações de Mafalda Milhões.
A peça vai ter duas sessões para bebés às 11h00 e às 15h00 e uma terceira apresentação às 17h30 dirigida ao público em geral.
Os bebés e crianças até aos três anos não pagam, mas é necessário proceder à reserva dos bilhetes. Para os adultos o preço do ingresso é de oito euros.
Os interessados em obter mais informações sobre a peça poderão contactar directamente a Livraria Histórias com Bicho através do tel. 262958610 ou info@obichinhodeconto.pt
F.F.
Amanhã há teatro na Usseira
Amanhã, 20 de Outubro, pelas 21h30, na Associação Recreativa e Cultural da Usseira (Óbidos), será apresentada a peça “Pró Riso, temos o que é preciso”.
Do elenco do grupo de teatro usseirense “A Raiz” fazem parte Ana Beatriz, Catarina Rodrigues, Cristina Timóteo, David Cipriano, Diana Félix, Evaristo Ribeiro, Filipa Minêz, Hugo Rocha, Inês Faria, Joel Neves, Marisa Plácido, Miguel Fidalgo, Mónica Fonseca e Patrícia Faria. A peça, que é encenada por Catarina Strecht e Pedro Bernardino, tem como convidados especiais Dina Marques e Sandra Gaspar.
Os bilhetes custam três “gargalhadas”.
N.N.
Alcobaça
Poetisa leiriense apresenta livro de estreia na biblioteca municipal

Catarina Carvalho apresenta amanhã, 20 de Outubro, o seu livro de estreia na poesia em Alcobaça. “Imperfeita Lucidez” vai ser apresentado pela poetisa leiriense na sala de adultos da Biblioteca Municipal, às 15h00.
Licenciada em Solicitadoria, Catarina Carvalho interessou-se, ainda jovem, pela literatura e pela poesia dos grandes autores portugueses. Embora apenas agora se estreie como autora de um livro de poesia, conta já com dois poemas musicados por Custódio Castelo, mestre da guitarra portuguesa, que integram o repertório da fadista Cristina Maria.
A apresentar “Imperfeita Lucidez” vai estar o musicógrafo alcobacense José Alberto Vasco.
J.F.
Desenho de escultores no Mosteiro de Alcobaça
Na galeria de exposições temporárias do Mosteiro de Alcobaça pode ver-se a partir de amanhã, 20 de Outubro, a exposição “Desenho de Escultores”. Integrada na Trienal de Desenho, a mostra dá a conhecer desenhos de 23 escultores portugueses e 30 estrangeiros, num rol de onde se destacam nomes como João Cutileiro, José Aurélio, Quintino Sebastião, Juan Miró, Marcel Duchamp, Leonardo da Vinci e Miguel Angelo, entre muitos outros.
A exposição tem inauguração marcada para as 16h00 e pode ser vista até 2 de Dezembro.
J.F.
Tunas Académicas reúnem-se em Alcobaça
Decorre até amanhã o I Festival de Tunas Académicas da Cidade Alcobaça. A anTUNia – Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a
Copituna D’Oppidana – Tuna Académica da Guarda, a Estudantina Académica do ISEL, e a Scalabituna – Tuna do Instituto Politécnico de Santarém marcam o ritmo desta primeira edição.
Esta noite, 19 de Outubro, há serenatas para ouvir a partir das 22h00 no Largo de Nossa Senhora da Conceição. Amanhã o festival muda-se para o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro onde as tunas competem a partir das 21h00. Os bilhetes custam oito euros.
J.F.
Feira de São Simão muda-se para o Mercado Municipal de Alcobaça

A centenária Feira de São Simão estão de volta a Alcobaça já a partir da próxima sexta-feira, 26 de Outubro. No último ano em que o Dia de Todos os Santos, 1 de Novembro, é feriado, a feira muda-se para o Mercado Municipal.
Contando com mais de cem anos de tradição, a Feira de São Simão realizou-se, durante grande parte do século XX, no Rossio alcobacense. Mudou-se depois para o MercoAlcobaça, onde além da venda de frutos secos e iguarias regionais se realizavam tasquinhas de colectividades e associações do concelho. Em 2010 a feira mudou-se para o centro da cidade, ficando reduzida a uma tenda junto ao Mercado Municipal, para o interior do qual é agora transferida.
Os frutos secos, as merendeiras doces e a batata doce assada são algumas das iguarias que vão estar em destaque no certame. Ali se pode encontrar tudo o que tradicionalmente compõe o “pão por Deus” que se partilha com amigos e família por estes dias.
Com entrada livre, a Feira de São Simão vai funcionar entre as 16h00 e as 22h00 no primeiro dia (26 de Outubro). Entre 27 de Outubro e 1 de Novembro a feira realiza-se entre as 9h00 e as 22h00.
J.F.
Feira de artesanato regressa a Turquel
Turquel acolhe este fim-de-semana uma feira que vai pôr em destaque o artesanato da região e o que de melhor se faz na cozinha portuguesa. A II Feira de Artesanato decorre no Casal da Lagoa e arranca amanhã, 20 de Outubro, às 14h00. Neste primeiro dia do evento promovido pela União desportiva de Turquel (UDT) cabe à Academia de Dança Vanda Costa animar a feira, com actuações a partir das 20h00.
No domingo, dia 21, a feira reabre às 14h00 e pelas 15h30 realiza-se o jogo de apresentação da Equipa Sénior Feminina da UDT, contra a Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Albergaria dos Doze. Às 17h00 actua o Rancho Folclórico Mira-Serra Louções. A feira encerra às 22h00.
J.F.
Bombarral
Cultartis em exposição no Museu Municipal
“Das Caldas ao Bombarral – Caminhos que nos unem” é como se designa a exposição, da Cultartis – Associação para a Cultura das Artes que está patente no Museu Municipal do Bombarral até 26 de Outubro.
Lisboa
“Reencontros” de Taraio no Casino do Estoril
A Galeria do Casino Estoril acolhe a exposição de pintura “Reencontro” de Manuel Taraio. O pintor que faleceu em finais de 2008, vítima de doença, vivia há vários anos nas Caldas.
Desta exposição – organizada pela viúva, Celeste Ramalho -fazem parte 30 pinturas, algumas inéditas. Entre as obras agora expostas em “Reencontro”, encontram-se várias que Manuel Taraio pintou entre 2006 e 2007. A exposição está patente até 29 de Outubro.
N.N.
Umbelina Barros expõe na Casa da Guia
Está patente na Casa da Guia, em Cascais, a exposição “A Garrafa, os Percebes e a Imagem”, da ceramista Umbelina Barros.
Da exposição faz parte a instalação que artista caldense candidatou à 10ª edição da Bienal de Aveiro em 2011 e que causou tanta polémica. Trata-se de um falo com 2,5 metros que acabou por ser retirado por causa das criticas a que esteve sujeito.
A autora dedica-se à cerâmica há vários anos e é licenciada e mestre pela ESAD. Neste momento está a tirar doutoramento em Educação Artística, na Faculdade de Belas Artes do Porto.
A Casa da Guia fica na Av. Nossa Senhora do Cabo nº 101 em Cascais.
N.N.
Nazaré
Escultura e fotografia para ver no centro cultural
Uma exposição que reúne trabalhos de escultura de Rui Fernandes e fotografia de Tereza Trancas é a proposta de “Dois Olhares e Uma Vertente”, que pode ser vista até dia 4 de Novembro no Centro Cultural da Nazaré.
Os cavalos e os touros são dois temas marcantes dos trabalhos destes artistas, que têm raízes e percursos muito ligados à Golegã. De entrada gratuita, a exposição pode ser visitada todos os dias das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
J.F.
Trabalhos de alunos de artes expostos na biblioteca municipal
A Escola de Artes – Projecto AMARTE promove na Nazaré uma mostra de trabalhos dos seus alunos. A partir de amanhã, 20 de Outubro, e até 11 de Novembro, a Biblioteca Municipal acolhe a exposição Details, com trabalhos que são “um convite a um olhar, mais detalhado e próximo sobre o que nos rodeia na procura das emoções e soluções criativas e artísticas dos desafios da vida contemporânea”, diz nota informativa daquela escola de artes.
Com entrada livre, a exposição pode ser vista das 9h30 às 18h00 nos dias úteis e das 15h00 às 18h00 aos fins-de-semana.
J.F.






























